O MARAVILHOSO NA LITERATURA INFANTIL: UMA ABORDAGEM EM A CIDADE SEM SOL DE LUCINDA NOGUEIRA PERSONA/THE WONDERFUL IN CHILD LITERATURE: AN APPROACH IN LUCINDA NOGUEIRA PERSONA'S THE CITY WITHOUT SUN
Palavras-chave:
Literatura Infantil-Juvenil. Maravilhoso. Lucinda Nogueira Persona.Resumo
Este trabalho visa analisar a obra A cidade sem Sol (2000) da escritora mato-grossense Lucinda Nogueira Persona sob a perspectiva do Maravilhoso na literatura infanto-juvenil. Entendemos que a Literatura Infantil é uma fonte enriquecedora de conhecimento e informação, e oferece um método prazeroso e lúdico para que as crianças possam enveredar no mundo da leitura. Evidencia-se nesta análise o quanto a literatura infantil está presente na contemporaneidade e como pode ser uma grande aliada no processo de conhecimento e humanização do leitor infanto/juvenil. O nosso trabalho tem embasamentos teórico dos autores Regina Zilbermam (2005), Tzvetan Todorov (2010), entre outros, a fim de ressaltar as imagens arquetípicas que compõem o imaginário infantil criado pela autora considerando a importância dos mitos e das simbologias que configuram uma assídua busca pela humanização e formação do ser leitor.
Downloads
Referências
COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2012.
COELHO, N. N. Panorama histórico da literatura infanto/juvenil. São. Paulo. Ática, 1991.
MARINHO, Carolina. Poéticas do Maravilhoso no cinema e na literatura. Belo Horizonte. Autentica Editora, 2009.
MARTINS, M. H. O que é leitura. Editora Brasiliense S/A, 1982. MENDES, N. F. Anhuma do pantanal: poesia da terra. Cáceres - MT, 1993.
MIGUEZ, F. Na arte-manhas do imaginário infantil: O lugar da Literatura na sala de aula. Rio de Janeiro: Zeus, 2000.
TODOROV, T. Introdução a literatura fantástica. São Paulo: Perspectiva S.A, 1992.
PAZ, Octavio. O arco e a lira. 2 ed. Tradução de Olga Sawary. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982.
PAZ, Octavio. Signos em rotação. Tradução de Sebastião Uchoa Leite. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 1976.