LETRAMENTOS DIGITAIS DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA: O DESENVOLVIMENTO DE PLANEJAMENTOS/DIGITAL LITERACIES OF THE ENGLISH LANGUAGE TEACHER: THE DEVELOPMENT OF PLANS

Autores

Palavras-chave:

Letramentos digitais, Professor, Língua inglesa, Planejamentos.

Resumo

Este artigo objetiva compreender os letramentos digitais do professor para a elaboração de práticas em Língua Inglesa no âmbito educacional. Para tal finalidade, apoia-se teoricamente no Dialogismo Linguístico do Círculo de Bakhtin (BAKHTIN, 2003), na perspectiva sociocultural dos Novos Estudos dos Letramentos e em estudos sobre o desenvolvimento profissional docente e sobre a docência (NÓVOA, 1992; TARDIF, 2000), entre outros estudos. Por conseguinte, letramentos digitais são concebidos, neste estudo, como práticas flexíveis de leitura, oralidade e escrita, sócio-historicamente situadas com o uso de diferentes mídias. Os dados da pesquisa são advindos de questionários enviados pelo Google Forms para 28 professores do município de Blumenau, planejamentos e relatos de experiência nos encontros de formação continuada em serviço. Elencou-se como categorias de análise os seguintes elementos: 1) Objetivos prévios do planejamento das aulas; 2) recursos didáticos utilizados nas aulas; 3) referencial teórico para a prática docente. Conclui-se que a docência é um processo contínuo de transformação, e, por meio do planejamento em diferentes momentos da história, sobretudo na relação com as tecnologias digitais, muda também sua relação com o saber e com os objetos de conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caique Fernando da Silva Fistarol, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Possui graduação em Letras - Português/ Inglês e respectivas Literaturas e foi bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira pela UNINTER, Mídias da Educação pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Regional de Blumenau (FURB), na linha de pesquisa de Linguagens, Arte e Educação. Foi supervisor do Subprojeto Interdisciplinar de Linguagens, Letras/Inglês e Pedagogia, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da FURB. É efetivo na Rede Municipal de Ensino de Blumenau e, atualmente, atua como Coordenador de Língua Inglesa, Coordenador da organização de ensino curricular da Educação Bilíngue e Coordenador Curricular da Educação de Jovens e Adultos pela Secretaria Municipal de Educação de Blumenau (SEMED). Foi bolsista Redator do Ministério da Educação (MEC) na produção do Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense, a partir do documento da Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Também foi bolsista Formador do Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense pelo MEC. Escreveu a proposta para Língua Alemã e Língua Inglesa, Educação Bilíngue e Educação de Jovens e Adultos (EJA), com os docentes da Rede Municipal de Blumenau, para o Currículo da Educação Básica do Sistema Municipal de Ensino de Blumenau. Participa como Conselheiro e Secretário no Conselho Municipal de Educação de Blumenau (CME), desde o ano de 2018. Os principais interesses de estudo são em ensino e aprendizagem de línguas na Educação Básica e Superior, formação de professores, projetos de letramentos, políticas linguísticas e currículo.

Isabela Vieira Barbosa, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Doutoranda em Educação pela Universidade Regional de Blumenau

Marcia Regina Selpa Heinzle, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Doutorado em Educação- UNICAMP (2012). Mestrado em Educação- FURB;(2002) - Especialização em Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde - ENSP FIOCRUZ Núcleo São Paulo (2006); Especialização em Dificuldades de Aprendizagem -UNIPLAC (1992); - Graduação em Pedagogia-UNIPLAC(1988)- Atuou como professora e Administradora Escolar na Rede Municipal de Blumenau (1989 -2004). Foi Assessora Pedagógica na Pró-reitoria de Ensino (2004 a 2013). Foi Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-graduação em Educação (2015 a 2018). Participou da Gestão Superior, como Vice Diretora do Centro de Ciências da Educação, Artes e Letras (2018-2021); Atualmente é Professora e Pesquisadora da graduação e do Programa de Pós-graduação Mestrado e -Doutorado em Educação. Integra a Linha de Pesquisa: Formação de professores, políticas e práticas educativas. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior GEPES -FURB. Participante do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação Superior GIEPES/UNICAMP. Rede Iberoamericana de pesquisas em políticas e processos de Educação Superior Ênfase nos seguintes temas: Educação Superior, Docência Universitária, Licenciaturas, Políticas Curriculares, Internacionalização do Currículo.

Referências

BAILLY, S. Supporting Autonomy Development in Online Learning Environments: What Knowledge and Skills do Teachers Need? In: LUZÓN, María José; RUIZ-MADRID, María Noelia; VILLANUEVA, María Luisa. Genres Theory and New Literacies: Applications to Autonomous Language Learning. Cambridge: Cambridge Scholars Publishing, 2010. p. 81-100.

BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 13. ed. São Paulo: Hucitec, 2012.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 4.ed. Lisboa: Edições 70, 2010.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1999.

CASSANY, D. Leer y escribir literatura al margen de la ley. En: CILELIJ [I Congreso Iberoamericano de Lengua y Literatura Infantil y Juvenil]. Actas y Memoria del Congreso. Madrid: Fundación SM, Ministerio de Cultura de España, 2010. p. 497-514.

CASSANY, D; CASTELLÀ, J. M. Aproximación a la literacidad crítica. Perspectiva, v. 28, n. 2, p. 353-374, jul-dez, 2010.

CASSANY, D.; HERNÁNDEZ, D. ¿Internet: 1; Escuela: 0?. CPU-e, Revista de Investigación Educativa, 14, enero-junio 2012

COSCARELLI, Carla Viana. A leitura em múltiplas fontes: um processo investigativo. Ens. Tecnol. R., Londrina, v. 1, n. 1, p. 67-79, jan./jun. 2017.

DUMAS, P. Nouveaux dispositifs pédagogiques et crise des systèmes éducatifs. Humanisme et Entreprise, v. 16, p. 1-16, 2004.

FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

KLEIMAN, A. Os estudos de letramento e a formação do professor de língua materna. Linguagem em (Dis)curso – LemD, v. 8, n. 3, p. 487-517, set./dez. 2008.

MARCELO, C. G. Desenvolvimento Profissional: passado e futuro. Sísifo – Revista das Ciências da Educação, n. 08, p. 7-22, jan./abr. 2009.

MONTEIRO, A. C. G.; HEINZLE, M. R. S. RIAEE – Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 2, p. 586-600, abr./jun., 2019.

PUREN, C. Quels modèles didactiques pour la conception de dispositifs d’enseignement/apprentissage en environnement numérique?. Usage des nouvelles technologies dans l’enseignement des langues étrangères, Etudes de Linguistique Appliquée, v. 134, p. 235-249, 2004.

STREET, Brian. Letramentos Sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Tradução Marcos Bagno. São Paulo: Parábola, 2014.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

Downloads

Publicado

2023-12-30

Como Citar

Fistarol, C. F. da S., Vieira Barbosa, I., & Heinzle, M. R. S. (2023). LETRAMENTOS DIGITAIS DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA: O DESENVOLVIMENTO DE PLANEJAMENTOS/DIGITAL LITERACIES OF THE ENGLISH LANGUAGE TEACHER: THE DEVELOPMENT OF PLANS. Revista ECOS, 35(02), 175–186. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/11109

Edição

Seção

LINGUÍSTICA