A CONCEPÇÃO CULIOLIANA DE LINGUAGEM: DESDOBRAMENTOS NO ENSINO DA ESCRITA/THE CULIOLIAN CONCEPTION OF LANGUAGE: UNFOLDINGS IN TEACHING OF WRITING

Autores

  • Milenne Biasotto Universidade Federal da Grande Dourados.

Resumo

Este artigo tem por objetivo demonstrar como é possível articular, no ensino da escrita, a concepção de linguagem desenvolvida por Antoine Culioli (1990; 1999a; 1999b) e a noção de reconstrução da discursividade na escrita, proposta por Guedes (2009) e testada por Biasotto e Conceição (2015) e Conceição (2000; 2016). Esta articulação é observável no processo de escrita/reescrita desenvolvido com alunos do curso de Letras da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), em uma disciplina denominada Escrita e Ensino. A prática pedagógica da reconstrução da dicursividade, aliada à concepção de linguagem culioliana, permite aos escreventes desenvolver melhor suas habilidades de escrita, manifestando um maior controle sobre as atividades de linguagem (representação, referenciação e regulação).       

Palavras-chave: Ensino da escrita; Teoria das Operações Enunciativas; Reconstrução da discursividade; Qualidades discursivas; Concepção de linguagem.

Biografia do Autor

Milenne Biasotto, Universidade Federal da Grande Dourados.

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa e professora adjunta na Universidade Federal da Grande Dourados.

Referências

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Publicado

02/01/2021

Como Citar

Biasotto, M. (2021). A CONCEPÇÃO CULIOLIANA DE LINGUAGEM: DESDOBRAMENTOS NO ENSINO DA ESCRITA/THE CULIOLIAN CONCEPTION OF LANGUAGE: UNFOLDINGS IN TEACHING OF WRITING. Revista ECOS, 29(2). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/5122

Edição

Seção

LINGUÍSTICA