A DIALÉTICA ENTRE O REAL E O FICCIONAL NA "ESCREVIVÊNCIA" DE CONCEIÇÃO EVARISTO/THE DIALECTICS BETWEEN THE REAL AND THE FICTIONAL IN THE WRITING OF CONCEIÇÃO EVARISTO

Autores

  • Maria Elizabete Nascimento de Oliveira UNEMAT
  • Thainá Aparecida Ramos de Oliveira UNEMAT/ PPGEL

Resumo

Apresentamos o espaço literário como lugar de (re)existência, a fim de contribuir para se compreender a literatura como espaço de democratização de utopias, onde a busca por legitimidade da existência impulsiona à resistência.   Neste cenário trazemos para o diálogo Conceição Evaristo com sua escrita afro-brasileira, no intuito de apresentar a vertente social da arte e sua atuação político-cultural, componentes estes capazes de inferir a dialética entre o objeto literário, o contexto e a situação de produção, possibilitando a apropriação de um fenômeno alimentado por discursos que se entrecruzam e se interpenetram. Neste movimento dialético, a arte literária surge como uma das armas que nos permitem ser nós mesmos, já que convoca os outros eus para que pululem do nosso interior, especialmente, ao legitimar a voz múltipla que coexiste em nós, muitas vezes, engessada pelo sistema de organização social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Elizabete Nascimento de Oliveira, UNEMAT

[1]Doutoranda no PPGEL/Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários pela UNEMAT/Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus de Tangará da Serra-MT. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso/FAPEMAT. Projeto de Pesquisa: A reconstituição do universo cuiabano com Dunga Rodrigues, sob orientação da Professora Doutora Elza Assumpção Miné/USP-Universidade do Estado de São Paulo.

Thainá Aparecida Ramos de Oliveira, UNEMAT/ PPGEL

Doutoranda no PPGEL/Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários pela UNEMAT/Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus de Tangará da Serra-MT. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso FAPEMAT/CAPES. Projeto de Pesquisa: Alegorias de nações: O discurso totalitário em “Fazenda Modelo” de Chico Buarque e “Animal Farm” de George Orwell, sob orientação do Professor Doutor Agnaldo Rodrigues da Silva/UNEMAT- Universidade do Estado de Mato Grosso.

Referências

BACHELARD, Gaston. A água e os sonhos: ensaio sobre a imaginação da matéria. São Paulo: Martins Fontes, 2002

BENJAMIN. W. O narrador. Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. IN: BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política. Obras escolhidas. São Paulo: Brasiliense, 3.ed., 1987.

BUARQUE, Chico; GIL, Gilberto. Cálice. Disponível em: http://www.chicobuarque.com.br/construcao/mestre.asp?pg=calice_73.htm. Acesso em: 10/04/2017

CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2006.

CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Diccionario de los símbolos. Barcelona: Editorial Herder, 1986.

DUARTE, Eduardo de Assis. Por um conceito de literatura afro-brasileira. Rassegnaiberistica, 37, 102, 2014, pp. 259-280. Disponível em: https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwiKtYDFsLPTAhUJHpAKHWqPA0EQFgglMAA&url=https%3A%2F%2Fdialnet.unirioja.es%2Fdescarga%2Farticulo%2F5588843.pdf&usg=AFQjCNFq-B3A9QH5Liz08u _NSnQ4D5yeA&sig2=PQQbBFUmSBarbFJ_JyGKTQ. Acesso em: 01/03/ 2017.

EVARISTO, Conceição. Olhos D’água. Rio de Janeiro: Pallas/Fundação biblioteca nacional, 2016.

_____. Literatura negra: uma poética de nossa afro-brasilidade. SCRIPTA, Belo Horizonte, v. 13, n. 25, p. 17-31, 2009. Disponível em:http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/viewFile/4365/4510. Acesso em: 01/03/ 2017.

_____. Gênero e etnia: uma escre (vivência) de dupla face. In: MOREIRA, Nadilza Martins de Barros; SCHNEIDER, Liane. (Orgs.) Mulheres no mundo: etnia, marginalidade e diáspora. João Pessoa: Idéia Editora Ltda, 2005. p. 201-212.

_____. A noite não adormece nos olhos das mulheres. In: Quilombhoje (Org.). Cadernos negros: Os melhores poemas. São Paulo: Quilomboje, 2008, p.42- 43.

Downloads

Publicado

2017-09-17

Como Citar

Oliveira, M. E. N. de, & Oliveira, T. A. R. de. (2017). A DIALÉTICA ENTRE O REAL E O FICCIONAL NA "ESCREVIVÊNCIA" DE CONCEIÇÃO EVARISTO/THE DIALECTICS BETWEEN THE REAL AND THE FICTIONAL IN THE WRITING OF CONCEIÇÃO EVARISTO. Revista ECOS, 22(1). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/2289