“O SABOR DO SABER” À LUZ DO APARELHO FORMAL DA ENUNCIAÇÃO/"THE TASTE OF KNOWING" AT THE LIGHT OF THE APPLIANCE FORMAL OF ENUNCIATION
Resumo
O presente artigo parte da análise do aparelho formal da enunciação (BENVENISTE, PLGII, 2006), a fim de criar uma possibilidade discursivo-analítica que dê suporte à leitura da crônica “O sabor do saber”, de Rubem Alves (2005), publicada no jornal Folha de São Paulo. A análise proposta dá relevância para a relação do locutor com sua enunciação, destacando o próprio ato enunciativo, a situação e os instrumentos de realização do ato -os índices específicos e os procedimentos acessórios. De forma geral, a análise empreendida aponta que o locutor traz à tona a importância da compaixão em um mundo que carece dela, dando a palavra ao interlocutor para que este possa se assumir como sujeito, tomando para si o aparelho formal da enunciação para, de posse dele, enunciar, evocar a língua e subjetivar.
Downloads
Referências
ALVES, Rubem. Sabor do saber. São Paulo, Folha de São Paulo, 27 set. 2005, p. 22.
ARESI, F. Síntese, organização e abertura do pensamento enunciativo de Émile Benveniste: uma exegese de ‘O aparelho formal da enunciação’. Dissertação de Mestrado. Orientação: Dr. Valdir do Nascimento Flores. Porto Alegre: UFRGS, 2012.
ARESI, F. Os índices específicos e os procedimentos acessórios da enunciação. ReVEL, v. 9, n. 16, mar. 2011.
BENVENISTE, É. O aparelho formal da enunciação. In.: Problemas de Linguística Geral II. Campinas: Pontes, 2005.
FLORES, V. N.; TEIXEIRA, M. Introdução à linguística da enunciação. São Paulo: Contexto, 2005.
FLORES, V. N.; TEIXEIRA, M. Introdução à linguística da enunciação. São Paulo: Contexto, 2005.
FLORES, V. N.; SILVA, S.; LICHTENBERG, S. WEIGERT, T. Enunciação e Gramática. São Paulo: Contexto, 2005.
KLAFKE, S. R. “Da (re)criação enunciativa da experiência humana: a fotografia como testemunho”. [Tese]. Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, São Leopoldo, RS, 2016.
MELLO, V. H. D. A sintagmatização-semantização: uma proposta de análise de texto. Tese de doutorado. Orientação: Dr. Valdir do Nascimento Flores. Porto Alegre: UFRGS, 2012.