A GRAMÁTICA E A GRAMATIZAÇÃO: O ENSINO DA GRAMÁTICA E O PROCESSO DE GRAMATIZAÇÃO BRASILEIRO

Autores

  • Cleuber Cristiano de Sousa UNEMAT
  • Lucas Augusto Souza Pinto Alvares

Resumo

A gramática surge em um contexto de imposição e reconhecimento da legitimidade hegemônica da língua da Coroa Portuguesa. Esta natureza vernacular e purista, além de instituir a exclusão e marginalização, propõe um apagamento das variedades linguísticas que não estejam inseridas na dita norma padrão. Auroux é a representatividade mais relevante na orientação de uma nova formar de pensar a gramática como aspecto marcadamente linguístico e identitário. Para ele, a gramatização é a compreensão do processo que conduz à descrição de uma língua na base de duas tecnologias que são pilares do saber metalinguístico: a gramática e o dicionário. Dois momentos são importantes para se pensar o processo de gramatização brasileiro. O primeiro se refere às ideias filosóficas e científicas de países que não tenham vínculo linguístico com Portugal e, no Brasil, o início da formação escolar brasileira a partir do Colégio Dom Pedro II, que com seu Programa de Português para os Exames Preparatórios ambicionava romper com a tradição portuguesa da gramática filosófica. E o segundo se fundamenta no resgate ao papel identitário e à análise do comportamento linguístico do falante da língua portuguesa no Brasil. 

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Referências

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Publicado

2016-04-05

Como Citar

Sousa, C. C. de, & Alvares, L. A. S. P. (2016). A GRAMÁTICA E A GRAMATIZAÇÃO: O ENSINO DA GRAMÁTICA E O PROCESSO DE GRAMATIZAÇÃO BRASILEIRO. Revista ECOS, 19(2). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/1163