ANÁLISE VISUAL DA PERSONAGEM DAENERYS NOS PÔSTERES DE GAME OF THRONES/VISUAL ANALYSIS OF THE CHARACTER DAENERYS TRAGARYEN ON THE POSTERS OF GAME OF THRONES

Autores

  • Caroline Chioquetta Lorenset Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

A multimodalidade está cada vez mais presente atualmente, especialmente por combinar diferentes modos semióticos (visual, verbal, sonoro, sinestésico) para fazer e trazer significado à comunicação. Neste artigo, nosso objetivo principal foi analisar visualmente os pôsteres da série Game of Thrones, com foco nos pôsteres onde aparecia a personagem Daenerys, presencial ou simbolicamente. Para fundamentar nossa análise, usamos como base teórica a Gramática de Design Visual, proposta por Kress e van Leuween (1996; 2006). A partir dos critérios estabelecidos, analisamos um pôster por cada temporada exibida até então pela emissora HBO, totalizando 7 pôsteres analisados. Como resultados, pudemos observar que tanto os pôsteres quanto as ações tomadas pela personagem Daenerys no seriado contém muitas semelhanças. Desta forma, as imagens analisadas auxiliam a sinalizar a mudança de comportamento que a personagem sofre ao longo da série.

Biografia do Autor

Caroline Chioquetta Lorenset, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora do Programa de Pós-graduação em Inglês da Universidade Federal de Santa Catarina.

Referências

COGMAN, B. Inside HBO’s Game of Thrones. London: Chronicle Books, 2016.

FRANKEL, V. E. Women in Game of Thrones: Power, conformity and resistance. Jefferson: Mcfarland & Company, Inc., Publishers, 2014.

HEBERLE, V. M. Critical Reading: Integrating Principles of Critical Discourse Analysis and Gender Studies. In: ILHA DO DESTERRO, Florianópolis, n. 38, p. 115-138, 2000.

HEBERLE, V. M. et al. Linguagem e gênero: uma introdução. In: HEBERLE, V. M. et al (Ed), Linguagem e Gênero: no trabalho, na mídia e em outros contextos. Florianópolis: Editora da UFSC, 2006. p. 7-12.

JONES, R. A Game of Genders: Comparing Depictions of Empowered Women between A Game of Thrones Novel and Television Series. JOURNAL OF STUDENT RESEARCH, v. 3, p. 14-21, 2012.

KRESS, G., & LEEUWEEN, T. van. Reading images: a grammar of visual design. London: Routledge, 2006.

LORENSET, C. C. Visual and lexicogrammatical analaysis of websites of women`s magazines. In: 7th INTERNATIONAL GENDER AND LANGUAGE ASSOCIATION CONFERENCE, 2012, São Leopoldo - RS. Resignifying gender and sexuality in language and discourse. São Leopoldo - RS: Casa Leiria, v. 7, p. 97-118, 2012.

MATTIC, U. Pyramids, dragons and whores: (Post)colonial myths and metafictions in the “A Song of Ice and Fire” novels by G. R. R. Martin. In: HINSON, B.; JANULÍKOVÁ, B. (ed.). Archaeology: Myths Within and Without. Archaeological Review from Cambridge. United Kingdom, v. 30.2, p. 172-184, 2015.

MCCRACKEN, E. Decoding Women's Magazines – From Mademoiselle to Ms. Basingstoke: Macmillan, 1993.

PENKALA, A. P., PEREIRA, L. P., EBERSOL, I. Arquétipos complexos de gênero em Game of Thrones: Daenerys nascida da tormenta, a puta, a guerreira, a mãe. PARALELO 31, ed. 2, 2014.

SCHUBART, R. Woman with Dragons: Daenerys, Pride, and Postfeminism Possibilities. In: GJELSVIK, A., SCHUBART, R. (Ed.). Women of Ice and Fire – Gender, Game of Thrones, and Multiple Media Engagements. New York: Bloomsbury Academic. 2016. p. 105-129

SOUZA, K. A., & CÂMARA, N. S. As Paixões e as Formas de Vida de Daenerys Targaryen em Game of Thrones. CASA: Cadernos de Semiótica Aplicada, São Paulo, v. 12, n. 2, p. 215-253, 2014.

Downloads

Publicado

30/06/2019

Como Citar

Lorenset, C. C. (2019). ANÁLISE VISUAL DA PERSONAGEM DAENERYS NOS PÔSTERES DE GAME OF THRONES/VISUAL ANALYSIS OF THE CHARACTER DAENERYS TRAGARYEN ON THE POSTERS OF GAME OF THRONES. Revista ECOS, 26(1). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/4162

Edição

Seção

LINGUÍSTICA/ LÍNGUA PORTUGUESA