DIRETRIZES OFICIAIS SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E A TEORIA DA ENUNCIAÇÃO DE ÉMILE BENVENISTE: DIÁLOGOS POSSÍVEIS/OFFICIAL GUIDELINES FOR PORTUGUESE LANGUAGE TEACHING AND ÉMILE BENVENISTE'S ENUNCIATION THEORY: POSSIBLE DIALOGUES
Resumo
Neste artigo, discutiremos possíveis contribuições da Teoria da Enunciação proposta por Émile Benveniste para o ensino de Língua Portuguesa nas escolas públicas da rede estadual de São Paulo. Analisando uma atividade formulada para o ensino dos pronomes, presente no material didático elaborado para os anos finais do Ensino Fundamental, intitulado Cadernos do Aluno (2014a), objetivamos verificar em que medida esse conteúdo oferece a possibilidade de desenvolver habilidades e competências voltadas para o uso da língua. Buscaremos também avaliar se as reflexões de Benveniste sobre as categorias de pessoa e da não-pessoa (BENVENISTE, 1989, 2005) poderiam contribuir para a compreensão, agora de forma sistemática, sobre o uso e o valor dos pronomes.
Downloads
Referências
BENVENISTE, Émile. Problemas de linguística geral I. Campinas, SP: Pontes Editores, 2005.
BENVENISTE, Émile. Problemas de linguística geral II. Campinas, SP: Pontes Editores, 1989.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais – Terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental – Língua Portuguesa. Brasília: MEC, 1998.
FLORES, Valdir do Nascimento. Introdução à teoria enunciativa de Benveniste. São Paulo: Parábola, 2013.
FLORES, Valdir do Nascimento; TEIXEIRA, Marlene. Introdução à linguística da enunciação. São Paulo: Contexto, 2015.
MELLO, Vera Helena Dente de; FLORES, Valdir do Nascimento. Enunciação, texto, gramática e ensino de língua materna. Ciências & Letras. Porto Alegre, n.45, 2009, p.193-218.
PAVEAU, Maria-Anne; SARFATI, Georges-Élia. As grandes teorias da linguística – da gramática comparada à pragmática. São Carlos: Editora Clara Luz, 2006.
SÃO PAULO. Proposta Curricular do Estado de São Paulo. São Paulo, 2008.
_____. Caderno do Aluno – Língua Portuguesa – Ensino Fundamental – Anos Finais - 7º ano– Volume 1. São Paulo: SEE, 2014a.
_____. Caderno do professor – Língua Portuguesa – Ensino Fundamental – Anos Finais - 7º ano– Volume 1. São Paulo: SEE, 2014b.