CONSTRUÇÕES IDENTITÁRIAS DE USUÁRIOS SURDOS DE COMUNIDADE VINCULADA A UMA REDE SOCIAL/CONSTRUCTION OF IDENTITIES OF DEAF USERS IN A COMMUNITY LINKED BY A SOCIAL NETWORK

Autores

  • Sara Rafih Urenha UFMT
  • Dánie Marcelo de Jesus UFMT

Resumo

Neste artigo, analisamos os posts de uma página no Facebook, intitulados “Surdos relacionamento de namoro”, com 9.508 membros, com o objetivo de promover relação afetiva face a face entre seus participantes. Este estudo tem como finalidade compreender, por meio das escolhas verbais dos usuários, como as identidades surdas são construídas na comunidade on-line. O trabalho se assenta na referência teórica dos estudos sobre identidade surda (Skliar; 1998, Perlin;1998, Moura;2000; Sá (2002, 2006) e identidades (Hall;2000, Woodward;2000). O percurso teórico-metodológico é de base interpretativista nas perspectivas de Denzin e Lincoln (2006), Bortoni-Ricardo (2008) e Flick (2009). Os resultados sugerem que seus membros surdos apresentam identidades bastante heterogêneas, plurais e fragmentadas, opondo-se ao discurso corrente que percebe os surdos com sujeitos com uma identidade homogênea mediada pela língua de sinais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Sara Rafih Urenha, UFMT
    Mestra em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal de Mato Grosso. Professora do Curso de Fonoaudiologia do Centro Universitário de Várzea Grande.
  • Dánie Marcelo de Jesus, UFMT
    Professor do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem e Cultura Contemporânea, da Universidade Federal de Mato Grosso.

Referências

AMARAL, Ligia Assumpção. Resgatando o passado: deficiência como figura e vida como fundo. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola, 2008.

BOTELHO, Paula. Linguagem e letramento na educação dos surdos. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

CASTELLS, Manuel. O poder da identidade. 3. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

CAMILLO, Camila Righi Medeiros. A avaliação como dispositivo pedagógico: capturas discursivas no contexto da Educação de Surdos. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, RS, 2008.

DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna S. et al. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

ELIAS, Norbert; SCOTSON, John. L. Os estabelecidos e os outsiders: sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade. Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.

FABRÍCIO, Branca Falabela; MOITA LOPES, Luis Paulo de. A dinâmica dos (re) posicionamentos de sexualidade em práticas de letramento escolar. In: MOITA LOPES, Luis Paulo; BASTOS, Liliana Cabral Bastos. (Org.). Para além da identidade: fluxos, movimentos e trânsitos. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2010. p.283-314.

FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e mudança social. Brasília: Universidade de Brasília, 2001.

FELIPE, Tanya A. Libras em contexto – de estudante. Brasília: MEC, 2001.

FLICK, Uwe. Uma introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

GOFFMANN, Erving. A representação do eu na vida cotidiana. Petrópolis: Vozes, 1983.

GOMES, Nilma Lino. Alguns termos e conceitos no debate sobre relações raciais no Brasil: uma breve discussão. Brasília: MEC/ SEB, 2008.

GRIGOLETTO, Marisa. Leituras sobre a identidade: contingência, negatividade e invenção. In: MAGALHÃES, Izabel; CORACINI, Maria José; GRIGOLETTO, Marisa. (Org.). Práticas identitárias: língua e discurso. São Carlos: Clara Luz, 2006. p.15-44.

GUMPERZ, JOHN, J. Language and social identity. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 1981.

HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais de nosso tempo. Educação & Realidade, Porto Alegre, UFRS/FACED, v. 22, n. 2, jul./dez. 1997. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/neccso/downloadtextos.html>. Acesso em: jun. 2015.

______. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. Tomaz Silva e Guacira Louro. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

JESUS, Dánie Marcelo de. “Eu amo a língua portuguesa!”: o discurso de usuários do Orkut. Revista Polifonia, n. 17, GELCO, Cuiabá: Editora da UFMT, p. 239-253, 2009.

LIMA, Elcivanni Santos. Discurso e identidade: um olhar crítico sobre a atuação do intérprete de Libras na educação superior. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Programa de Pós-Graduação em Linguística, Instituto de Letras, Universidade de Brasília. Brasília, 2006.

MAHER, Terezinha Machado. Sendo índio em português... In: SIGNORINI, I. (Org.). Língua(gem) e identidade. Campinas: Mercado das Letras; FAPESP/FAEP, 2001.

MOURA, Maria Cecília de. O surdo: caminhos para uma nova identidade. Rio de Janeiro: Revinter, 2000.

PERLIN, Gladis. Histórias de vida surda: identidades em questão. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS/FACED. Porto Alegre, 1998.

SÁ, Nídia Limeira de. Discurso surdo: a escuta dos sinais. In: SKLIAR, Carlos. (Org.). A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Ed. Mediação, 1998.

______. Cultura, poder e educação de surdos. Niterói: EDUFF, 2002.

SANTANA, Ana Paula. Surdez e linguagem. São Paulo: Editora Plexus, 2007.

SANTANA, Ana Paula; BERGAMO, Alexandre. Cultura e identidade surdas: encruzilhada de lutas sociais e teóricas. Educ. Soc., Campinas, v. 26, n. 91, p. 565-582, Maio/Ago. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v26n91/a13v2691.pdf>. Acesso em: 05 out. 2015.

SILVA, Tomaz Tadeu da. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu da; HALL, Stuart; WOODWARD, Kathryn. (Orgs.). Identidade e diferença: A perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.

SKLIAR, Carlos. (Org.). A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Ed. Mediação, 1998.

STERNBERG, Robert J.; GRIGORENKO, Elena L. Crianças rotuladas. Porto Alegre: Artmed, 2003.

STROBEL, Karin Lilian. A visão histórica da in(ex)clusão dos surdos nas escolas. ETD - Educação Temática Digital, v. 7, n. 2, 2006. Disponível em: <http://143.106.58.55/revista/viewarticle.php?id=125&layout=abstract>. Acesso em: 2 ago. 2015.

VEREZA, Solange Coelho. Quem fala por mim?: identidade na produção discursiva em língua estrangeira. In: MOITA LOPES, L. P.; BASTOS, L. C. B (Org.). Identidades, recortes multi e interdisciplinares. Campinas: Mercado de Letras, 2002. p.351-361.

VIANNA, Gláucia dos Santos. Corpo surdo: na língua, na corporeidade e na história, os sentidos. Tese (Doutorado em Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2014.

XAVIER, Priscila Aparecida Moraes Henkemaier; JESUS, Dánie Marcelo de; JOSEPH, Tatiana Wonsik Recompenza. Desafios e perspectivas em práticas de letramento por alunos surdos em curso a distância de língua inglesa. Polifonia, Cuiabá, v. 21, n. 29, p. 254-274, jan-jul. 2014.

WRIGLEY, Owen. The politics of deafness. Washington, USA: Gallaudet University Press, 1996.

Downloads

Publicado

2018-08-22

Edição

Seção

LINGUÍSTICA/ LÍNGUA PORTUGUESA

Como Citar

CONSTRUÇÕES IDENTITÁRIAS DE USUÁRIOS SURDOS DE COMUNIDADE VINCULADA A UMA REDE SOCIAL/CONSTRUCTION OF IDENTITIES OF DEAF USERS IN A COMMUNITY LINKED BY A SOCIAL NETWORK. (2018). Revista ECOS, 24(1). https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/3055