CONSTITUIÇÃO DE SINAIS DOS MODOS E PONTOS DE ARTICULAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA, EM LIBRAS/CONSTITUTION OF SIGNS OF THE MODES AND POINTS OF ARTICULATION OF THE PORTUGUESE LANGUAGE, IN POUNDS

Autores

  • Alessandra Figueiredo Kraus Passos UNEMAT
  • Wellington Pedrosa Quintino UNEMAT
  • Luciano Ferreira da Silva UNEMAT

Resumo

O presente trabalho propõe a criação de sinais, em Libras, referentes a termos da fonética articulatória, relacionados aos modos e pontos de articulação, específicos da Língua Portuguesa - LP, elaborados em conjunto com um acadêmico surdo durante a disciplina de Fonética e Fonologia do curso de Letras, da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT. A criação desses novos sinais teve como objetivo proporcionar à comunidade surda, por meio desses sinais, uma melhor compreensão do alfabeto fonético internacional, durante as aulas dessa disciplina. Para tanto, verificamos inicialmente se esses sinais já existiam no Novo Deit-Libras: Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trilíngue da Língua de Sinais Brasileira – Libras ou na bibliografia específica dessa área apresentadas nos cursos de Letras Libras ou Letras, no Brasil. Para constituição desses sinais, nos reunimos com os acadêmicos surdos do curso de letras que de alguma forma foram os protagonistas nesse proposição de novos sinais, com o auxílio do site http://www.fonologia.org e orientação do professor da disciplina, explicamos/interpretamos os conceitos básicos da fonética articulatória, a partir de vídeos, que representavam os modos e os pontos de articulação da LP. Os resultados apontaram para a constatação de que, o sujeito surdo, quando tem o contato com sua língua (Libras), no ambiente de ensino, facilita o processo de aprendizagem de uma segunda língua, independente do conteúdo abordado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Figueiredo Kraus Passos, UNEMAT

Mestre e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade do Estado de Mato Grosso/UNEMAT. Email: andale_passos@hotmail.com

Wellington Pedrosa Quintino, UNEMAT

Doutor e professor da área de Linguística do curso de Licenciatura em Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade do Estado de Mato Grosso/UNEMAT.

Luciano Ferreira da Silva, UNEMAT

Curso de Licenciatura em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso.

Referências

BRASIL. Lei nº. 10.436 de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm>. Acesso em: 17/09/2014.

BRITO, Lucinda Ferreira. Gramatica de LIBRAS. Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/22653284/A-Gramatica-de-Libras-LUCINDA-FERREIRA-BRITO. Acesso em: 02 out. 2013.

CAPOVILLA, Fernando C.; RAPHAEL, Walkiria D.; LUZ, Renato D. Como usar este dicionário enciclopédico ilustrado trilíngue. In: CAPOVILLA, Fernando César; RAPHAEL, Walkiria Duarte. Dicionário enciclopédico ilustrado trilíngue da língua de sinais brasileira. 3. ed. Ilustrações de Silvana Marques. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, v. I: sinais de A a L e v. 11: sinais de M a Z. 2013.

Configuração de mãos. Disponível em: Fonte: http://charles-libras.blogspot.com.br/2014/10/configuracoes-de-mao.html. Acesso dia 17/08/2017.

FENESIS. História da Educação do surdo no Brasil. Disponível em: http://www.feneis.com.br/page/noticias_detalhe.asp?categ=1&cod=623. Acesso em: 02/09/2013.

FERREIRA, Lucinda. Por uma gramática de Língua de Sinais. Rio de Janeiro, RJ: Tempo Brasileiro, 2010.

Fonética e Fonologia. Disponível em: http://www.fonologia.org. Acesso dia 03/06/2017.

GESSER, Audrei. LIBRAS?: que língua é essa?: crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

MARTELOTTA, Mário Eduardo et al. Manual de linguística. São Paulo-SP: Contexto, 2011.

MOURA, M. C. de. O surdo: caminhos para uma nova identidade. Rio de Janeiro: Revinter, 2000.

OLIVEIRA, Janine Soares de. Análise descritiva da estrutura querológica de unidades terminológicas do glossário Letras-Libras. 2015, 425 p. Tese (Doutorado em Estudos da Tradução) – Programa de Pós - Graduação em Estudos da Tradução, Universidade Federal de Santa Catarina , Florianópolis, 2015.

QUADROS, Ronice Müller de; KARNOPP, Lodenir Becker. Língua de sinais brasileira: Estudos linguísticos. Porto Alegre, RS: Artmed, 2004.

ROBERTO, Tania Mikaela Garcia. Fonologia, Fonética e ensino: guia introdutório. 1. ed. São Paulo, SP: Parábola Editorial, 2016.

SACKS, Oliver. Vendo vozes: uma viagem ao mundo dos surdos. Tradução Laura Teixeira Motta. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 2010.

SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de linguística geral. 27ª ed. Org. por Ch. Bally e Sechehaye, com a colaboração de A Reidlinger. Trad. Antônio Chelini, José Paulo Paes e Izidoro Blikstein. São Paulo, SP: Cultrix, 2006.

SILVA, Carmem Luci da Costa. Os movimentos enunciativos da criança na linguagem. Revista da ABRALIN, v. Eletrônico, n. Especial, p. 77-94. 2ª parte 2011.

SILVA, Fábio Irineu da; REIS, Flaviane; et al. Aprendendo língua brasileira de sinais como segunda língua. Santa Catarina: NEPES, 2007.

SILVA, Nilce Maria da. Instrumento linguísticos de Língua Brasileira de Sinais: constituição e formulação. 2012, 272 p. Tese (Doutorado em Linguística) - Instituto de Estudos de Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2012.

SILVA, Thaïs Cristofáro. Dicionário de Fonética e Fonologia. 1 ed. São Paulo, SP: Contexto, 2015.

SKLIAR, Carlos. Atualidade da educação bilíngüe para surdos: processos e projetos pedagógicos. Vol.1. Porto Alegre: Mediação. 1999.

STROBEL, Karin Lilian. As imagens do outro sobre a cultura surda. 3 ed. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2013.

Downloads

Publicado

2018-08-22

Como Citar

Passos, A. F. K., Quintino, W. P., & Silva, L. F. da. (2018). CONSTITUIÇÃO DE SINAIS DOS MODOS E PONTOS DE ARTICULAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA, EM LIBRAS/CONSTITUTION OF SIGNS OF THE MODES AND POINTS OF ARTICULATION OF THE PORTUGUESE LANGUAGE, IN POUNDS. Revista ECOS, 24(1). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/3044

Edição

Seção

LINGUÍSTICA/ LÍNGUA PORTUGUESA