PARA ALÉM DA HISTÓRIA EDUCACIONAL: UM ESTUDO SEMÂNTICO- ENUNCIATIVO DAS REESCRITURAS QUE DESIGNAM EDUCAÇÃO INTEGRAL/BEYOND EDUCATIONAL HISTORY: A SEMANTICAL-ENUNCIATIVE STUDY OF RE-SCRIPTS THAT DESIGNATE INTEGRAL EDUCATION

Autores

  • Janice Vindilino Roelis UNEMAT

Resumo

 Este trabalho tem como objetivo investigar os sentidos dados à Educação Integral na proposta do Ministério da Educação, via, Programa Mais Educação/MEC (2007), em outras palavras, analisar enunciativamente como Educação Integral se constitui, na cena enunciativa dos recortes extraídos dos cadernos que orientam a elaboração do projeto nas escolas. Para isso nos filiamos à Semântica do Acontecimento, teoria que considera que o sentido é produzido na enunciação, ou seja, o sentido deve ser tratado como discursivo e definido a partir do acontecimento enunciativo. Para desenvolver o texto dissertativo, resultado de nosso estudo, percorremos a história educacional brasileira para conhecer como Educação Integral foi e vem sendo desenvolvida ao longo do tempo. Destinamos um espaço ao referencial teórico que sustenta este estudo, ou seja, as especificidades da teoria Semântica do Acontecimento, de Eduardo Guimarães (2002). Para chegar a esta teoria, consideramos importante fazer um percurso teórico, passando por Ducrot, Benveniste entre outros, como fio teórico para chegar às teorizações desenvolvidas por Guimarães, que considera o caráter social, histórico e político como elementos essenciais para concebermos a linguagem. Ao analisar os sentidos de Educação Integral na proposta do MEC, observamos seu funcionamento semântico-enunciativo e sua designação no acontecimento e como esta se relaciona na enunciação que integra, uma vez que, estando ela determinada por questões sócio-históricas seus sentidos se alteram, se mesclam ou são apagados e assim outros passam a significar.

 

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Biografia do Autor

  • Janice Vindilino Roelis, UNEMAT

    Professa da Rede Estadual de Mato Grosso. Mestra em Linguística pela UNEMAT, sob orientação do Prof. Dr. Taisir Mahmudo Karim. Prof. na Universidade Estadual de Mato Grosso -  Campus de Cáceres – MT. 

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Publicado

2018-01-04

Edição

Seção

LINGUÍSTICA/ LÍNGUA PORTUGUESA

Como Citar

PARA ALÉM DA HISTÓRIA EDUCACIONAL: UM ESTUDO SEMÂNTICO- ENUNCIATIVO DAS REESCRITURAS QUE DESIGNAM EDUCAÇÃO INTEGRAL/BEYOND EDUCATIONAL HISTORY: A SEMANTICAL-ENUNCIATIVE STUDY OF RE-SCRIPTS THAT DESIGNATE INTEGRAL EDUCATION. (2018). Revista ECOS, 23(2). https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/2686