O NOTICING E OS NÍVEIS DE CONSCIÊNCIA NO PROCESSAMENTO TEXTUAL EM L2/NOTICING AND LEVELS OF CONSCIOUSNESS IN TEXTUAL PROCESSING IN L2

Autores

  • Nívia Maria Assunção Costa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, campus Valparaíso de Goiás
  • Joara Martin Bergsleithner Instituto de Letras da Universidade de Brasília

Resumo

Este estudo investigou o papel da atenção e da consciência na leitura textual em inglês como L2. Verificou, também, os efeitos da instrução formal e planejada para a tomada de consciência metalinguística e os níveis de consciência de uso dos pronomes pessoais em 50 participantes, os quais foram divididos em dois grupos (controle e experimental), durante quatro fases de testes e submetidos a três versões de protocolos escritos simultaneamente de protocolos verbais (LEOW, 1997). Os resultados mostraram um melhor aproveitamento na precisão gramatical na estrutura alvo nos dois grupos, confirmando-se a importância do papel da atenção e dos níveis de consciência na leitura dos participantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nívia Maria Assunção Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, campus Valparaíso de Goiás

Doutoranda em Linguística pela Universidade de Brasília. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, campus Valparaíso de Goiás.

Joara Martin Bergsleithner, Instituto de Letras da Universidade de Brasília

Doutora em Letras/Inglês e Literatura Correspondente pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora Adjunta do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, do Instituto de Letras da Universidade de Brasília.

Referências

ALMEIDA, M.M. de. Letters and club. Speak Up. São Paulo, n. 283, p. 49, mar., 2011.

ASSUNÇÃO COSTA, N. M. Atenção, consciência, instrução e leitura de input textual em L2: um estudo com os pronomes pessoais. 2013, 181 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) - Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, Universidade de Brasília.

ASSUNÇÃO COSTA, N. M. Attention, Awareness, Instruction, and L2 Reading Textual Input: A Personal Pronouns Study. US-China Foreign Language, New York, August, v. 14, n. 8, p. 537-543, 2016. Disponível em: http://www.davidpublisher.com/index.php/Home/Article/index?id=27330.html. Acesso em 13 de fevereiro de 2017.

BERGSLEITHNER, J. M. Mas afinal, o que é a Noticing Hypothesis?. Interdisciplinar, Sergipe, v. 9, p. 101-106, 2009.

BERGSLEITHNER, J. M.; WEISSHEIMER, J.; MOTA, M. B. (Orgs.). Produção oral em LE: Múltiplas Perspectivas. Campinas, SP: Pontes Editores, 2011.

BERGSLEITHNER, J. M.; FROTA, S. N.; YOSHIOKA, J. K. Noticing and second language acquisition: studies in honor of Richard Schmidt. Havaí: National Foreign Language Resource Center, 2013.

BRASIL. Secretaria de Educação de Goiás – SEE-GO. Currículo Referência da Rede Estadual de Educação de Goiás. [S.l.]: MEC/SEDUC, 2012. Disponível em: http://www.seduc.go.gov.br/imprensa/documentos/arquivos/Curr%C3%ADculo%20Refer%C3%AAncia/Curr%C3%ADculo%20Refer%C3%AAncia%20da%20Rede%20Estadual%20de%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20de%20Goi%C3%A1s!.pdf. Acesso em 13 de fevereiro de 2017.

CALDERÓN, A. M. The effects of L2 learner proficiency on depth of processing, levels of awareness, and intake. In: BERGSLEITHNER, J. M.; FROTA, S. N.; YOSHIOKA, J. K. (Eds.). Noticing and second language acquisition: studies in honor of Richard Schmidt. Hawaii: National Foreign Language Resource Center, 2013, p. 103-121.

DELIZE, J. M. Letters. Speak Up. São Paulo, n. 279, p. 04, nov. 2010.

ELLIS, R. Investigating form-focused instruction. Language Learning, v. 51, p. 1-46, 2001.

