A ACESSIBILIDADE LINGUÍSTICA PARA OS SURDOS NAS PROPAGANDAS ELEITORAIS TELEVISIVAS NO GOVERNO DE MATO GROSSO/THE LINGUISTIC ACCESSIBILITY FOR THE DEAF ON THE TELEVISIVE ELECTORAL ADVERTISEMENTS OF MATO GROSSO GOVERNMENT
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo compreender o olhar discursivo do Surdo sobre os recursos acessíveis utilizados nas propagandas eleitorais de Mato Grosso nas eleições do ano de 2014. Trazemos como referencial teórico autores como, Quadros (1997), Orlandi (1999, 2003, 2005, 2010, 2011) Brandão (2004) e Strobel (2008, 2009). O processo investigativo se desenvolveu pela pesquisa qualitativa, estudo de caso, com abordagem teórica na Análise de Discurso francesa. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas com eleitores surdos do município de Sinop, sobre a acessibilidade nas propagandas eleitorais televisivas no ano de 2014. Por meio da análise de dados percebemos que os Surdos não tiveram acessibilidade linguística na totalidade, já que o único recurso usado foram as legendas escritas, suporte esse que não atende a maioria dos Surdos em decorrência do analfabetismo na língua portuguesa.
Downloads
Referências
ABNT. Acessibilidade em comunicação na televisão. Accessibility in TV captions. Norma Brasileira ABNT NBR 15290:2005.
ABUQUERQUE, Dias. Afonso, Maria. Propaganda Política e a Construção da Imagem Partidária no Brasil: considerações preliminares civitas – Revista de Ciências Sociais v.2, nº 2, dez. 2002.
ACOVERDE, Rossana Delmar de Lima, Dos desencontros com a linguagem escrita a um encontro Plurilinguístico in DORZIAT, Ana (ORG) ESTUDOS SURDOS: diferentes olhares. Porto Alegre: Mediação, 2011.
ARAÚJO, Vera L. S. Por um modelo de legendagem para Surdos no brasil. Tradução e Comunicação - Revista Brasileira de Tradutores • Nº. 17, Ano 2009.
________. Legendagem de campanhas políticas e de propagandas de anúncios publicitários televisivos brasileiros: uma pesquisa de recepção. Horizontes de Linguística Aplicada, ano 12, n. 1, 2013.
BRANDÃO, Helena, H. Nagamine. Introdução à Análise do Discurso, Campinas, SP: Editora da Unicamp, Ed. 2004.
Brasil. Lei nº 4.737, de 15 de julho de 1965. Disponível em:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L4737.htm. Acesso em: 20 de Abril de 2016.
_______. Portaria 310, de 27 de junho de 2006 do Ministério das Comunicações. Disponível em: http://www.mc.gov.br/portarias/24680-portaria-n-310-de-27-de-junho-de-2006. Acesso em: 20 de Abril de 2016.
_______. Resolução nº 23.191, de 16 de dezembro de 2009. Disponível em: ://www.tse.jus.br/legislacao-tse/res/2009/RES231912009.htm. Acesso em: 20 de Abril de 2016.
_______. A Lei nº 13.146, de 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm. Acesso em: 20 de Abril de 2016.
______. Lei nº 4.304 de 07 de abril de 2004. Disponível em: http://alerjln1.alerj.rj.gov.br/contLei.nsf/f25edae7e64db53b032564fe005262ef/77217ebe8ec8e17e83256e66004e6cc5?OpenDocument. Acesso em: 20 de Abril de 2016.
DIAS, Cristiane. O ensino, A leitura e a escrita: sobre conectividade e mobilidade. Campinas, 2011. Entremeios: revista de estudos do discurso. v.9, jul/2011.
FARIA e SILVA, Núbia, Daniel. Legendas e janelas: questão de acessibilidade. Revista Sinalizar, v.1, n.1, p. 65-77, jan./jun 2016.
GESUELI, M. Z. Lingua(gem) e identidade: a surdez em questão. Educ. Soc., Campinas, v. 27, n. 94, p. 277-292, jan./abr. 2006.
ORLANDI, Eni Pulcinelli. Discurso e Leitura. 4ª ed. São Paulo, Cortez; Campinas, SP: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 1999. (Coleção passando a limpo).
_____. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 2003
_____. Discurso e Texto: formulação e circulação de sentidos. Campinas: Pontes, 2005.
_____. Formas de conhecimento, informação e políticas públicas. Animus - revista interamericana de comunicação midiática. Mestrado em Comunicação - UFSM v.17, jan-junho 2010.
_____. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. 3. ed. Campinas: Ed. Unicamp, 2011.
OLIVEIRA, Luiz. A Propaganda Política no Brasil e as suas peculiaridades: um olhar sobre a interface entre comunicação e política de Afonso Albuquerque. Encontro nacional: UFRGS: 2008.
PERLIN, G. Histórias de vida surda: identidades em questão [tese]. Porto Alegre (RS): Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2005.
PERLIN Gladis e MIRANDA WILSON. Surdos: o narrar e a política. In: Estudos Surdos – Ponto de Vista: Revista de Educação e Processos Inclusivos nº 5, UFSC/ NUP/CED, Florianópolis, 2003
QUADROS, Ronice Müller. Educação de surdos: a aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artemed, 1997.
QUADROS, Ronice, e PERLIN, Gladis. Ouvinte: o outro do ser surdo In: QUADROS, Ronice (org.) Estudos surdos I– Petrópolis, RJ: Arara Azul, 2007.
______. e CRUZ, C. R. Língua de sinais: instrumentos de avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2011.
SANTOS. Danielle Aparecida do Nascimento. Tecnologia Assistiva, Acessibilidade e Formação de Professores: perspectivas de Inclusão Escolar. Anais do evento/CD - ISSN 2175-8778 V.II/UNEMAT, 2013.
SKLIAR, Carlos (org.) A Surdez: um olhar sobre a diferença. Mediação. Porto Alegre: 1998.
STROBEL, K. As imagens do outro sobre a cultura surda. Florianópolis: UFSC, 2008.
_______. História da educação de surdos. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2009.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 1996.