AS PEÇAS BRANCAS DO XADREZ (UM ESTUDO DE ILHÉU DE CONTENDA, O LIVRO E O FILME)/THE WHITE CHESS PIECES (A STUDY ABOUT ILHÉU DE CONTENDA, THE BOOK AND THE FILM)
Resumo
O presente artigo visa ao estudo do filme Ilhéu de Contenda, de 1996, dirigido por Leão Lopes, sobre o romance homônimo de Teixeira de Sousa (1978). Trata-se de investigar o diálogo estabelecido entre as duas linguagens, a fílmica e a romanesca, e de sua relação com o contexto sócio-histórico, situado em Cabo Verde, na Ilha do Fogo, nos últimos anos do colonialismo. É o momento da decadência da aristocracia branca autóctone e a ascensão social do mulato. É interessante como um romance tradicional, nitidamente neo-realista, serve de suporte à ruptura que caracteriza os cinemas novos- falo em movimento - que entram em voga a partir da Segunda Guerra. A investigação se dá a partir da linha tênue que separa o documentário da ficção e da possibilidade de entrecruzamento.
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