ELLIS, R. Researching the effects of form-focused instruction on L2 acquisition. AILA Review: themes in SLA research, v. 19, p. 18-41, 2006.

ELLIS, R. Second language acquisition. New York: Oxford University Press, 2012.

KOCK, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2011.

LEOW, R. P. Attention, awareness, and foreign language behavior. Language Learning, v. 47, n. 3, p. 467-505, 1997

LEOW, R. P. Do learners notice enhanced forms while interacting with the L2?: An online and offline study of the role of written input enhancement in L2 reading. Hispania, v. 84, p. 496-509, 2001.

LEOW, R. P. Input enhancement and L2 grammatical development: what the research reveals. In: KATZ, S. L.; WATZINGER-THARP, J. (Eds.), Conceptions of L2 grammar: Theoretical approaches and their application in the L2 Classroom. Boston: Heinle, 2009, p. 16-34.

LEOW, R. P. Schmidt’s Noticing Hypothesis: More than two decades after. In: BERGSLEITHNER, J. M.; FROTA, S. N.; YOSHIOKA, J. K. Noticing and second language acquisition: studies in honor of Richard Schmidt. Havaí: National Foreign Language Resource Center, 2013, p. 11-24.

LEOW, R. P. Explicit learning in the L2 classroom: A student-Centered Approach. New York and London: Routledge, 2015.

ORTEGA, L. Understanding second language acquisition. London: Hodder Education, 2009.

POSPICHIL, I. Letters and club. Speak Up. São Paulo, n.285, p.49, maio, 2011.

RAMOS, Z. L. Conhecimentos pedagógicos. Brasília: Vestcon, 2012.

SCHMIDT, R. Interaction, acculturation, and the acquisition of communicative competence: a case study of an adult. In: WOLFSON, N.; JUDD, E. (Eds). Sociolinguistics and language acquisition. Rowley, MA: Newbury house, 1983, p. 137-174.

SCHMIDT, R. The role of consciousness in second language learning. Applied Linguistics, v.11, 129-158, 1990.

SCHMIDT, R. Awareness and second language acquisition. Annual Review of Applied Linguistics, v. 13, 206-226, 1993.

SCHMIDT, R. Implicit learning and the cognitive unconscious: Of artificial grammars and SLA. In: ELLIS, N. (Ed.). Implicit and explicit learning of languages. London: Academic Press, 1994, p. 165-209.

SCHMIDT, R. Consciousness and foreign language learning: A tutorial on attention and awareness in learning. In: SCHMIDT, R. (Ed.). Attention and awareness in foreign language learning. Honolulu, HI: University of Hawaii, National Foreign Language Resource Center, 1995, p. 1-63.

SCHMIDT, R. Attention. In: ROBINSON, P. (Ed.). Cognition and second language instruction. Cambridge University Press, 2001, p. 3-32.

SCHMIDT, R. Attention, awareness, and individual differences in language learning. In: CHAN, W. M. et al. Proceedings of CLaSIC. Singapore, December, 2-4, Singapore: National University of Singapore, Centre for Language Studies, 2010, p. 721-737.

SCHMIDT, R.; FROTA, S. Developing basic conversational ability in a second language: A case study of an adult learner of Portuguese. In: DAY, R. R. (Ed.). Talking to learn: Conversation in second language acquisition. Rowley, MA: Newbury House, 1986, p. 237-326.

SKEHAN, P. A cognitive approach to language learning. Oxford: Oxford University Press, 1998.

SCHULZ, C. M. The complete peanuts: 1979 to 1980. USA: Fantagraphics Books, 2011.

Downloads

Publicado

2017-05-03

Como Citar

Costa, N. M. A., & Bergsleithner, J. M. (2017). O NOTICING E OS NÍVEIS DE CONSCIÊNCIA NO PROCESSAMENTO TEXTUAL EM L2/NOTICING AND LEVELS OF CONSCIOUSNESS IN TEXTUAL PROCESSING IN L2. Revista ECOS, 21(02). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/1872

Edição

Seção

LINGUÍSTICA/ LÍNGUA PORTUGUESA