O ERRO ORTOGRÁFICO, A INTERVENÇÃO DO PROFESSOR E O LUGAR DA SOCIOLINGÜÍSTICA NO ENSINO-APRENDIZADO DA LÍNGUA MATERNA

Autores

  • Eliane Pereira Machado Soares UFPA

Resumo

Neste trabalho apresentamos um conjunto de problemas ortográficos, em decorrência das interferências da fala, identificados em textos de alunos de 2ª série de 03 escolas públicas da região Sudeste do Pará. Procuramos ainda identificar, na prática pedagógica das professoras dessas séries, as formas de intervenção utilizadas para conduzir o aluno a superar os problemas apresentados em seus textos escritos, e, além disto, consideramos a importância da Sociolingüística para a compreensão desses problemas

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

CAGLIARI, Luis Carlos. Alfabetização e Lingüística.

São Paulo: Scipione, 1996.

CARVALHO, Marlene. Guia Prático do

Alfabetizador. São Paulo: Ática, 1994.

CONTINI JR. José. A concepção do sistema

alfabético por crianças em idade pré-escolar. In:

CUNHA, José Carlos. CUNHA, Myriam Crestian.

(Org.) Pragmática Lingüística e ensinoaprendizagem

do português: reflexão e ação. Pósgrad.

UFPA, 2000.

FARACO, Carlos Alberto. Escrita e Alfabetização.

ed. São Paulo: Contexto, 1997.

GERALDI, J. W. Linguagem e ensino: exercícios

de militância e divulgação. São Paulo, 1996.

KATO, Mary (org.). A concepção da escrita pela

criança. 2.ed. Campinas: Pontes, 1994.

LABOV, William. Stages in the acquisition of

standard English. In: Social dialects and language

learning. R. Shuy, Champaign, National Council

of Teachers of English, 1965, p. 77-103.

LABOV, William. Language in the inner city.

Philadelphia, University of Pensilvânia Press, 1972.

LEMLE, Miriam. Guia Teórico do Alfabetizador. 10

ed. São Paulo: Ática, 1995.

MATENCIO, Maria de Lourdes Meirelles. Estudo

da Língua Falada e Aula de Língua Materna: uma

abordagem processual da interação professor/

aluno. Campinas: Mercado de Letras, 2001.

MINISTÉRIO DA EDUCACAO E CULTURA.

Parâmetros Curriculares Nacionais-Língua

Portuguesa. MEC, 1997.

RAMOS, Jânia M. O espaço da oralidade na sala

de aula. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

ROJO, Roxane. Alfabetização e Letramento. São

Paulo: Mercado das Letras, 1998.

Downloads

Publicado

2016-02-15

Como Citar

O ERRO ORTOGRÁFICO, A INTERVENÇÃO DO PROFESSOR E O LUGAR DA SOCIOLINGÜÍSTICA NO ENSINO-APRENDIZADO DA LÍNGUA MATERNA. (2016). Revista ECOS, 2(1). https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/1046