O POETA NO CASTELO, O CINEMA NA ESCOLA/THE POET IN THE CASTLE, CINEMA IN SCHOOL

Autores

  • Vinicius Comoti UNICENTRO
  • Salete Paulina Machado Sirino UNIOESTE/ UNESPAR

Resumo

Tendo como premissa a Lei 13.006/14, que acrescenta ao art. 26, da Lei nº 9.394/1996 – diretrizes e bases da educação nacional –, a exibição de, no mínimo, duas horas mensais de produção audiovisual nacional como componente complementar integrado à proposta pedagógica da escola da Educação Básica, neste texto, apresenta-se as potencialidades do Cinema e Educação, por meio de reflexões sobre a mencionada Lei, da hipótese-cinema de Alain Bergala, e da análise do filme O Poeta do Castelo (1959), do diretor Joaquim Pedro de Andrade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinicius Comoti, UNICENTRO

Mestrando em Comunicação pela UFPR, Graduado em Jornalismo pela UNICENTRO. Na UNESPAR/Campus de Curitiba II / FAP cursou Pós-Graduação Lato Sensu em Cinema, com ênfase em Produção. Cursa a graduação em Cinema e Vídeo e integra a Linha de Pesquisa Cinema e Educação do Grupo de Pesquisa GPCine Estudos do Cinema. Escreveu artigos sobre fotografia, cinema realista e o livro de poesias Lanzurapa, pela Chiado Editora.

Salete Paulina Machado Sirino, UNIOESTE/ UNESPAR

Doutora e Mestre em Letras pela UNIOESTE. Mestre em Educação pela UEPG. Especialista em Cinema e Vídeo pela FAP. Diretora do Centro de Artes, docente do Curso de Bacharelado em Cinema e Vídeo, coordenadora do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Cinema, com ênfase em Produção e coordena o Grupo de Pesquisa GPCine Estudos do Cinema, da UNESPAR/Campus de Curitiba II / FAP.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Profanações. Tradução Selvino José Assmann. São Paulo: Boitempo, 2007.

AGOSTINHO, Santo. Sobre a potencialidade da alma. Tradução Aloysio Jansen de Faria. Petrópolis: Vozes, 2013.

ANDRADE, Joaquim Pedro. O poeta filmado. In: Página on-line Contracampo (www.contracampo.com.br/85/artjpabandeira.htm, acessado em 02/12/2015), 1965.

ARAÚJO, Luciana Corrêa. Beleza e poder: os documentários de Joaquim Pedro de Andrade. In: TEIXEIRA, Francisco Elinaldo (org.). Documentário no Brasil: tradição e transformação. São Paulo: Summus, 2004.

BAKHTIN, Mikhail (Volochinov). Marxismo e Filosofia da Linguagem. Tradução de Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira et. al. São Paulo: HUCITEC, 1997.

BANDEIRA, Manuel. Antologia poética. São Paulo: Global, 2015

BERGALA, Alain. A hipótese-cinema. Tradução Mônica Costa Netto, Silvia Pimenta. Rio de Janeiro: Booklink/UFRJ, 2008.

BERGALA, Alain. A internet produziu a morte da própria noção de gosto. In: Página on-line A pala de walsh. (http://www.apaladewalsh.com/2015/11/alain-bergala-a-internet-produziu-a-morte-da-propria-nocao-de-gosto, acessado em 06/12/2015), 2015.

BRESSON, Robert. Notas sobre o cinematógrafo. Tradução Evaldo Mocarzel. São Paulo: Iluminuras, 2005.

BUÑUEL, Luis. Cinema: instrumento de poesia In: XAVIER, Ismail (org.) A experiência do cinema: antologia. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1983.

BURCH, Noel. Práxis do cinema. Tradução Regina Machado. São Paulo: Perspectiva, 2008.

FRANCO, M. S. Hipótese-cinema: múltiplos diálogos. In: FRESQUET, Adriana (org). Dossiê Cinema e Educação # 1. Rio de Janeiro: UFRJ, 2011.

FRESQUET, Adriana (org.). Cinema e educação: a lei 13.006 reflexões, perspectivas e propostas. Ouro Preto: Universo Produções, 2014.

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução Eloá Jacobina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

SIRINO, Salete Paulina Machado; PINHEIRO, Fábio Luciano Francener (Orgs). Cinema Brasileiro na Escola: pra começo de conversa. Curitiba: UNESPAR, 2014.

SIRINO, Salete Paulina Machado Sirino. Cinema e Educação: pensando em uma proposta de ensino para o Cinema Brasileiro. Revista Ecos: Literaturas e Linguísticas. Cáceres: UNEMAT Editora, 2013.

XAVIER, Ismail. Um cinema que educa é um cinema que (nos) faz pensar. Entrevista. Educação e Realidade: Dossiê Cinema e Educação, Porto Alegre, v.33, n.1, 2008.

Downloads

Publicado

2017-09-17

Como Citar

Comoti, V., & Sirino, S. P. M. (2017). O POETA NO CASTELO, O CINEMA NA ESCOLA/THE POET IN THE CASTLE, CINEMA IN SCHOOL. Revista ECOS, 22(1). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/2291