A ACESSIBILIDADE LINGUÍSTICA PARA OS SURDOS NAS PROPAGANDAS ELEITORAIS TELEVISIVAS NO GOVERNO DE MATO GROSSO/THE LINGUISTIC ACCESSIBILITY FOR THE DEAF ON THE TELEVISIVE ELECTORAL ADVERTISEMENTS OF MATO GROSSO GOVERNMENT

Autores

  • Priscila Aparecida Moraes Henkemaier Xavier UNEMAT
  • Ana Paula de Souza Pereira UNEMAT
  • Andrico Moraes Xavier UNEMAT - Tangará da serra

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo compreender o olhar discursivo do Surdo sobre os recursos acessíveis utilizados nas propagandas eleitorais de Mato Grosso nas eleições do ano de 2014. Trazemos como referencial teórico autores como, Quadros (1997), Orlandi (1999, 2003, 2005, 2010, 2011) Brandão (2004) e Strobel (2008, 2009). O processo investigativo se desenvolveu pela pesquisa qualitativa, estudo de caso, com abordagem teórica na Análise de Discurso francesa. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas com eleitores surdos do município de Sinop, sobre a acessibilidade nas propagandas eleitorais televisivas no ano de 2014. Por meio da análise de dados percebemos que os Surdos não tiveram acessibilidade linguística na totalidade, já que o único recurso usado foram as legendas escritas, suporte esse que não atende a maioria dos Surdos em decorrência do analfabetismo na língua portuguesa.   

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Biografia do Autor

  • Priscila Aparecida Moraes Henkemaier Xavier, UNEMAT
    UNEMAT/SINOP
  • Ana Paula de Souza Pereira, UNEMAT
    UNEMAT - SINOP
  • Andrico Moraes Xavier, UNEMAT - Tangará da serra
    UNEMAT - Tangará da Serra

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Publicado

2018-08-22

Edição

Seção

LINGUÍSTICA/ LÍNGUA PORTUGUESA

Como Citar

A ACESSIBILIDADE LINGUÍSTICA PARA OS SURDOS NAS PROPAGANDAS ELEITORAIS TELEVISIVAS NO GOVERNO DE MATO GROSSO/THE LINGUISTIC ACCESSIBILITY FOR THE DEAF ON THE TELEVISIVE ELECTORAL ADVERTISEMENTS OF MATO GROSSO GOVERNMENT. (2018). Revista ECOS, 24(1). https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/3053