D. AQUINO CORRÊA E D. PEDRO CASALDÁLIGA: ENTRE O UNIVERSO TELÚRICO, A FÉ E O PODER
Resumo
D. Aquino Corrêa (1885-1956) e D. Pedro Casaldáliga (1928) constituem duas figuras emblemáticas no conjunto da produção literária brasileira. Os poetas aproximam-se na construção do sentimento poético-religioso e se afastam na estrutura e no tratamento dos temas. De um lado, o religioso-telúrico; de outro, o religioso-profético e utópico em que a forma e o conteúdo estão ligados a um papel social que ambos exerceram (e exercem) na sociedade. Como objeto desta reflexão, a análise de parte da produção poética de ambos encontra-se num lugar simbólico de conteúdo dialético, possibilitando dizer o momento histórico da criação literária de/em Mato Grosso.Downloads
Referências
ARAÚJO, Maria do Socorro de Sousa. Territórios amazônicos e o Araguaia mato-grossense: configurações de modernidade, políticas de ocupação e civilidade para os sertões. Tese de doutorado. IFCH/UNICAMP, 2013.
BOURDIEU, Pierre. As regras da arte: gênese e estrutura do campo literário. Trad. Maria Lúcia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Tradução de Fernando Tomaz. 13 ed. Rio de Janeiro Bertrand Brasil, 2010.
CASALDÁLIGA, Pedro. Versos adversos: antologia. São Paulo: Editora Perseu Abramo, 2006.
CORRÊA, Aquino (D.). Obras. Poética:Terra Natal. Vol. 1. Organização Corsíndio Monteiro da Silva. Comemorativa do centenário de nascimento do autor. Brasília, 1985.
ESCRIBANO, Francesco. Descalço sobre a terra vermelha. Campinas: Editora da Unicamp, 2000.
GUIMARÃES NETO, Regina Beatriz. A lenda do ouro verde: política de colonização no Brasil contemporâneo. Cuiabá: UNICEN Publicações, 2002.
SAID, Edward. Representações do intelectual: as conferências Reith de 1993. Trad. Milton Hatoum. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
SANTOS, Edson Flávio. Cercas malditas: poesia, utopia e revolução em D. Pedro Casaldáliga. Dissertação de Mestrado em Estudos Literários. PPGEL/UNEMAT, 2011.
VALÉRIO, Mairon Escorsi. Entre a cruz e a foice: D. Pedro Casaldáliga e a significação religiosa. Jundiaí-SP: Paco Editorial, 2012.