O QUE É UMA TAREFA SEGUNDO A ABORDAGEM POR TAREFAS?/WHAT IS A TASK WITHIN THE TASK-BASED APPROACH PERSPECTIVE?

Autores

  • Flávia Vaz de Oliveira Universidade de Brasília
  • Joara Martin Bergsleithner Universidade de Brasília (LET/UNB)

Resumo

A busca por melhores formas de ensino de línguas tem sido feita em todos os elementos que constituem a língua. Entre as propostas teórico-metodológicas que surgiram nas últimas décadas, a Abordagem Baseada em Tarefas, conhecida internacionalmente como Task-Based Approach (BYGATE; SKEHAN; SWAIN, 2001; ELLIS, 1984, 2003; SKEHAN, 1996, 2003; WILLIS, 1996, 2004, WILLIS; WILLIS, 2007), vem se desenvolvendo como uma alternativa que possibilita o ensino de uma segunda língua (L2) através do ensino com foco na comunicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Vaz de Oliveira, Universidade de Brasília

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade de Brasília (PGLA/UNB) e Professora de Espanhol do Colégio Militar de Brasília (CMB).

Joara Martin Bergsleithner, Universidade de Brasília (LET/UNB)

Doutora em Letras/Inglês e Literatura Correspondente pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2007); Pós-Doutora na área de Psicolinguística, na Georgetown University, Washington, DC (2015-2016); e Professora Adjunta do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução da Universidade de Brasília (LET/UNB), do Instituto de Letras - graduação e pós-graduação.

Referências

BEYER, K; PENNA, A. (1972). Concepts in social studies. Washington D.C.: National Council for the social studies. Bulletin 45.

BREEN, M.P. Process syllabuses for the language classroom. In: BRUMFIT, C. J. (ed). General English syllabus design. Oxford: Pergamon Press and the British Council, 1984.

BYGATE, M; SKEHAN, P; SWAIN, M. (eds.) Researching pedagogic tasks: Second language learning, teaching and testing. Harlow: Pearson Education, p. 99-118, 2001.

DÖRNYEI, Z. Task motivation: What makes an L2 task engaging? In Z. Wen & M. J. Ahmadian (Eds.), Researching L2 task performance and pedagogy: In honour of Peter Skehan (p. 53-66). Amsterdam: John Benjamins, 2019.

ELLIS, Rod. Understanding Second Language Acquisition. Oxford: OUP, 1995.

______. Task-based language research and language pedagogy. Language Teaching Research, USA, v.4, n.3, p. 193-220, 2000.

________. Task-based learning and teaching. Oxford: Oxford University Press, 2003.

ESTAIRE, S.; ZANÓN, J. Planning Classwork. A task-based Approach. Heinnemann, 1994.

FINGER, I. Psicologia do Bilinguismo. 2016, p. 48. Disponível em:

https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/148367/001000460.pdf?sequence=1. Acesso em: 18 nov. 2020.

LONG, M.H. The role of instruction in second language acquisition: Task-based Language Teaching. In: K. HYLTENSTAM; PIENEMANN, M. (eds), Modelling and assessing second language acquisition. San Diego, CA: College-Hill Press, p. 77-99, 1985.

MARTÍN PERIS, E. Libros de texto y tareas. In: La enseñanza de español mediante tareas. Madrid: Edinumen, 1999, p. 25-52.

MARTÍN PERIS, E. Textos, variedades lingüísticas y modelos de lengua en la enseñanza del español como lengua extranjera. CARABELA, 50, p. 103-137, Madrid, 2001.

NUNAN, D. Designing tasks for the communicative classroom. Cambridge: Cambridge University Press, 1989.

______. Task-based language teaching. Cambridge: CUP, 2004.

PRABHU, N. Second language pedagogy: a perspective. Oxford: Oxford University Press, 1987.

RICHARDS, J.C. & RODGERS, T. Approaches and Methods in Lenguage Teaching. 3.e.d. New York: Cambridge University Press, 2014

SALAZAR, M. G. Didáctica de Segundas Lenguas y Lenguas Extranjeras en educación infantil y primaria. Colección Didáctica y Desarrollo. Ediciones Paraninfo, S. A., p. 93, 2019.

SKEHAN, P. A framework for the implementation of task-based instruction. Applied Linguistics 17, p.38-62, 1996.

SKEHAN, P., & FOSTER, P. Cognition and tasks. In P. Robinson (Ed.), Cognition and second language instruction (p. 183-205), 2001.

SKEHAN, P. Task-based instruction. Cambridge University Press, 2003.

WILLIS, J. A Framework for Task-Based Learning. Harlow: Longman, 1996.

______. Perspectives on Task-Based instruction: understanding our practices, acknowledging different practitioners. Georgetown University Press, 2004.

WILLIS, D; WILLIS, J. Doing task-based teaching. Oxford: Oxford University Press, 2007.

ZANÓN, J. (Coord.) La enseñanza del español mediante tareas. Madrid: Edinemen, 1999.

Downloads

Publicado

2021-01-02

Como Citar

Oliveira, F. V. de, & Bergsleithner, J. M. (2021). O QUE É UMA TAREFA SEGUNDO A ABORDAGEM POR TAREFAS?/WHAT IS A TASK WITHIN THE TASK-BASED APPROACH PERSPECTIVE?. Revista ECOS, 29(2). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/5127

Edição

Seção

RESENHAS