A CONCEPÇÃO CULIOLIANA DE LINGUAGEM: DESDOBRAMENTOS NO ENSINO DA ESCRITA/THE CULIOLIAN CONCEPTION OF LANGUAGE: UNFOLDINGS IN TEACHING OF WRITING

Autores

  • Milenne Biasotto Universidade Federal da Grande Dourados.

Resumo

Este artigo tem por objetivo demonstrar como é possível articular, no ensino da escrita, a concepção de linguagem desenvolvida por Antoine Culioli (1990; 1999a; 1999b) e a noção de reconstrução da discursividade na escrita, proposta por Guedes (2009) e testada por Biasotto e Conceição (2015) e Conceição (2000; 2016). Esta articulação é observável no processo de escrita/reescrita desenvolvido com alunos do curso de Letras da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), em uma disciplina denominada Escrita e Ensino. A prática pedagógica da reconstrução da dicursividade, aliada à concepção de linguagem culioliana, permite aos escreventes desenvolver melhor suas habilidades de escrita, manifestando um maior controle sobre as atividades de linguagem (representação, referenciação e regulação).       

Palavras-chave: Ensino da escrita; Teoria das Operações Enunciativas; Reconstrução da discursividade; Qualidades discursivas; Concepção de linguagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Milenne Biasotto, Universidade Federal da Grande Dourados.

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa e professora adjunta na Universidade Federal da Grande Dourados.

Referências

BIASOTTO, M.; CONCEIÇÃO, R. I. S. O processo de reescrita mediado pela correção: mecanismos de parafrasagem. Raído, Dourados, MS, v.9 , n.18, jan./jun. 2015.

CONCEIÇÃO R.I.S. Da redação escolar ao discurso: um caminho a reconstruir. Linguagem & Ensino, Pelotas, vol. 3, n. 2, p.109-133, 2000.

CONCEIÇÃO, R. I. S. Ensino da escrita: teoria e prática aplicadas à análise dialógica do discurso, à correção e à reescrita textual. In: GONÇALVES, A. V.; BUIN, E.; CONCEIÇÃO, R. I. S. Ensino de Língua Portuguesa para a contemporaneidade: escrita, leitura e formação de professores. Campinas, SP: Pontes Editores, 2016.

CULIOLI, A. Pour une linguistique de l’énonciation. Opérations et représentations. Tome 1. Paris: Ophrys, 1990.

______. Pour une linguistique de l’énonciation. Opérations et représentations. Tome 2. Paris: Ophrys, 1999a.

______. Pour une linguistique de l’énonciation. Domaine notionnel. Tome 3. Paris: Ophrys, 1999b.

______. Variations sur la linguistique: Entretiens avec Frédéric Fau. Paris, Klincksieck, 2002.

FRANCKEL. J-J. Aspects de la théorie d’Antoine Culioli. In: Langage, v.32, nº 129, 1998. p.52-63.

GUEDES, P. C. Da redação à produção textual. O ensino da escrita. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

ZAVAGLIA, A. Pequena introdução à teoria das operações enunciativas. São Paulo: Humanitas, 2010.

Downloads

Publicado

2021-01-02

Como Citar

Biasotto, M. (2021). A CONCEPÇÃO CULIOLIANA DE LINGUAGEM: DESDOBRAMENTOS NO ENSINO DA ESCRITA/THE CULIOLIAN CONCEPTION OF LANGUAGE: UNFOLDINGS IN TEACHING OF WRITING. Revista ECOS, 29(2). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/5122

Edição

Seção

LINGUÍSTICA