O ERRO ORTOGRÁFICO, A INTERVENÇÃO DO PROFESSOR E O LUGAR DA SOCIOLINGÜÍSTICA NO ENSINO-APRENDIZADO DA LÍNGUA MATERNA
Resumo
Neste trabalho apresentamos um conjunto de problemas ortográficos, em decorrência das interferências da fala, identificados em textos de alunos de 2ª série de 03 escolas públicas da região Sudeste do Pará. Procuramos ainda identificar, na prática pedagógica das professoras dessas séries, as formas de intervenção utilizadas para conduzir o aluno a superar os problemas apresentados em seus textos escritos, e, além disto, consideramos a importância da Sociolingüística para a compreensão desses problemasDownloads
Referências
CAGLIARI, Luis Carlos. Alfabetização e Lingüística.
São Paulo: Scipione, 1996.
CARVALHO, Marlene. Guia Prático do
Alfabetizador. São Paulo: Ática, 1994.
CONTINI JR. José. A concepção do sistema
alfabético por crianças em idade pré-escolar. In:
CUNHA, José Carlos. CUNHA, Myriam Crestian.
(Org.) Pragmática Lingüística e ensinoaprendizagem
do português: reflexão e ação. Pósgrad.
UFPA, 2000.
FARACO, Carlos Alberto. Escrita e Alfabetização.
ed. São Paulo: Contexto, 1997.
GERALDI, J. W. Linguagem e ensino: exercícios
de militância e divulgação. São Paulo, 1996.
KATO, Mary (org.). A concepção da escrita pela
criança. 2.ed. Campinas: Pontes, 1994.
LABOV, William. Stages in the acquisition of
standard English. In: Social dialects and language
learning. R. Shuy, Champaign, National Council
of Teachers of English, 1965, p. 77-103.
LABOV, William. Language in the inner city.
Philadelphia, University of Pensilvânia Press, 1972.
LEMLE, Miriam. Guia Teórico do Alfabetizador. 10
ed. São Paulo: Ática, 1995.
MATENCIO, Maria de Lourdes Meirelles. Estudo
da Língua Falada e Aula de Língua Materna: uma
abordagem processual da interação professor/
aluno. Campinas: Mercado de Letras, 2001.
MINISTÉRIO DA EDUCACAO E CULTURA.
Parâmetros Curriculares Nacionais-Língua
Portuguesa. MEC, 1997.
RAMOS, Jânia M. O espaço da oralidade na sala
de aula. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
ROJO, Roxane. Alfabetização e Letramento. São
Paulo: Mercado das Letras, 1998.