A MARCHA PARA OESTE SIGNIFICANDO MATO GROSSO/THE MARCH TO WEST MEANING MATO GROSSO

Autores

  • Rosimar Regina Rodrigues de Oliveira UEMS

Resumo

Neste artigo apresentamos a análise de três notícias publicadas em anos diferentes, mas que abordam questões relacionadas às construções realizadas no Estado de Mato Grosso, no período da Marcha para o oeste, mais especificamente na década de 1940. Essas obras realizadas no Estado são abordadas pelo locutor-jornalista como argumentos para seus Alocutários: alocutário-não patriota e alocutário-patriota em relação à necessidade de acreditarem no discurso do presidente Getúlio Vargas e também na importância da realização da marcha para Oeste. Sendo a designação de marcha para Oeste estabelecida, no DSD, enquanto renovação, prosperidade, civilização e progresso para Mato Grosso.

Biografia do Autor

Rosimar Regina Rodrigues de Oliveira, UEMS

Professora Doutora, Colaboradora do Mestrado em Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS; Pesquisadora DCR com vínculo pela UEMS, financiamento pela FUNDECT e bolsa do CNPq.

Referências

DUCROT, Oswald. As escalas argumentativas. In: DUCROT, O. Provar e dizer: leis lógicas e leis argumentativas. São Paulo: Global Editores, 1981. 178-228pp.

_____. In O dizer e o dito. Trad. Eduardo Guimarães. Campinas, SP, Pontes, 1987. 161-222 pp.

GUIMARÃES, Eduardo. Língua e Enunciação, Cadernos de Estudos Linguísticos. Campinas, SP: 1996.

______. Semântica do Acontecimento: um estudo enunciativo da designação. Campinas, SP: Pontes, 2002.

______. Texto e argumentação: um estudo de conjunções do português. Campinas, SP: Pontes, 3ª edição, 2002a.

_____. Domínio Semântico de Determinação (in.) GUIMARÃES, Eduardo e MOLLICA, Maria Cecília (orgs.) A palavra forma e sentido. Campinas, SP: Pontes Editores, RG Editores, 2007.

_____. Análise de texto: procedimentos, análises, ensino. Campinas, SP, Editora RG, 2011.

SIQUEIRA, Elizabeth Madureira. História de Mato Grosso: da ancestralidade aos dias atuais. Cuiabá: Entrelinhas, 2002.

Downloads

Publicado

03/05/2017

Como Citar

Oliveira, R. R. R. de. (2017). A MARCHA PARA OESTE SIGNIFICANDO MATO GROSSO/THE MARCH TO WEST MEANING MATO GROSSO. Revista ECOS, 21(02). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/1873

Edição

Seção

LINGUÍSTICA/ LÍNGUA PORTUGUESA