GALILEIA: TRAMAS E TRAUMAS/GALILEIA: PLOTS AND TRAUMAS

Autores

  • Elisângela Pereira de Lima UNEMAT
  • Tieko Yamaguchi Miyazaki UNESP

Resumo

Exatamente como indica o título, o presente artigo é um exame principalmente da primeira parte do romance Galileia, de Ronaldo Correia da Brito, de 2008. Denominamos primeira parte porque corresponde ao percurso que abre a narrativa, em que três primos, distanciados no tempo e geograficamente, percorrem a estrada que os leva à fazenda de seu avô enfermo, cujo aniversário a festejar pode dar lugar a seu velório. A narração fica a cargo de um deles, que, na convivência imposta pela camionete em que viagem, com maior e menor interação com os primos, avalia penosamente as dificuldades que tal retorno lhe impõe ao se colocar frente a frente aos segredos, mais ou menos guardados, de cada membro da família dos Rego Castro, no interior do Nordeste brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisângela Pereira de Lima, UNEMAT

Doutora pelo Programa em Estudos Literários (PPGEL) da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, campus de Tangará da Serra-MT.

Tieko Yamaguchi Miyazaki, UNESP

Doutora da UNESP.

Referências

BAKHTIN, Mikail. Questões de literatura e estética: a teoria do romance. Tradução de Aurora Fornoni Bernadini; José Pereira Júnior; Augusto Góes Junior; Helena Spryndis Nazário; Homero Freitas de Andrade. 4. ed. São Paulo: UNESP- HUCITEC, 1998.

BÍBLIA. Português. 1993. A Bíblia Sagrada: Antigo e Novo Testamento. Traduzida por João Ferreira de Almeida. 2. ed. São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993.

BRITO, Ronaldo Correia de. Galileia. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.

Downloads

Publicado

2019-11-18

Como Citar

Lima, E. P. de, & Miyazaki, T. Y. (2019). GALILEIA: TRAMAS E TRAUMAS/GALILEIA: PLOTS AND TRAUMAS. Revista ECOS, 26(1). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/4152

Edição

Seção

LITERATURA