LETRAMENTO CRÍTICO: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM PARA O ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA/CRITICAL LITERACY: AN APPROACH PROPOSAL FOR SPANISH LANGUAGE TEACHING

Autores

  • Larissa Cristina Arruda de Oliveira Benedini IFSP/UFSCar
  • Isadora Valencise Gregolin UFSCar

Resumo

Neste artigo discorreremos sobre a concepção de letramento crítico aplicado ao ensino de língua estrangeira em escolas regularesbrasileiras a partir dos conceitos de “literacidad” e “criticidad” propostos por Cassany e Castellà(2010) e defenderemos o letramento crítico como uma abordagem para o ensino de línguas estrangeiras levando em consideração principalmente a definição de abordagem proposta por Almeida Filho (1997). Por fim, traremos um exemplo de aplicação pedagógica de uma sequência didática realizada no contexto de ensino de espanhol como língua estrangeira de uma escola regular de ensino médio como sugestão de atividade baseada no letramento crítico.

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Biografia do Autor

Larissa Cristina Arruda de Oliveira Benedini, IFSP/UFSCar

*Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus de Votuporanga - SP, Brasil; Doutoranda junto ao Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Isadora Valencise Gregolin, UFSCar

Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Campus de São Carlos, São Carlos-SP, Brasil; Departamento de Metodologia de Ensino. Doutora em Linguística e Língua Portuguesa.

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Publicado

2018-01-04

Como Citar

Benedini, L. C. A. de O., & Gregolin, I. V. (2018). LETRAMENTO CRÍTICO: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM PARA O ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA/CRITICAL LITERACY: AN APPROACH PROPOSAL FOR SPANISH LANGUAGE TEACHING. Revista ECOS, 23(2). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/2687

Edição

Seção

LINGUÍSTICA/ LÍNGUA PORTUGUESA