LETRAMENTO CRÍTICO: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM PARA O ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA/CRITICAL LITERACY: AN APPROACH PROPOSAL FOR SPANISH LANGUAGE TEACHING
Resumo
Neste artigo discorreremos sobre a concepção de letramento crítico aplicado ao ensino de língua estrangeira em escolas regularesbrasileiras a partir dos conceitos de “literacidad” e “criticidad” propostos por Cassany e Castellà(2010) e defenderemos o letramento crítico como uma abordagem para o ensino de línguas estrangeiras levando em consideração principalmente a definição de abordagem proposta por Almeida Filho (1997). Por fim, traremos um exemplo de aplicação pedagógica de uma sequência didática realizada no contexto de ensino de espanhol como língua estrangeira de uma escola regular de ensino médio como sugestão de atividade baseada no letramento crítico.
Downloads
Referências
BRASIL. Edital de convocação para inscrição no processo de avaliação e seleção de coleções didáticas para o programa nacional do livro didático– PNLD 2015. Brasília: Ministério de Educação, FNDE, 2009. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/index.php/edital-pnld-2015-ensino-medio
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira. Brasília: MEC, Secretaria de Ensino Fundamental, 1998.
______________. Orientações curriculares para o ensino médio. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006, volume 1.
BUNZEN, Clecio. Apresentação. In: STREET, Brian. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. São Paulo : Parábola Editorial, 2014.
CASSANY, Daniel. Tras las líneas. Sobre la lectura contemporánea. Barcelona: Anagrama, 2006.
CASSANY, Daniel & CASTELLÀ, Joseph. Aproximación a la literacidad crítica. Perspectiva, Florianópolis, v.28, n.2, 353-374, jul/dez 2010.
DUBOC, Ana Paula. “Atitude curricular: letramentos críticos nas brechas da formação de professores de inglês”.Tese de doutorado defendida pela USP em 2012.
FILHO, José Carlos Paes de Almeida. A abordagem orientadora da ação do professor. IN: Parâmetros atuais para o ensino de português para língua estrangeira. Campinas, SP: Pontes, 1997. p.13-27.
FRANCISCO, Mônica. Do chumbinho nos haitianos aos protestos de domingo. Texto disponível em: http://www.jb.com.br/comunidade-em-pauta/noticias/2015/08/16/do-chumbinho-nos-haitianos-aos-protestos-de-domingo/. Acessado em: 16 de agosto de 2015.
FREIRE, Paulo. Importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1989. Disponível em: http://educacaointegral.org.br/wp-content/uploads/2014/10/importancia_ato_ler.pdf Acesso em: 19.set.2017.
____. Pedagogiado oprimido. 62ª. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.
LIRA, Maria Célia Cardoso. O gênero publicitário na aula de espanhol como língua estrangeira no IFF. SILVA JUNIOR, Antonio Ferreira (Org). In: Ensino de espanhol nos Institutos Federais: cenário nacional e experiências didáticas. Rio de Janeiro: Pontes, 2017.
OSMAN, Sergio. et al. Enlaces. São Paulo: Macmillan, 2013.
SERRANI, Silvana.Discurso e cultura na aula de língua – currículo, leitura e escrita. Campinas: Pontes, 2005.