A ACESSIBILIDADE LINGUÍSTICA PARA OS SURDOS NAS PROPAGANDAS ELEITORAIS TELEVISIVAS NO GOVERNO DE MATO GROSSO/THE LINGUISTIC ACCESSIBILITY FOR THE DEAF ON THE TELEVISIVE ELECTORAL ADVERTISEMENTS OF MATO GROSSO GOVERNMENT

Autores

  • Priscila Aparecida Moraes Henkemaier Xavier UNEMAT
  • Ana Paula de Souza Pereira UNEMAT
  • Andrico Moraes Xavier UNEMAT - Tangará da serra

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo compreender o olhar discursivo do Surdo sobre os recursos acessíveis utilizados nas propagandas eleitorais de Mato Grosso nas eleições do ano de 2014. Trazemos como referencial teórico autores como, Quadros (1997), Orlandi (1999, 2003, 2005, 2010, 2011) Brandão (2004) e Strobel (2008, 2009). O processo investigativo se desenvolveu pela pesquisa qualitativa, estudo de caso, com abordagem teórica na Análise de Discurso francesa. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas com eleitores surdos do município de Sinop, sobre a acessibilidade nas propagandas eleitorais televisivas no ano de 2014. Por meio da análise de dados percebemos que os Surdos não tiveram acessibilidade linguística na totalidade, já que o único recurso usado foram as legendas escritas, suporte esse que não atende a maioria dos Surdos em decorrência do analfabetismo na língua portuguesa.   

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Biografia do Autor

Priscila Aparecida Moraes Henkemaier Xavier, UNEMAT

UNEMAT/SINOP

Ana Paula de Souza Pereira, UNEMAT

UNEMAT - SINOP

Andrico Moraes Xavier, UNEMAT - Tangará da serra

UNEMAT - Tangará da Serra

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Publicado

2018-08-22

Como Citar

Xavier, P. A. M. H., Pereira, A. P. de S., & Xavier, A. M. (2018). A ACESSIBILIDADE LINGUÍSTICA PARA OS SURDOS NAS PROPAGANDAS ELEITORAIS TELEVISIVAS NO GOVERNO DE MATO GROSSO/THE LINGUISTIC ACCESSIBILITY FOR THE DEAF ON THE TELEVISIVE ELECTORAL ADVERTISEMENTS OF MATO GROSSO GOVERNMENT. Revista ECOS, 24(1). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/3053

Edição

Seção

LINGUÍSTICA/ LÍNGUA PORTUGUESA