DO ERRO À CRIATIVIDADE EM REDAÇÕES DE VESTIBULAR/FROM ERROR TO CREATIVITY IN BRAZILIAN STUDENTS ESSAYS
Resumo
O objetivo, neste artigo, é demonstrar a contribuição da atividade epilinguística para se pensar a relação entre criatividade e erro em ocorrências linguísticas de deslocamentos enunciativos temporais. O epilinguismo é uma atividade metalinguística pré-conciente que permite articular a Teoria das Operações Enunciativas ao ensino e aprendizagem de produção e interpretação de textos. Defendemos que essa atividade traz condições para a teorização de como os sujeitos enunciadores produzem significação na leitura e na escrita. O resultado dessa reflexão apontou que o relato e a interpretação não são formas de enunciação tão estáveis quanto parecem ser. A partir disso, concluiu-se que a noção de criatividade e erro assume outro sentido à luz do quadro culioliano: a criatividade é de fundamento e a avaliação positiva ou negativa dessas ocorrências são apenas estabilizações possíveis, cristalizadas pelos sujeitos enunciadores. Os deslocamentos enunciativos comprometem, em alguns casos, os textos, mas também podem ser pensados como potenciais que alargam a espessura dialógica dos sujeitos.
Palavras-Chave: Atividade Epilinguística; Tempo, Modo e Aspecto; Enunciação; Ensino e Aprendizagem.
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