INTERFACES ENTRE A SOCIOLINGUÍSTICA E A LINGUÍSTICA APLICADA: POR UMA PERSPECTIVA SOCIAL E POLÍTICA DAS LÍNGUAS

Autores

  • Marcelo Nicomedes dos Reis Silva Filho UCB
  • Cristiane Schmidt Paraná-PPGL/UNIOESTE,
  • Antonio Carlos Santana de Souza Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Resumo

Os estudos acerca do fenômeno linguístico e sua relação com aspectos socioculturais e políticos tem sido tema de vários debates na área da linguística. Nesse sentido, mesmo com enfoques teórico-metodológicos diferenciados, a Sociolinguística e a Linguística Aplicada vem se debruçando sobre essas questões, considerando a natureza dinâmica, heterogênea e complexa da língua e sua relação intrínseca com a sociedade, da qual ela é parte constitutiva e constituinte. A partir do exposto, o presente texto pretende apresentar pesquisas atuais que contribuíram com a consolidação dessas discussões em âmbito acadêmico-científico e, ao mesmo tempo, instigar futuras leituras e novos debates. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALTENHOFEN, Cléo Vilson. Política linguística, mitos e concepções linguísticas em áreas bilíngues de imigrantes (alemães) no Sul do Brasil. Revista Internacional de Linguística Iberoamericana. RILI II, n. 1, 2004, p. http://www.ibero-americana.net/files/ejemplo_por.pdf>.

CALVET, Louis-Jean. Sociolinguística: uma introdução crítica. Trad. de Marcos Marciolino. São Paulo: Parábola, 2002.

______. As políticas linguísticas. Trad. de Isabel de Oliveira Duarte, Jonas Tenfen e Marcos Bagno. São Paulo: Parábola, 2007.

DAMKE, Ciro. Políticas linguísticas e a conservação da língua alemã no Brasil. Espéculo. n. 40, 2008, p. 1-12.

HAMEL, Rainer Enrique. Directos linguísticos como directos humanos debates e perspectivas. In: OLIVEIRA, Gilvan Müller de. Declaração universal dos directos linguísticos: novas perspectivas em política linguística. Campinas: Mercado de Letras, 2003, p. 47-80.

MACHADO, Luís E. W. As ações do estado brasileiro para a promoção da língua, da literatura e da cultura do Brasil no Paraguai. Revista Multidisciplinar Acadêmica Vozes dos Vales, n.04, Ano II, 2013, p. 1-25.

MOITA LOPES, Luiz Paulo da. (Org.). Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.

MORELLO, Rosângela. Uma política pública e participativa para as línguas brasileiras: sobre a regulamentação e implementação do Inventário Nacional da diversidade linguística (INDL). Gragoatá. n. 32, 1. sem. 2012, p. 31-41.

OLIVEIRA, Gilvan Müller de. Declaração universal dos direitos linguísticos: novas perspectivas em política linguística. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2003.

SAVEDRA, Mônica M. Guimarães. Políticas linguísticas no Brasil e no Mercosul: o ensino de primeira e segunda línguas em um bloco regional. Palavra – PUC/Rio, 11, 2003, 39-54.

______; LAGARES, Xoán C. Políticas e planificação linguística: conceitos, terminologias e intervenções no Brasil. Gragoatá. N. 32, 1. sem. 2012, p. 11-27.

VON BORSTEL, Clarice N. A linguagem sociocultural do Brasildeutsch. São Carlos, SP: Pedro & João Editores, 2011.

Downloads

Publicado

2016-10-31

Como Citar

Filho, M. N. dos R. S., Schmidt, C., & Souza, A. C. S. de. (2016). INTERFACES ENTRE A SOCIOLINGUÍSTICA E A LINGUÍSTICA APLICADA: POR UMA PERSPECTIVA SOCIAL E POLÍTICA DAS LÍNGUAS. Revista ECOS, 20(1). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/1514