O POETA NO CASTELO, O CINEMA NA ESCOLA/THE POET IN THE CASTLE, CINEMA IN SCHOOL

Autores

  • Vinicius Comoti UNICENTRO
  • Salete Paulina Machado Sirino UNIOESTE/ UNESPAR

Resumo

Tendo como premissa a Lei 13.006/14, que acrescenta ao art. 26, da Lei nº 9.394/1996 – diretrizes e bases da educação nacional –, a exibição de, no mínimo, duas horas mensais de produção audiovisual nacional como componente complementar integrado à proposta pedagógica da escola da Educação Básica, neste texto, apresenta-se as potencialidades do Cinema e Educação, por meio de reflexões sobre a mencionada Lei, da hipótese-cinema de Alain Bergala, e da análise do filme O Poeta do Castelo (1959), do diretor Joaquim Pedro de Andrade.

Biografia do Autor

Vinicius Comoti, UNICENTRO

Mestrando em Comunicação pela UFPR, Graduado em Jornalismo pela UNICENTRO. Na UNESPAR/Campus de Curitiba II / FAP cursou Pós-Graduação Lato Sensu em Cinema, com ênfase em Produção. Cursa a graduação em Cinema e Vídeo e integra a Linha de Pesquisa Cinema e Educação do Grupo de Pesquisa GPCine Estudos do Cinema. Escreveu artigos sobre fotografia, cinema realista e o livro de poesias Lanzurapa, pela Chiado Editora.

Salete Paulina Machado Sirino, UNIOESTE/ UNESPAR

Doutora e Mestre em Letras pela UNIOESTE. Mestre em Educação pela UEPG. Especialista em Cinema e Vídeo pela FAP. Diretora do Centro de Artes, docente do Curso de Bacharelado em Cinema e Vídeo, coordenadora do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Cinema, com ênfase em Produção e coordena o Grupo de Pesquisa GPCine Estudos do Cinema, da UNESPAR/Campus de Curitiba II / FAP.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Profanações. Tradução Selvino José Assmann. São Paulo: Boitempo, 2007.

AGOSTINHO, Santo. Sobre a potencialidade da alma. Tradução Aloysio Jansen de Faria. Petrópolis: Vozes, 2013.

ANDRADE, Joaquim Pedro. O poeta filmado. In: Página on-line Contracampo (www.contracampo.com.br/85/artjpabandeira.htm, acessado em 02/12/2015), 1965.

ARAÚJO, Luciana Corrêa. Beleza e poder: os documentários de Joaquim Pedro de Andrade. In: TEIXEIRA, Francisco Elinaldo (org.). Documentário no Brasil: tradição e transformação. São Paulo: Summus, 2004.

BAKHTIN, Mikhail (Volochinov). Marxismo e Filosofia da Linguagem. Tradução de Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira et. al. São Paulo: HUCITEC, 1997.

BANDEIRA, Manuel. Antologia poética. São Paulo: Global, 2015

BERGALA, Alain. A hipótese-cinema. Tradução Mônica Costa Netto, Silvia Pimenta. Rio de Janeiro: Booklink/UFRJ, 2008.

BERGALA, Alain. A internet produziu a morte da própria noção de gosto. In: Página on-line A pala de walsh. (http://www.apaladewalsh.com/2015/11/alain-bergala-a-internet-produziu-a-morte-da-propria-nocao-de-gosto, acessado em 06/12/2015), 2015.

BRESSON, Robert. Notas sobre o cinematógrafo. Tradução Evaldo Mocarzel. São Paulo: Iluminuras, 2005.

BUÑUEL, Luis. Cinema: instrumento de poesia In: XAVIER, Ismail (org.) A experiência do cinema: antologia. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1983.

BURCH, Noel. Práxis do cinema. Tradução Regina Machado. São Paulo: Perspectiva, 2008.

FRANCO, M. S. Hipótese-cinema: múltiplos diálogos. In: FRESQUET, Adriana (org). Dossiê Cinema e Educação # 1. Rio de Janeiro: UFRJ, 2011.

FRESQUET, Adriana (org.). Cinema e educação: a lei 13.006 reflexões, perspectivas e propostas. Ouro Preto: Universo Produções, 2014.

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução Eloá Jacobina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

SIRINO, Salete Paulina Machado; PINHEIRO, Fábio Luciano Francener (Orgs). Cinema Brasileiro na Escola: pra começo de conversa. Curitiba: UNESPAR, 2014.

SIRINO, Salete Paulina Machado Sirino. Cinema e Educação: pensando em uma proposta de ensino para o Cinema Brasileiro. Revista Ecos: Literaturas e Linguísticas. Cáceres: UNEMAT Editora, 2013.

XAVIER, Ismail. Um cinema que educa é um cinema que (nos) faz pensar. Entrevista. Educação e Realidade: Dossiê Cinema e Educação, Porto Alegre, v.33, n.1, 2008.

Downloads

Publicado

17/09/2017

Como Citar

Comoti, V., & Sirino, S. P. M. (2017). O POETA NO CASTELO, O CINEMA NA ESCOLA/THE POET IN THE CASTLE, CINEMA IN SCHOOL. Revista ECOS, 22(1). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/2291