ENTRE A CENA, O ESMAECIMENTO E O ATO - QUANDO AS MÁQUINAS PARAM, DE PLÍNIO MARCOS/BETWEEN THE SCENE, THE FADING AND THE ACT – QUANDO AS MÁQUINAS PARAM, BY PLÍNIO MARCOS

Autores

  • Wagner Corsino Enedino UFMS

Resumo

Ancorando-se nas contribuiçõesde Pallottini (1989) no que tange à configuração de personagens, ampliadas pelos estudosde Costa e Bruschini (1992), Louro (1997) e Moro (2001) acerca de gênero e nos postulados de Mignolo (2003), Santiago (2004) e Moreiras (2001) sobrereflexões de subalternidade, o objetivodeste artigo é analisar a peça Quando as máquinas param, de Plínio Marcos, focalizando o locus em que se constituem as personagens e as vozes que se manifestam ou se silenciam na diegése. Nesse sentido, será destacado o confronto ideológico entre o gênero masculino e o feminino nas vozes ideológicas contidas no drama. Materializam-se, de um lado, a força do poder opressor (figurativizado pela personagem Zé); de outro, o discurso da ponderação (contido na voz da esposa Nina), projetando, na cena, o confronto discursivo entre os gêneros.

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Biografia do Autor

Wagner Corsino Enedino, UFMS

Professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Doutorado em Letras pela UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Campus de São José do Rio Preto e Pós-Doutorado pela UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas.

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Publicado

2019-11-18

Como Citar

Enedino, W. C. (2019). ENTRE A CENA, O ESMAECIMENTO E O ATO - QUANDO AS MÁQUINAS PARAM, DE PLÍNIO MARCOS/BETWEEN THE SCENE, THE FADING AND THE ACT – QUANDO AS MÁQUINAS PARAM, BY PLÍNIO MARCOS. Revista ECOS, 26(1). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/4159

Edição

Seção

LITERATURA