MÃOS AVENTUREIRAS: LITERATURA EM LÍNGUA DE SINAIS/MÃOS AVENTUREIRAS: LITERATURE IN SIGN LANGUAGE

Autores

  • Carolina Hessel Silveira UFRGS
  • Luciane Bresciani Lopes UFRGS

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar as atividades desenvolvidas na ação de extensão Mãos Aventureiras, cadastrada na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mãos Aventureiras é um projeto criado para a produção de traduções de obras literárias na língua de sinais que são disponibilizados no canal Mãos Aventureiras no YouTube. O objetivo geral deste trabalho é ampliar o conhecimento sobre a Literatura por meio da língua de sinais.  A metodologia de trabalho é de tradução cultural de obras da literatura infantil. As políticas de inclusão escolar criam a necessidade de ampliação de materiais visuais e bilíngues para alunos surdos e as mídias auxiliam para o conhecimento da Literatura. Como resultados parciais, destaca-se o amplo acesso à literatura, ampliação de vocabulário em língua de sinais e aproximação da cultura da comunidade surda.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Carolina Hessel Silveira, UFRGS

    Docente de Língua Brasileira de Sinais (Libras) da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora em Educação (UFRGS) e Mestre em Educação (UFSC).

  • Luciane Bresciani Lopes, UFRGS

    Docente de Língua Brasileira de Sinais (Libras) da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Educação (UFRGS).

Referências

CAMARGO, Milton. As centopeias e seus sapatinhos. Porto Alegre: Ática, s/a.

CAMPELLO, Ana Regina de Souza. Aspectos da visualidade na educação de surdos. Tese (Doutorado). Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis: 2008.

CASCUDO, Luís da Câmara. Literatura Oral no Brasil. São Paulo: Global, 2006.

HESSEL, Carolina; ROSA, Fabiano; KARNOPP, Lodenir Becker. Cinderela Surda. Canoas: ULBRA, 2003.

HUGHES, Emily. Selvagem. Rio de Janeiro: Pequena Zahar, 2005.

KARNOPP, Lodenir Becker. Produções culturais de surdos: análise da Literatura Surda. Cadernos de Educação (UFPel), v. Ano 19, p. 155-174, 2010.

KOHARA, Kazuno. A casa assombrada. São Paulo: Cosac Naify, 2010.

KYLE, J. O ambiente bilíngüe: alguns comentários sobre o desenvolvimento do bilingüismo para surdos. In: SKLIAR, C. (Org.). Atualidades da educação bilíngüe para surdos. Porto Alegre: Mediação, 1999.

LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de. O Intérprete de Lìngua Brasileira de Sinais (ILS). In: LODI, Ana Claudia Balieiro; MÉLO, Ana Dorziat Barbosa de; FERNANDES, Eulalia. Letramento, bilinguismo e educação de Surdos. Porto Alegre: Mediação, 2012.

LAJOLO, Marisa. Literatura: leitores e leitura. São Paulo: Moderna, 2001.

MASUTTI, Mara Lúcia; PATERNO, Uéslei. Tradução e Interpretação de Libras. Universidade Federal de Santa Catarina Licenciatura e Bacharelado em Letras-­Libras EaD. Florianópolis, 2011.

MOURÃO, Cláudio Henrique Nunes. Literatura surda: produções culturais de surdos em língua de sinais. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2011.

MOURÃO, Cláudio Henrique Nunes. Literatura surda: experiência das mãos literárias Tese (Doutorado). Universidade Federal de Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2016.

RAMOS, Ana Claudia. Contação de histórias: um caminho para a formação de leitores? Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual de Londrina. 2011.

RAMOS, Célia Regina. Tradução Cultural: Uma Proposta de Trabalho para Surdos e Ouvintes. E-BOOKS, 2004.

ROSA, Fabiano; KARNOPP, Lodenir Becker. Patinho Surdo. Ilustrações de Maristela Alano. Canoas: ULBRA, 2005.

RUTHERFORD, Susan D. The Journal of American Folklore, vol. 96, nº 381. Jul/set, 1983, pp. 310 – 322.

SHIREEN, Nadia. O Lobinho Bom. São Paulo: Brinque-Book, 2013.

SILVEIRA, Carolina Hessel; ROSA, Fabiano; KARNOPP, Lodenir Becker. Rapunzel Surda. Canoas: ULBRA, 2003.

STROBEL, Karin Lílian. As imagens do Outro sobre a cultura surda - 2ª edição revisada. 2. ed. Florianópolis: Editora UFSC, 2009.

THOMA, Adriana da Silva; KLEIN, Madalena. Experiências educacionais, movimentos e lutas surdas como condições de possibilidade para uma educação de surdos no Brasil. Cadernos de Educação | FaE/PPGE/UFPel | Pelotas [36]: 107 - 131, maio/agosto 2010.

XAVIER NETA, Celina Nair. “Senta, que lá vem história!” Representações de docentes sobre a Hora do Conto em Língua Brasileira de Sinais. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2016.

Downloads

Publicado

2018-08-22

Edição

Seção

LITERATURA

Como Citar

MÃOS AVENTUREIRAS: LITERATURA EM LÍNGUA DE SINAIS/MÃOS AVENTUREIRAS: LITERATURE IN SIGN LANGUAGE. (2018). Revista ECOS, 24(1). https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/3039