DIRETRIZES OFICIAIS SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E A TEORIA DA ENUNCIAÇÃO DE ÉMILE BENVENISTE: DIÁLOGOS POSSÍVEIS/OFFICIAL GUIDELINES FOR PORTUGUESE LANGUAGE TEACHING AND ÉMILE BENVENISTE'S ENUNCIATION THEORY: POSSIBLE DIALOGUES

Autores

  • Taísa Biagiolli Zambon UNESP
  • Cássia Regina Coutinho Sossolote UNESP

Resumo

Neste artigo, discutiremos possíveis contribuições da Teoria da Enunciação proposta por Émile Benveniste para o ensino de Língua Portuguesa nas escolas públicas da rede estadual de São Paulo. Analisando uma atividade formulada para o ensino dos pronomes, presente no material didático elaborado para os anos finais do Ensino Fundamental, intitulado Cadernos do Aluno (2014a), objetivamos verificar em que medida esse conteúdo oferece a possibilidade de desenvolver habilidades e competências voltadas para o uso da língua. Buscaremos também avaliar se as reflexões de Benveniste sobre as categorias de pessoa e da não-pessoa (BENVENISTE, 1989, 2005) poderiam contribuir para a compreensão, agora de forma sistemática, sobre o uso e o valor dos pronomes. 

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Biografia do Autor

Taísa Biagiolli Zambon, UNESP

Mestranda junto ao Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa – Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara – FCLAr UNESP; Bolsista da CAPES pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa – Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara – FCLAr UNESP.

Cássia Regina Coutinho Sossolote, UNESP

Professora Doutora junto ao Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa – Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara – FCLAr UNESP.

Referências

BENVENISTE, Émile. Problemas de linguística geral I. Campinas, SP: Pontes Editores, 2005.

BENVENISTE, Émile. Problemas de linguística geral II. Campinas, SP: Pontes Editores, 1989.

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_____. Caderno do Aluno – Língua Portuguesa – Ensino Fundamental – Anos Finais - 7º ano– Volume 1. São Paulo: SEE, 2014a.

_____. Caderno do professor – Língua Portuguesa – Ensino Fundamental – Anos Finais - 7º ano– Volume 1. São Paulo: SEE, 2014b.

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Publicado

2018-01-04

Como Citar

Zambon, T. B., & Sossolote, C. R. C. (2018). DIRETRIZES OFICIAIS SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E A TEORIA DA ENUNCIAÇÃO DE ÉMILE BENVENISTE: DIÁLOGOS POSSÍVEIS/OFFICIAL GUIDELINES FOR PORTUGUESE LANGUAGE TEACHING AND ÉMILE BENVENISTE’S ENUNCIATION THEORY: POSSIBLE DIALOGUES. Revista ECOS, 23(2). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/2688

Edição

Seção

LINGUÍSTICA/ LÍNGUA PORTUGUESA