FUNCIONAMENTO DOS NOMES PRÓPRIOS

Autores

  • Sandra Raquel Almeida Cabral Hayashida
  • Gleide Amaral Santos

Resumo

Os nomes produzem um efeito de estabilidade, de unicidade, como se eles apenas servissem para referenciar lugares, pessoas e instituições. Neste trabalho, propomo-nos a pensar os nomes próprios das escolas do município de Cáceres-MT para mostrar que o processo de nomeação das instituições educacionais vai muito além do que simplesmente especificar uma escola. O processo de nomeação está relacionado com a história da sociedade, de seus sujeitos e de suas instituições, por isso os nomes são carregados de sentidos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

FERREIRA MENDES, Natalino. História de Cáceres. Cáceres-MT, 1978.

______. Efemérides cacerenses. Cáceres-MT, Volumes I e II, 1992.

______. Memórias cacerenses. Cáceres-MT, 1998.

GUIMARÃES. Eduardo. Semântica do Acontecimento. Campinas, SP: Pontes, 2002.

KARIM, Taisir Mahmudo. Em se falando de Igrejas... In: Revista de Estudos Acadêmicos. N° 005. Cáceres-MT: Departamento de Letras/Unemat, 2001.

MARTINS E SILVA, Vera Regina. A Significância da Designação. Trabalho desenvolvido na disciplina de Tópicos em Semântica do Doutorado em Linguística/Unicamp, 1998.

PEREIRA LEITE. Luís Fhillipe. Vila Maria dos meus maiores. São Paulo, 1978.

ZATTAR, Neuza. Era uma vez nome de ruas... In: Revista de Estudos Acadêmicos. N° 004. Cáceres-MT: Departamento de Letras/Unemat, 2000.

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO. Resolução 384/2001.

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO. Resolução 150/1999.

LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO Nº 9394/1996.

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE MATO GROSSO LEI COMPLEMENTAR N. 49/1998.

Cooperativa Mista do trabalho interdisciplinar Ltda.Mapa n° 8 - Instituição de Ensino - de 2007 -do planejamento urbano de Cáceres em 2007.

Downloads

Publicado

2014-09-15

Edição

Seção

LINGUÍSTICA/ LÍNGUA PORTUGUESA