LEITURA DE POEMAS DE MANOEL DE BARROS, POR ALUNOS DOS 4ºs ANOS, DA ESCOLA HERCULANO BORGES, DE BARRA DO BUGRES
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecos.v36i01.13062Palavras-chave:
Projeto de leitura, Poemas, Manoel de BarrosResumo
Neste trabalho, temos o propósito de relatar e refletir sobre a experiência de leitura vivenciada durante o projeto de leitura, desenvolvido nas turmas dos 4ºs anos A e B, da extensão da Escola Herculano Borges, localizada em Barra do Bugres – MT. Tal experiência teve como objeto poemas selecionados de Manoel de Barros, um dos nossos maiores escritores mato-grossenses. Como base teórica, lançamos mãos de Coelho (2000); Queirós (1999), Oliveira Sales (2016), Iser (1999).
Downloads
Referências
AMORA, A. S. Introdução à teoria da literatura. 2. ed. São Paulo: Cultrix, 1973.
BARROS, Manoel de. Menino do mato. In: Poesia Completa. São Paulo: LeYa,2013.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, DF: MEC; SEB, 2018.
COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000.
FIORIN, J. L. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Ática, 2006.
QUEIROS, Bartolomeu Campos. A formação do leitor: pontos de vista. Rio de Janeiro:
Argus, 1999.189 p.
ISER, Wolfgang. O fictício e o imaginário. In: ROCHA, João Cezar de Castro (org.). Teoria da ficção: indagações à obra de Wolfgang Iser. Tradução: Bluma Waddington Vilar, João Cezar de Castro Rocha. Rio de Janeiro: EduERJ, 1999, p. 65-77.
SALES, Joémerson de Oliveira. A escritura do avesso: o dizer do inominável em Menino do Mato. UFMT, 2016.
SILVA, Ezequiel Theodoro da. Leitura na escola e na biblioteca. Campinas,SP: Papirus,