O SUJEITO FEMININO NA CONSTRUÇÃO POÉTICA DE ENTRAVES/THE FEMALE SUBJECT IN THE POETIC CONSTRUCTION OF ENTRAVES

Autores

  • Valdirene Baminger Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso

Resumo

É isso que nos provoca Entraves (2017), o excelente livro inaugural da poeta Divanize Carbonieri. Composto por trinta poemas, entre eles o que dá nome ao título, o livro foi agraciado com o prêmio Mato Grosso de Literatura em 2017. Embora a obra não seja apenas sobre bloqueios e dificuldades, há que se admitir que, talvez premeditada e metalinguísticamente, o modo como os poemas foram construídos parece oferecer diminutos entraves à compreensão, submetendo o leitor desavisado a um esforço maior para absorver os sentidos. Mas, longe de ser uma desvantagem, isso confere ainda maior autenticidade à preciosa obra da autora. Por meio de vocábulos fortes e, por vezes, incomuns, o receptor é conduzido a um amálgama de situações relacionadas aos estranhamentos, às impossibilidades e aos empecilhos que a realidade nos impõe.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdirene Baminger Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal de Mato Grosso e professora da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso.

Referências

CARBONIERI, Divanize. Entraves. Cuiabá: Carlini & Caniato, 2017.

QUINTANA, Mário. A revelação in A vaca e o hipogrifo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.

Downloads

Publicado

2021-01-02

Como Citar

Oliveira, V. B. (2021). O SUJEITO FEMININO NA CONSTRUÇÃO POÉTICA DE ENTRAVES/THE FEMALE SUBJECT IN THE POETIC CONSTRUCTION OF ENTRAVES. Revista ECOS, 29(2). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/5126

Edição

Seção

RESENHAS