AQUISIÇÃO DA SÍLABA COMPLEXA NA SÍNDROME DE DOWN: HÁ ESPECIFICIDADE?/ACQUISITION OF COMPLEX SYLLABLE IN DOWN SYNDROME: IS THERE SPECIFICITY?

Autores

  • Micheline Ferraz Santos UNEMAT
  • Nirvana Ferraz Santos Sampaio UNICAMP
  • Carla Salati Almeida Ghirello-Pires UNICAMP/ UESB

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar resultados referentes ao acompanhamento da aquisição na escrita/oralidade do ataque ramificado (Consoante-Consoante-Vogal/CCV) de uma criança com Síndrome de Down, MV, com a finalidade de intervir no desenvolvimento da escrita e da oralidade dessa criança no que se refere à sílaba CCV. Para tanto, consideramos que todas as crianças podem aprender se lhes forem dadas as condições necessárias. Para análise das estruturas silábicas, buscamos aporte teórico no modelo fonológico não-linear para explicar o padrão silábico do português do Brasil. As intervenções foram realizadas no Laboratório de Neurolinguística, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Brasil. Os dados foram qualitativamente analisados. Os resultados mostram que MV, com a mediação do outro, vem adquirindo autonomia na aquisição da oralidade e escrita das palavras que tenham a sílaba CCV, o que desperta um olhar para o sujeito e sua linguagem para além da condição sindrômica.

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Biografia do Autor

Micheline Ferraz Santos, UNEMAT

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Nirvana Ferraz Santos Sampaio, UNICAMP

Doutora em Linguística pela UNICAMP, professora do quadro permanente do PPGLin/UESB.

Carla Salati Almeida Ghirello-Pires, UNICAMP/ UESB

Doutora em Linguística pela UNICAMP, professora do quadro permanente do PPGLin/UESB.

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Publicado

2019-11-18

Como Citar

Santos, M. F., Sampaio, N. F. S., & Ghirello-Pires, C. S. A. (2019). AQUISIÇÃO DA SÍLABA COMPLEXA NA SÍNDROME DE DOWN: HÁ ESPECIFICIDADE?/ACQUISITION OF COMPLEX SYLLABLE IN DOWN SYNDROME: IS THERE SPECIFICITY?. Revista ECOS, 26(1). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/4171

Edição

Seção

LINGUÍSTICA/ LÍNGUA PORTUGUESA