CONSTRUÇÃO DE UM GLOSSÁRIO EM LIBRAS DA CIDADE DE VILHENA: PRODUÇÃO DE EFEITOS DE SENTIDOS NOS ALUNOS SURDOS/CONSTRUCTION D'UN GLOSSAIRE EN LANGUE DES SIGNES DE LA VILLE DE VILHENA: PRODUCTION DE SENS CHEZ LES ÉLÈVES SOURDS

Autores

  • Marta de Paula Vieira UNEMAT
  • Nilce Maria da Silva UNEMAT

Resumo

Este trabalho, desenvolvido no Mestrado Profissional em Letras - ProfLetras - Cáceres - MT da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, apresenta uma proposta didático-pedagógica desenvolvida com os alunos surdos do 9º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Marechal Rondon, em Vilhena - RO. O projeto objetivou a nomeação, em Língua Brasileira de Sinais (Libras), de locais da cidade de Vilhena e como produto deste trabalho, a produção de um glossário. Pelo viés dos estudos semântico-discursivos, a pesquisa fundamentou-se na Semântica do Acontecimento, de Eduardo Guimarães, em articulação com a Análise de Discurso, instituída por Michel Pêcheux, na França, e Eni Orlandi, no Brasil, e a História das Ideias Linguísticas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marta de Paula Vieira, UNEMAT
    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UNEMAT/Cáceres-MT.
  • Nilce Maria da Silva, UNEMAT
    Doutora em Linguística pela UNICAMP. Docente do Curso de Letras e do Programa de Mestrado Profissional em Letras/ProfLetras da UNEMAT/Cáceres-MT.

Referências

AUTHIER-REVUZ, Jacqueline. Palavras incertas: as não-coincidências do dizer. Campinas: Editora da Unicamp, 1998.

BALDINI, Lauro José Siqueira. Cidade e sujeito na rede. In: ORLANDI, Eni P. (Org.). Discurso, espaço e memória: Caminhos da identidade no Sul de Minas. Campinas: RG, 2011. p. 57-68.

FEDATTO, Carolina Padilha. Um saber nas ruas: O discurso histórico sobre a cidade brasileira. Campinas: Editora da Unicamp, 2013.

GUIMARÃES, Eduardo. Semântica do acontecimento: um estudo enunciativo designativo. Campinas: Pontes, 2005.

NUNES, José Horta. Janelas da cidade: outdoors e efeitos de sentido. In: Escritos. Ver e dizer. n. 2. Campinas, SP: LABEURB/NUDECRI, 1998.

ORLANDI, Eni. Discurso Fundador: a formação do país e a construção da identidade nacional. Campinas: Pontes, 2003.

______. Os sentidos de uma estátua: Fernão Dias, individuação e identidade pousoalegrense. In: ORLANDI, Eni (Org.). Discurso, espaço e memória. Campinas: RG, 2011. p. 13-34.

______. Ser diferente é ser diferente: a quem interessam as minorias? In: BARROS, Renata Chrystina Bianchi de. CAVALLARI, Juliana Santana (Org.). Sociedade e Diversidade. v. 2. Campinas: Pontes, 2016. p. 19-34.

PFEIFFER, Claudia Castellanos. Compreender discursivamente a escola: uma possibilidade construída. In: RODRIGUES, Eduardo Alves; SANTOS, Gabriel Leopoldino dos; CASTELLO BRANCO, Luiza Katia Andrade. (Org.). Análise de Discurso no Brasil: pensando o impensado sempre. Uma homenagem a Eni Orlandi. Campinas, SP: Editora RG, 2011. p. 231-242.

RODRÍGUEZ, Carolina. Sentido, interpretação e história. In: ORLANDI, Eni (Org.). A leitura e os Leitores. Campinas: Pontes, 2003. p. 47-58.

RODRÍGUEZ-ALCALÁ, Carolina. Discurso e cidade: a linguagem e a construção da “evidência de mundo”. In: RODRIGUES, Eduardo Alves; SANTOS, Gabriel Leopoldino dos; CASTELLO BRANCO, Luiza Katia Andrade. (Org.). Análise de Discurso no Brasil: pensando o impensado sempre. Uma homenagem a Eni Orlandi. Campinas, SP: Editora RG, 2011. p. 243-258.

SILVA, Marisa Ganança Teixeira da. Outros sentidos para os Galhos Secos. In: BOLOGNINI, Carmen Zink, PFEIFFER, Cláudia Castellanos, LAGAZZI, Suzy. (Org.). Discurso e Ensino: Práticas de linguagem na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2009. p. 31-46

Downloads

Publicado

2018-08-22

Edição

Seção

LINGUÍSTICA/ LÍNGUA PORTUGUESA

Como Citar

CONSTRUÇÃO DE UM GLOSSÁRIO EM LIBRAS DA CIDADE DE VILHENA: PRODUÇÃO DE EFEITOS DE SENTIDOS NOS ALUNOS SURDOS/CONSTRUCTION D’UN GLOSSAIRE EN LANGUE DES SIGNES DE LA VILLE DE VILHENA: PRODUCTION DE SENS CHEZ LES ÉLÈVES SOURDS. (2018). Revista ECOS, 24(1). https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/3052