ATIVIDADE EPILINGUÍSTICA: UM CAMINHO PARA O TRABALHO COM AS OPERAÇÕES DE LINGUAGEM NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA/EPILINGUISTIC ACTIVITY: A PATH TOWARDS WORKING WITH LANGUAGE OPERATIONS WHEN TEACHING A NATIVE LANGUAGE

Autores

  • Camila Arndt Wamser Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, campus de Araraquara.

Resumo

Este artigo apresenta alguns dos resultados obtidos com a pesquisa que desenvolvemos no curso do doutorado sobre a atividade epilinguística e a sua aplicação no ensino de língua materna, à luz da Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas (TOPE). Mais especificamente, o presente artigo defende a importância dessa atividade no ensino por meio de um modelo de exercício parafrástico aplicado a alunos de nono ano da rede pública estadual da cidade de Caçador/SC a partir da marca como; marca que desdobra diferentes sentidos e evidencia operações de linguagem. Defende também a existência de uma variação constitutiva à língua e que permeia toda a atividade de linguagem dos indivíduos, abrindo espaço para a apropriação da língua e a operacionalização de uma metalinguagem autônoma pelo aprendiz, em detrimento da memorização de nomenclaturas e das classificações tão presentes no que convencionamos chamar de ensino tradicional.

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Biografia do Autor

Camila Arndt Wamser, Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, campus de Araraquara.

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, campus de Araraquara.

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Publicado

2019-11-18

Como Citar

Wamser, C. A. (2019). ATIVIDADE EPILINGUÍSTICA: UM CAMINHO PARA O TRABALHO COM AS OPERAÇÕES DE LINGUAGEM NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA/EPILINGUISTIC ACTIVITY: A PATH TOWARDS WORKING WITH LANGUAGE OPERATIONS WHEN TEACHING A NATIVE LANGUAGE. Revista ECOS, 26(1). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/4161

Edição

Seção

LINGUÍSTICA/ LÍNGUA PORTUGUESA