LEITURA DE POEMAS DE MANOEL DE BARROS, POR ALUNOS DOS 4ºs ANOS, DA ESCOLA HERCULANO BORGES, DE BARRA DO BUGRES

Autores

  • Rosana Arruda de Souza SMEC/UFMT
  • Joémerson de Oliveira Sales SEDUC/UFMT
  • Aristimar Roberta de Oliveira SMEC/UNEMAT
  • Elias Germano dos Santos SMEC/IFMT
  • Túlio Cesar de Arruda Ferreira Diogo SEDUC/UFMT

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecos.v36i01.13062

Palavras-chave:

Projeto de leitura, Poemas, Manoel de Barros

Resumo

Neste trabalho, temos o propósito de relatar e refletir sobre a experiência de leitura vivenciada durante o projeto de leitura, desenvolvido nas turmas dos 4ºs anos A e B, da extensão da Escola Herculano Borges, localizada em Barra do Bugres – MT. Tal experiência teve como objeto poemas selecionados de Manoel de Barros, um dos nossos maiores escritores mato-grossenses. Como base teórica, lançamos mãos de Coelho (2000); Queirós (1999), Oliveira Sales (2016), Iser (1999).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rosana Arruda de Souza, SMEC/UFMT

    Licenciada em Língua Portuguesa e respectivas literaturas pela Universidade Federal de Mato Grosso.  Mestre e doutora em estudos literários pela mesma universidade.  Licenciada em pedagogia pela Faveni. Professora pedagoga efetiva no município de Barra do Bugres. 

     

  • Joémerson de Oliveira Sales , SEDUC/UFMT

    Mestre em estudos literários pela UFMT. Professor efetivo de língua portuguesa pela SEDUC. 

  • Aristimar Roberta de Oliveira , SMEC/UNEMAT

    Mestre em matemática pela UNEMAT. Professora pedagoga efetiva na cidade Barra do Bugres. 

  • Elias Germano dos Santos , SMEC/IFMT

    Graduado em matemática pelo IFMT. Técnico em desenvolvimento infantil no município de Barra do Bugres. 

  • Túlio Cesar de Arruda Ferreira Diogo, SEDUC/UFMT

    Mestre em História pela UFMT. 

Referências

AMORA, A. S. Introdução à teoria da literatura. 2. ed. São Paulo: Cultrix, 1973.

BARROS, Manoel de. Menino do mato. In: Poesia Completa. São Paulo: LeYa,2013.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, DF: MEC; SEB, 2018.

COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000.

FIORIN, J. L. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Ática, 2006.

QUEIROS, Bartolomeu Campos. A formação do leitor: pontos de vista. Rio de Janeiro:

Argus, 1999.189 p.

ISER, Wolfgang. O fictício e o imaginário. In: ROCHA, João Cezar de Castro (org.). Teoria da ficção: indagações à obra de Wolfgang Iser. Tradução: Bluma Waddington Vilar, João Cezar de Castro Rocha. Rio de Janeiro: EduERJ, 1999, p. 65-77.

SALES, Joémerson de Oliveira. A escritura do avesso: o dizer do inominável em Menino do Mato. UFMT, 2016.

SILVA, Ezequiel Theodoro da. Leitura na escola e na biblioteca. Campinas,SP: Papirus,

Downloads

Publicado

2025-02-07

Edição

Seção

LITERATURA

Como Citar

Arruda de Souza, R., de Oliveira Sales , J. ., de Oliveira , A. R. ., Germano dos Santos , E. ., & de Arruda Ferreira Diogo, T. C. (2025). LEITURA DE POEMAS DE MANOEL DE BARROS, POR ALUNOS DOS 4ºs ANOS, DA ESCOLA HERCULANO BORGES, DE BARRA DO BUGRES. Revista ECOS, 36(01), 175-183. https://doi.org/10.30681/ecos.v36i01.13062