PELO CHEIRO “DA BANANA FRITA”: A MAGIA DA ESCRITURA DE IVENS SCAFF/THROUGH THE SMELL OF “FRIED BANANA”: THE MAGIC OF IVENS SCAFF’S WRITING

Autores

  • Epaminondas de Matos Magalhães IFMT
  • Marinei Almeida UNEMAT/ UFMT

Resumo

O presente artigo busca realizar uma análise da produção de Ivens Cuiabano Scaff, tomando como corpus a obra Uma maneira simples de voar, a partir da imersão no imaginário que o texto insere o leitor, tornando-o um personagem, uma vez que estamos diante de uma narrativa sinestésica, pois à medida que o enredo vai sendo construído, somos apresentados a uma série de elementos que colocam o leitor em um mágico e simbólico mundo: o sítio do velho Amis. Nessa obra perfilam personagens do folclore popular, que vão se amalgamando ao comportamento e a vida das demais personagens, que cada ação desses seres míticos transforma o mundo da menina Ade, do velho Amis, do menino Andriel e da Siá Frô. Nesse sentido, voar, entendendo como a capacidade de imaginar e de transpor o real, é muito simples, decorre sem que tenhamos asas, desde que tenhamos imaginação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Epaminondas de Matos Magalhães, IFMT

    Doutor em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Pós-Doutoramento em Letras, pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professor do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) – Campus de Pontes e Lacerda; Professor do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da UNEMAT.

  • Marinei Almeida, UNEMAT/ UFMT

    Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo- USP; Pós-Doutoramento pela Universidade de Lisboa (UL). Professora de Literaturas na UNEMAT; Professora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da UNEMAT; Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação da UFMT (PPGEL/UFMT).

Referências

ASSIS, Joaquim Maria Machado de. Notícia da atual literatura brasileira: instinto de nacionalidade. In Obra Completa, Vol. 3. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1992.

BACHELARD, Gaston. A água e os sonhos: Ensaio sobre a imaginação da matéria. Tradução de Antonio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

______. A chama de uma vela. Tradução Glória de Carvalho Lins. Rio de Janeiro: Bertrand, 1989.

______. A poética do devaneio. Tradução de Antonio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

______. A poética do espaço. Tradução de Antonio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

______. O ar e os sonhos: Ensaio sobre a imaginação do movimento. Tradução de Antonio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

BERND, Zilá. Literatura e identidade nacional. 2. ed. Porto Alegre: UFRGS, 2003.

CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do folclore brasileiro. 10. ed. Edição Ilustrada. São Paulo: Global, 2001.

CHEVALIER, Jean e GHEERBRANT, Alain. Dicionário de Símbolos. 16. ed. Rio de Janeiro:José Olympio, 2001.

COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000.

HELD, Jaqueline. O imaginário no poder: as crianças e a literatura fantástica. São Paulo: Summus, 1980.

LAJOLO, Marisa e ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil brasileira: história e histórias. 6.ed. São Paulo: Ática, 1999.

LEWIS, C. L. As crônicas de nárnia. Vol. II – O leão, a feiticeira e o guarda roupa. Tradução. Paulo Mendes Campos. Martins Fontes. São Paulo 2002

MOISES, Massaud. A criação literária: prosa II. 15 ed. São Paulo: Ed. Cultrix, 1994.

SCAFF, Ivens Cuiabano. Uma maneira simples de voar. Cuiabá: Entrelinhas, 2006.

ZILBERMAN, Regina. Como e por que ler a literatura infantil brasileira. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.

Downloads

Publicado

2019-11-18

Edição

Seção

LITERATURA

Como Citar

PELO CHEIRO “DA BANANA FRITA”: A MAGIA DA ESCRITURA DE IVENS SCAFF/THROUGH THE SMELL OF “FRIED BANANA”: THE MAGIC OF IVENS SCAFF’S WRITING. (2019). Revista ECOS, 26(1). https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/4153