O MAR, O RIO E A MATERNIDADE NA POESIA DE ALDA LARA/THE SEA, THE RIVER AND MOTHERHOOD IN ALDA LARA'S POETRY

Autores

  • Sávio Roberto Fonseca de Freitas UFPB (Campus IV-Mamanguape)

Resumo

Resumo: O objetivo deste artigo é desenvolver uma análise da poesia de Alda Lara, mostrando como as metáforas do mar, do rio e da maternidade corroboram como o trânsito poético da escrita de autoria feminina em consonância com o movimento da angolanidade mesmo que em territórios de ubiquidade, uma vez que Angola e Portugal funcionam como espaço de reflexão da referida escritora angolana.

Palavras-chave: Poesia; Angolanidade; Escrita de Autoria Feminina.

Biografia do Autor

Sávio Roberto Fonseca de Freitas, UFPB (Campus IV-Mamanguape)

Professor de Literaturas de Língua Portuguesa no Departamento de Letras da UFPB (Campus IV-Mamanguape) e no Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPB (Campus I -João Pessoa).

Referências

CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Allain. Dicionário de símbolos. Rio de Janeiro: Editora José Olympio, 2006.

LARA, Alda. Poemas. Porto: Vertente, 1984.

MATA, Inocência. Literatura Angolana: Silêncios e Falas de Uma Voz Inquieta. Lisboa: Mar Além, 2001/Luanda: Kilombelombe, 2001

PEREIRA, Érica Antunes. De missangas e catanas: construção social do sujeito feminino em poemas angolanos, caboverdianos, moçambicanos e sãotomenses (análises das obras de Alda Espírito Santo, Alda Lara, Conceição Lima, Noémia de Sousa, Paula Tavares e Vera Duarte. Tese de Doutorado: USP, São Paulo, 2010.

____________________. Secreta encruzilhada: duas vozes femininas que (se) (trans)formam (n)a poesia angolana. Revista Scripta: PUC Minas, 2009, v.13, n.25, p.127-144.

PASSOS, Joana. Alda Lara: figura fundadora da poesia angolana. Humanidades: Novos Paradigmas de conhecimento e da Investigação, Minho, 2013.

PESSOA, Fernando. Poemas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.

SILVA, Fabio Mario; SILVA, Paulo Geovane e. Um canto triste de versos de maresia. Uma leitura da poética de Alda Lara. In: Interfacis, Belo Horizonte: FACISA, v.4, n.1, 2018, pp 20-34.

Downloads

Publicado

02/01/2021

Como Citar

Freitas, S. R. F. de. (2021). O MAR, O RIO E A MATERNIDADE NA POESIA DE ALDA LARA/THE SEA, THE RIVER AND MOTHERHOOD IN ALDA LARA’S POETRY. Revista ECOS, 29(2). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/5113

Edição

Seção

LITERATURA