LETRAMENTOS DIGITAIS DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA: O DESENVOLVIMENTO DE PLANEJAMENTOS/DIGITAL LITERACIES OF THE ENGLISH LANGUAGE TEACHER: THE DEVELOPMENT OF PLANS
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecos.v35i02.11109Palavras-chave:
Letramentos digitais, Professor, Língua inglesa, Planejamentos.Resumo
Este artigo objetiva compreender os letramentos digitais do professor para a elaboração de práticas em Língua Inglesa no âmbito educacional. Para tal finalidade, apoia-se teoricamente no Dialogismo Linguístico do Círculo de Bakhtin (BAKHTIN, 2003), na perspectiva sociocultural dos Novos Estudos dos Letramentos e em estudos sobre o desenvolvimento profissional docente e sobre a docência (NÓVOA, 1992; TARDIF, 2000), entre outros estudos. Por conseguinte, letramentos digitais são concebidos, neste estudo, como práticas flexíveis de leitura, oralidade e escrita, sócio-historicamente situadas com o uso de diferentes mídias. Os dados da pesquisa são advindos de questionários enviados pelo Google Forms para 28 professores do município de Blumenau, planejamentos e relatos de experiência nos encontros de formação continuada em serviço. Elencou-se como categorias de análise os seguintes elementos: 1) Objetivos prévios do planejamento das aulas; 2) recursos didáticos utilizados nas aulas; 3) referencial teórico para a prática docente. Conclui-se que a docência é um processo contínuo de transformação, e, por meio do planejamento em diferentes momentos da história, sobretudo na relação com as tecnologias digitais, muda também sua relação com o saber e com os objetos de conhecimento.
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