O NOTICING E OS NÍVEIS DE CONSCIÊNCIA NO PROCESSAMENTO TEXTUAL EM L2/NOTICING AND LEVELS OF CONSCIOUSNESS IN TEXTUAL PROCESSING IN L2

Autores

  • Nívia Maria Assunção Costa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, campus Valparaíso de Goiás
  • Joara Martin Bergsleithner Instituto de Letras da Universidade de Brasília

Resumo

Este estudo investigou o papel da atenção e da consciência na leitura textual em inglês como L2. Verificou, também, os efeitos da instrução formal e planejada para a tomada de consciência metalinguística e os níveis de consciência de uso dos pronomes pessoais em 50 participantes, os quais foram divididos em dois grupos (controle e experimental), durante quatro fases de testes e submetidos a três versões de protocolos escritos simultaneamente de protocolos verbais (LEOW, 1997). Os resultados mostraram um melhor aproveitamento na precisão gramatical na estrutura alvo nos dois grupos, confirmando-se a importância do papel da atenção e dos níveis de consciência na leitura dos participantes.

Biografia do Autor

Nívia Maria Assunção Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, campus Valparaíso de Goiás

Doutoranda em Linguística pela Universidade de Brasília. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, campus Valparaíso de Goiás.

Joara Martin Bergsleithner, Instituto de Letras da Universidade de Brasília

Doutora em Letras/Inglês e Literatura Correspondente pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora Adjunta do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, do Instituto de Letras da Universidade de Brasília.

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Publicado

03/05/2017

Como Citar

Costa, N. M. A., & Bergsleithner, J. M. (2017). O NOTICING E OS NÍVEIS DE CONSCIÊNCIA NO PROCESSAMENTO TEXTUAL EM L2/NOTICING AND LEVELS OF CONSCIOUSNESS IN TEXTUAL PROCESSING IN L2. Revista ECOS, 21(02). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/1872

Edição

Seção

LINGUÍSTICA/ LÍNGUA PORTUGUESA