AS PEÇAS BRANCAS DO XADREZ (UM ESTUDO DE ILHÉU DE CONTENDA, O LIVRO E O FILME)/THE WHITE CHESS PIECES (A STUDY ABOUT ILHÉU DE CONTENDA, THE BOOK AND THE FILM)

Autores

  • Jane Tutikian UFRGS

Resumo

O presente artigo visa ao estudo do filme Ilhéu de Contenda, de 1996, dirigido por Leão Lopes, sobre o romance homônimo de Teixeira de Sousa (1978).  Trata-se de investigar o diálogo estabelecido entre as duas linguagens, a fílmica e a romanesca, e de sua relação com o contexto sócio-histórico, situado em  Cabo Verde, na Ilha do Fogo, nos últimos anos do colonialismo. É o momento da decadência da aristocracia branca autóctone e a ascensão social do mulato. É interessante como um romance tradicional, nitidamente neo-realista, serve de suporte à ruptura que caracteriza os cinemas novos- falo em movimento - que entram em voga a partir da Segunda Guerra.  A investigação se dá a partir da linha tênue que separa o documentário da ficção e da possibilidade de entrecruzamento.

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Biografia do Autor

  • Jane Tutikian, UFRGS
    Professora titular da UFRGS.

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Publicado

2018-01-04

Edição

Seção

LITERATURA

Como Citar

AS PEÇAS BRANCAS DO XADREZ (UM ESTUDO DE ILHÉU DE CONTENDA, O LIVRO E O FILME)/THE WHITE CHESS PIECES (A STUDY ABOUT ILHÉU DE CONTENDA, THE BOOK AND THE FILM). (2018). Revista ECOS, 23(2). https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/2679