A METAPOESIA EM JOÃO CABRAL DE MELO NETO E EM PAULO HENRIQUES BRITTO

Autores

  • Francisco Antonio Ferreira Tito Damazo UNITOLEDO

Resumo

Com este trabalho, pretendemos demonstrar como os poetas brasileiros João Cabral de Melo Neto e Paulo Henriques Britto discutiram o fazer poético a partir, essencialmente, de seus metapoemas. O primeiro é poeta consagrado nacional e internacionalmente e, constantemente, objeto de estudos e pesquisas. Situa-se entre os maiores poetas de língua portuguesa, dado seu rigor construtivista, como o poeta geômetra. O poeta Paulo Henriques Britto surgiu nos anos de 1980 e sua poesia logo chama a atenção da crítica à vista da singularidade de sua proposição poética. Sua poesia retoma as formas clássicas de elaboração do poema, essencialmente o soneto, e com elas passa a dialogar indo da restauração pura e simples à implosão e reinvenção das mesmas. Paulo Henriques Britto, como o foi João Cabral, é um poeta permanentemente inquieto – consequentemente instigado a discuti-la – com a questão do fazimento da poesia, do poema. Tomando por base, principalmente, os estudos jackobsonianos em Linguística e Comunicação (1970), barthesianos em Elementos de Semiologia (1971) e “Um conceito de metalinguagem na poesia brasileira”, ensaio de Gilberto Mendonça Teles, publicado em seu livro Retórica do Silêncio I (1989), discutiremos, neste texto, como esses dois poetas desenvolvem essa questão, sobretudo, metapoeticamente.   

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BARTHES, Elementos de Semiologia. Tradução de Izidoro Blikstein. São Paulo: Cultrix, 1791.

BRITTO, Paulo Henriques. Mínima Lírica. 2ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

_______. Macau. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

FRIEDRICH, Hugo. Estrutura da Lírica Moderna. 2ª ed. São Paulo: Duas Cidades, 1991.

JAKOBSON, Roman. Linguística e Comunicação. 3ª ed. Tradução de Isidoro Blikstein e José Paulo Paes. Sã Paulo: Cultrix, 1970.

MASSI, Augusto. In: BRITTO, Paulo Henriques. Trovar Claro. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

MELO NETO, João Cabral de. João Cabral de Melo Neto, Prosa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998.

___________. João Cabral de Melo Neto, Serial e antes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.

___________. João Cabral de Melo Neto, A educação pela pedra e depois. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.

TELES, Gilberto Mendonça. Retórica do Silêncio I – Teoria e prática do texto literário. Rio de Janeiro: José Olympio, 1989.

Downloads

Publicado

2016-04-05

Como Citar

A METAPOESIA EM JOÃO CABRAL DE MELO NETO E EM PAULO HENRIQUES BRITTO. (2016). Revista ECOS, 19(2). https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/1157