GALILEIA: TRAMAS E TRAUMAS/GALILEIA: PLOTS AND TRAUMAS
Resumo
Exatamente como indica o título, o presente artigo é um exame principalmente da primeira parte do romance Galileia, de Ronaldo Correia da Brito, de 2008. Denominamos primeira parte porque corresponde ao percurso que abre a narrativa, em que três primos, distanciados no tempo e geograficamente, percorrem a estrada que os leva à fazenda de seu avô enfermo, cujo aniversário a festejar pode dar lugar a seu velório. A narração fica a cargo de um deles, que, na convivência imposta pela camionete em que viagem, com maior e menor interação com os primos, avalia penosamente as dificuldades que tal retorno lhe impõe ao se colocar frente a frente aos segredos, mais ou menos guardados, de cada membro da família dos Rego Castro, no interior do Nordeste brasileiro.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikail. Questões de literatura e estética: a teoria do romance. Tradução de Aurora Fornoni Bernadini; José Pereira Júnior; Augusto Góes Junior; Helena Spryndis Nazário; Homero Freitas de Andrade. 4. ed. São Paulo: UNESP- HUCITEC, 1998.
BÍBLIA. Português. 1993. A Bíblia Sagrada: Antigo e Novo Testamento. Traduzida por João Ferreira de Almeida. 2. ed. São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993.
BRITO, Ronaldo Correia de. Galileia. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.