DO SILÊNCIO E DO TRÁGICO: UMA LEITURA DE OS CAMINHANTES DE SANTA LUZIA, DE RICARDO RAMOS

Autores

  • Dante Gatto
  • Elcione Ferreira Silva

Resumo

O objetivo deste artigo está em apresentar aspectos da estética de Ricardo Ramos que se entrelaçam: o silêncio e o trágico. Tomamos como objeto a novela Os caminhantes de Santa Luzia e trabalhamos, analiticamente, dois capítulos. O desempenho do narrador evidencia-se significativo. O suporte teórico, neste sentido, foi Norman Friedman, conforme ele apresentou em “O ponto de vista na ficção: o desenvolvimento de um conceito crítico”. No caso, o emprego da onisciência seletiva múltipla adequadamente identifica a interação das personagens com o espaço. A teoria sobre o espaço de Osman Lins, conforme ele identificou na romanesca de Lima Barreto, esclarece que as personagens ambientalizam o espaço e este as caracteriza. O trágico foi amparado pela produtiva tensão entre Dioniso e Apolo, conforme Nietzsche argumentou em O nascimento da tragédia: helenismo e pessimismo. Utilizamos, ainda, as reflexões de Lukács em A teoria do romance para entender como criamos a produtividade do espírito e nos perdemos nesse processo que se constitui situação verdadeiramente trágica em que o silêncio nos resgata da palavra tornada venenosa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOSI, Alfredo. Céu, inferno. São Paulo: Ática, 1988.

ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano. Tradução de Rogério Fernandes. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

FRIEDMAN, Norman. O ponto de vista na ficção: o desenvolvimento de um conceito crítico. Revista USP, São Paulo, n.53, p.166-182, março/maio 2002.

GATTO, D. A Tragédia na ficção de Mário de Andrade. Assis, 2004. 366f. Tese (Doutorado em Letras) – Faculdade de Ciências e Letras, Campus de Assis, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. GATTO, Dante. Mario de Andrade: de Mademoiselle Iolanda a Fräulein Elza. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, v. 2, n. 2, 2002. Semestral. Disponível em: <http://linguagem.unisul.br/paginas/ensino/pos/linguagem/0202/02.htm>. Acesso em: 20 nov. 2013.

LINS, O. Lima Barreto e o Espaço romanesco. São Paulo: Ática, 1976. (Ensaios, 20).

LUKÁCS, Georg. A teoria do romance: um ensaio histórico-filosófico. 2. ed. Tradução de José Marcos Mariani de Macedo. São Paulo: Duas Cidades, 2009.

NIETZSCHE, F. W. O Nascimento da tragédia ou helenismo e pessimismo. Trad. J. Guinsburg. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

ORTEGA Y GASSET, José. A ideia do Teatro. São Paulo: Perspectiva, 1978.

PINTO, A. J. A. Literatura descalça: a narrativa "para jovens" de Ricardo Ramos. São Paulo: Arte & Ciência; Assis: Núcleo Editorial Proleitura, 1999.

RAMOS, Ricardo. Os Caminhantes de Santa Luzia. 3.ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1984.

TOMACHEVSKI, B. et. Al. Teoria da literatura: formalistas russos. 4. ed. Porto Alegre: Globo, 1978.

Downloads

Publicado

2014-09-15

Como Citar

Gatto, D., & Silva, E. F. (2014). DO SILÊNCIO E DO TRÁGICO: UMA LEITURA DE OS CAMINHANTES DE SANTA LUZIA, DE RICARDO RAMOS. Revista ECOS, 16(1). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/52