A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO LÉXICO EM LIBRAS/THE LINGUISTIC VARIATION IN LEXICON IN LIBRAS

Autores

  • Maria Norma Lopes Souza Silva Universidade Federal de Rondônia- UNIR
  • Odete Burgeile Universidade Federal de Rondônia- UNIR.

Resumo

O objetivo desse artigo é analisar algumas variantes linguísticas de um léxico da Língua Brasileira de Sinais - Libras, registrado nos dicionários de LIBRAS online. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfica, com ênfase em uma investigação de variantes na LIBRAS, que fora percebido no discorrer da aula do projeto de extensão em LIBRAS da UNIR, Campus de Ariquemes. Pode-se dizer que as variantes sinalizadas pelos surdos e o léxico [TRANÇA], possuem uma perfeita harmonia quanto ao ponto de articulação, o que permite a compreensão do vocábulo, enquanto que as escolhas das configurações de mãos apresentadas pelos alunos e o modo de sinalizar estão condicionados por fatores sociais e culturais que possibilitam novos significados para o sinal trança. Espera-se que o presente estudo desperte o interesse por pesquisas sobre as variações e mudanças linguísticas na Libras e contribua para a valorização da Libras como uma língua natural.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Norma Lopes Souza Silva, Universidade Federal de Rondônia- UNIR
    Docente, Mestranda em Letras da Universidade Federal de Rondônia- UNIR.
  • Odete Burgeile, Universidade Federal de Rondônia- UNIR.
    Docente, Doutora em Filologia Inglesa. Universidade Federal de Rondônia- UNIR.

Referências

ALBRES,N.A. A construção dos sinais e sua mobilidade específica. In: LACERDA,C.B.F.;SANTOS,L.F. Tenho um aluno surdo, e agora? Introdução à Libras e educação de surdos. São Paulo: EdUFSCar, 2014a.

______. Comunicação em Libras: para além dos sinais. In: LACERDA,C.B.F.;SANTOS,L.F. Tenho um aluno surdo, e agora? Introdução à Libras e educação de surdos. São Paulo: EdUFSCar, 2014b.

______. Estudo léxico da Libras: uma história a ser registrada. In: LACERDA,C.B.F.;SANTOS,L.F. Tenho um aluno surdo, e agora? Introdução à Libras e educação de surdos. São Paulo: EdUFSCar, 2014c.

ALKMIM,T.M. Sociolinguística. In Mussalim e Bentes. Introdução a Linguística: domínios e fronteiras. Vol.l. São Paulo: Cortez, 2012.

BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras e dá outras providencias. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/L10436.htm>. Acesso em: 03 nov. 2017.

CALVET, L. Sociolinguística: Uma introdução crítica. Trad. de Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola Editorial, 2002.

CAMACHO,R.G. Sociolinguística. In: Mussalim e Bentes. Introdução a Linguística: domínios e fronteiras. Vol. São Paulo: Cortez, 2012.

CEZARIO,M.M.; VOTRE, S. Sociolinguística. In: MARTELOTTA, M. E. (org.). Manual de Linguística. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2015.

FELIPE, T. A. & MONTEIRO, M. S. LIBRAS em Contexto: Curso Básico, livro do professor instrutor. Brasília: Programa Nacional de Apoio à Educação dos Surdos, MEC:SEESP, 2007.

GESSER, A. Libras? Que língua é essa? Crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. São Paulo: São Paulo, Editora Parábola: 2009.

GÓES,A.M; CAMPOS,L.I.L. Aspectos da gramática da LIBRAS. In: LACERDA,C.B.F.;SANTOS,L.F. Tenho um aluno surdo, e agora? Introdução à Libras e educação de surdos. São Paulo: EdUFSCar, 2014.

HARRISON,K.M.P. LIBRAS: Apresentando a língua e suas características. In: LACERDA,C.B.F.;SANTOS,L.F. Tenho um aluno surdo, e agora? Introdução à Libras e educação de surdos. São Paulo: EdUFSCar, 2014.

HONORA, M. Inclusão Educacional de Alunos com Surdez concepção e alfabetização: ensino fundamental - 1º ciclo 2014, São Paulo: Ed. Cortez, 2014.

INES. Instituto Nacional de Educação de Surdos. Dicionário virtual de apoio: Disponível em:<http://www.acessobrasil.org.br/libras/ 3 >. Acesso em: 20 nov. de 2017.

IPHAN- Património Imaterial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Disponível em <http://portal.iphan.gov.br/indl>. Acesso em: 21 nov. 2017.

QUADROS, R. M.; KARNOPP, L. B. Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2009.

SANTIAGO,V.A.A. Polissemia na LIBRAS: A significação e o contexto. In: LACERDA,C.B.F.;SANTOS,L.F. Tenho um aluno surdo, e agora? Introdução à Libras e educação de surdos. São Paulo: EdUFSCar, 2014.

STROBEL, K. As imagens do outro sobre a cultura surda. Florianópolis: UFSC, 2008.

VILHALVA, S. Mapeamento das línguas de sinais emergentes: um estudo sobre as comunidades linguísticas Indígenas de Mato grosso do Sul. 2009. Dissertação de Mestrado em Linguística – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Linguística. Florianópolis. Disponível em: <http://www.repositorio.unb.br/bitstream/10482/8859/1/2011_Gl%C3%A1uciodeCastroJ%C3%BAnior.pdf >. Acesso em: 30 jan. 2018.

Downloads

Publicado

2018-08-22

Edição

Seção

LINGUÍSTICA/ LÍNGUA PORTUGUESA

Como Citar

A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO LÉXICO EM LIBRAS/THE LINGUISTIC VARIATION IN LEXICON IN LIBRAS. (2018). Revista ECOS, 24(1). https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/3050