LITERATURA E HISTÓRIA: OS LIAMES DA FICÇÃO NO ROMANCE HISTÓRICO MULHERES DE CINZAS, DE MIA COUTO/LITERATURE AND HISTORY: THE LIAMES OF FICTION IN THE HISTORICAL ROMANCE MULHERES DE CINZAS, BY MIA COUTO

Autores

  • Ana Claudia Servilha Martins UNEMAT
  • Agnaldo Rodrigues da Silva UNEMAT

Resumo

Mulheres de cinzas (2015), primeiro romance da trilogia miacoutiana, apresenta inúmeros elementos que transitam entre a História da África e os liames da ficção, tendo como tema as ocupações sofridas pelo continente africano durante o período colonial, mais especificamente no sul de Moçambique. Essa região era denominada de Estado de Gaza e governada pelo último e grande imperador: Ngungunyane (ou Gungunhane). Identifica-se nessa narrativa o cuidado dispensado aos aspectos históricos de um passado que se faz vivo nas lembranças de muitos moçambicanos. A obra privilegia dois personagens: Imani e o militar português Germano, a fim de discutir as múltiplas identidades construídas a partir do trânsito desses protagonistas. Desse modo, a narrativa discute as várias possibilidades, bem como os olhares possíveis sobre os acontecimentos históricos de Moçambique, as estruturas políticas demarcadas pelos processos desterritorização e reterritorialização do continente, a partir da Conferência de Berlim.

PALAVRAS-CHAVE: Literatura moçambicana; Mia Couto; Mulheres de Cinzas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Claudia Servilha Martins, UNEMAT

Mestra em Estudos Literários pela Universidade do Estado de Mato Grosso. Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Estudos Literários /PPGEL - UNEMAT, sob a orientação do Prof. Dr. Agnaldo Rodrigues da Silva.

Agnaldo Rodrigues da Silva, UNEMAT

Doutor da Universidade do Estado de Mato Grosso, Curso de Letras e Programa de Pós-graduação em Estudos Literários.

Referências

BHABHA, Homi K. O Local da cultura. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2001.

. A questão do Outro: diferença, discriminação e o discurso do colonialismo. Trad. Francisco C. L. Júnior. In: HOLANDA, Heloisa Buarque (Org.). Pós-modernismo e Política. Rio de Janeiro: Rocco, 1992.

CAVACAS, Fernanda. Mia Couto: Pensatempos e improvérbios. Lisboa: Mar Além; Instituto Camões, 2000.

COUTO, Mia. Mulheres de cinzas. 1. ed. 2. reimp. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

FONSECA, Ana Margarida. O lugar do outro: representações da identidade nas narrativas de Mia Couto e José Eduardo Agualusa. Diacrítica: dossier de literatura comparada. Universidade do Minho: Húmus.

HALL, Stuart. Identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2003.

HALBWACHS, M. A memória coletiva. Trad. de Beatriz Sidou. São Paulo: Centauro, 2006.

LE GOFF, Jacques. História e Memória. Tradução de Bernardo Leitão. São Paulo: Editora da Unicamp, 1996.

MACEDO, Tania; MAQUÊA, Vera. Literaturas de língua portuguesa: marcos e marcas. Moçambique. São Paulo: Arte e Ciência, 2007.

OTTO, Rudolf. O sagrado: os aspectos irracionais na noção do divino e sua relação com o racional. São Leopoldo: Sinodal; Petrópolis: Vozes,

PADILHA, L. C. Entre a voz e a letra: o lugar da ancestralidade na ficção angolana do séculoXX. Niterói: EDUFF, 1995.

SAID, Edward. W. Cultura e Imperialismo. Tradução Denise Bottman. São Paulo: Companhia das letras, 1995.

SOUSA, Fernando de. O Jornal de Notícias e a Revolta de 31 de Janeiro de 1891. Revista da Faculdade de Letras. História, Porto, série II, v. 07, p. 439-453, 1990. Disponível em:

<http://ler.letras.up.pt/site/default.aspx?qry=id04id18id299&sum=sim>. Acesso em: 22 mar. 2019.

. Reflexões sobre o exílio e outros ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

TORRES, Léia da Silva Gomes. Entre literatura e opinião: Vida Intelectual de Mia Couto pelas obras Antes de Nascer o Mundo e Pensatempos. Tangará da Serra- MT, 2014.

TUTIKIAN, Jane. Velhas identidades novas - o pós-colonialismo e a emergência das nações de Língua Portuguesa. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 2006.

TUTIKIAN, Jane; CONTE, Daniel (Orgs). Palavra Nação. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2012.

Downloads

Publicado

2021-01-02

Como Citar

Martins, A. C. S., & Silva, A. R. da. (2021). LITERATURA E HISTÓRIA: OS LIAMES DA FICÇÃO NO ROMANCE HISTÓRICO MULHERES DE CINZAS, DE MIA COUTO/LITERATURE AND HISTORY: THE LIAMES OF FICTION IN THE HISTORICAL ROMANCE MULHERES DE CINZAS, BY MIA COUTO. Revista ECOS, 29(2). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/5103

Edição

Seção

LITERATURA

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 > >>