DISCURSOS SOBRE O COMPORTAMENTO DA MULHER: O PAPEL DA MEMÓRIA NA RELAÇÃO ENTRE JORNALISMO E MÚSICA/DISCOURSES ABOUT WOMAN’S BEHAVIOUR: THE MEMORY ROLE ON THE RELATION BETWEEN JOURNALISM AND MUSIC

Autores

  • Julyene Oliveira Teixeira UNEMAT
  • Silvia Regina Nunes UNEMAT

Resumo

Esse artigo mostra uma análise discursiva que põe em relação o texto Às mulheres casadas e por casar, publicado no jornal A Situação (Cuiabá-MT) em 1872, e as músicas Mariana Foi Pro Mar (Ira!, 2007), Desconstruindo Amélia (Pitty, 2009) e Solitária (A Banda Mais Bonita da Cidade, 2011). Nos inscrevemos nos estudos discursivos, especificamente os realizados por Pêcheux, Orlandi e Zoppi-Fontana. Observamos como a noção de gênero é construída discursivamente e a forma como se produz um discurso sobre o comportamento da mulher, a partir do século XIX, sustentado em pré-construídos da família tradicional patriarcal, da obediência e da submissão. Mostramos o modo como as condições de produção promovem deslocamentos e repetições no discurso sobre a mulher contemporaneamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julyene Oliveira Teixeira, UNEMAT

Pesquisadora do projeto Mulheres em Discurso: processos de identificação, mídia e sexualidade. Acadêmica do curso de Licenciatura Plena em História da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT.

Silvia Regina Nunes, UNEMAT

Professora Adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso. Doutora em Linguística pela UNICAMP. Docente do Departamento de Letras e Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Linguística da Unemat – Campus de Cáceres.

Referências

ALTHUSSER, Louis. Ideologia e Aparelhos Ideológicos de Estado: notas para uma investigação. In: ZIZEK, Slavoj (org.) Um Mapa da Ideologia. Tradução: Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996. p.105-140.

BEAUVOIR, Simone de. O Segundo Sexo: Fatos e Mitos. Tradução de Sérgio Milliet. 4ªed. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1970.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: Feminismo e subversão da identidade. Tradução: Renato Aguiar. 7ªed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: História da violência nas prisões. 38ªed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

JORNAL A SITUAÇÃO. Às mulheres casadas e por casar. Cuyaba, Anno 1872.

LAGO, Mário e ALVES, Ataulfo. Ai que Saudades da Amélia. Disponível em http://www.vagalume.com.br/mario-lago/ai-que-saudades-da-amelia.html. Acesso em 26.jun.2016.

LEPREVOST, Luiz Felipe, et all. Solitária. Disponível em http://www.vagalume.com.br/a-banda-mais-bonita-da-cidade/solitaria.html. Acesso em 26.jun.2016.

MARTINS, Ana Paula Vosne. Um Sistema Instável: as teorias ginecológicas sobre o corpo feminino e a clínica psiquiátrica entre os séculos XIX e XX. In: SANTOS, Nádia Maria; WADI, Yonissa Marmitt (orgs.). História e loucura: saberes, práticas e narrativas. Uberlândia: EDUFU, 2010. p.15-49.

MARX, Karl. Sobre o suicídio. São Paulo: Boitempo, 2006.

NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. A Genealogia da moral. Tradução de Antonio Carlos Braga. – São Paulo: Editora Escala, 2013.

ORLANDI, Eni Puccinelli. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. 6ªed. – Campinas, SP: Editora Unicamp, 2007.

PÊCHEUX, Michel. Semântica e Discurso. Uma crítica à afirmação do óbvio. Tradução Eni P. Orlandi [et al.] Campinas: Editora da Unicamp, 1997.

PERARO, Maria Adenir. Bastardos do Império. São Paulo: Contexto, 2001.

PITTY. Desconstruindo Amélia. Disponível em http://www.vagalume.com.br/pitty/desconstruindo-amelia.html. Acesso em 26.jun.2016.

SEVCENKO, Nicolau. O prelúdio republicano, astúcias da ordem e ilusões do progresso. In: NOVAIS, Fernando (org.) História da vida privada no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. p.27-28.

SCANDURRA, Edgard. Mariana foi pro Mar. Disponível em https://www.letras.mus.br/ira/983464/. Acesso em 26.jun.2016.

ZOPPI-FONTANA, Mónica Graciela.; BORGES, Águeda Aparecida da Cruz. Mulheres em discurso: processos de subjetivação e práticas de resistência. Simpósio Temático n. 087, http://www.fazendogenero.ufsc.br/10/simposio/view?ID_SIMPOSIO=293 , UFSC, 16 a 20 de setembro de 2013.

Downloads

Publicado

2019-11-18

Como Citar

Teixeira, J. O., & Nunes, S. R. (2019). DISCURSOS SOBRE O COMPORTAMENTO DA MULHER: O PAPEL DA MEMÓRIA NA RELAÇÃO ENTRE JORNALISMO E MÚSICA/DISCOURSES ABOUT WOMAN’S BEHAVIOUR: THE MEMORY ROLE ON THE RELATION BETWEEN JOURNALISM AND MUSIC. Revista ECOS, 26(1). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/4170

Edição

Seção

LINGUÍSTICA/ LÍNGUA PORTUGUESA