DO ERRO À CRIATIVIDADE EM REDAÇÕES DE VESTIBULAR/FROM ERROR TO CREATIVITY IN BRAZILIAN STUDENTS ESSAYS

Autores

  • Marilia Blundi Onofre UFSCar, São Carlos, SP
  • Stéfano Grizzo Onofre Academia da Força Aérea de Pirassununga, SP.

Resumo

O objetivo, neste artigo, é demonstrar a contribuição da atividade epilinguística para se pensar a relação entre criatividade e erro em ocorrências linguísticas de deslocamentos enunciativos temporais. O epilinguismo é uma atividade metalinguística pré-conciente que permite articular a Teoria das Operações Enunciativas ao ensino e aprendizagem de produção e interpretação de textos. Defendemos que essa atividade traz condições para a teorização de como os sujeitos enunciadores produzem significação na leitura e na escrita. O resultado dessa reflexão apontou que o relato e a interpretação não são formas de enunciação tão estáveis quanto parecem ser. A partir disso, concluiu-se que a noção de criatividade e erro assume outro sentido à luz do quadro culioliano: a criatividade é de fundamento e a avaliação positiva ou negativa dessas ocorrências são apenas estabilizações possíveis, cristalizadas pelos sujeitos enunciadores. Os deslocamentos enunciativos comprometem, em alguns casos, os textos, mas também podem ser pensados como potenciais que alargam a espessura dialógica dos sujeitos.

Palavras-Chave: Atividade Epilinguística; Tempo, Modo e Aspecto; Enunciação; Ensino e Aprendizagem.

Biografia do Autor

Marilia Blundi Onofre, UFSCar, São Carlos, SP

Professora Doutora do Programa de Pós Graduação em Linguística da UFSCar, São Carlos, SP.

Stéfano Grizzo Onofre, Academia da Força Aérea de Pirassununga, SP.

Professor Doutor da Academia da Força Aérea de Pirassununga, SP.

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Publicado

02/01/2021

Como Citar

Onofre, M. B., & Onofre, S. G. (2021). DO ERRO À CRIATIVIDADE EM REDAÇÕES DE VESTIBULAR/FROM ERROR TO CREATIVITY IN BRAZILIAN STUDENTS ESSAYS. Revista ECOS, 29(2). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/5120

Edição

Seção

LINGUÍSTICA