METODOLOGIA DE ENSINO DE LEITURA SEMÂNTICO-ENUNCIATIVA: UMA ANÁLISE PILOTO A PARTIR DOS PROCESSOS DE (RE)NOMEAÇÃO DE FORMIGA-MG/METHODOLOGY FOR TEACHING SEMANTIC-ENUNCIATIONAL READING: A PILOT ANALYSIS FROM THE (RE)NAMATION PROCESSES OF FORMIGA-MG

Autores

  • Ana Carolina Sandroni-Santos Universidade Vale do Rio Verde (UninCor)
  • Jocyare Souza Universidade Vale do Rio Verde (UninCor)

Palavras-chave:

Semântica do Acontecimento. Educação Básica. Cultura local. História local. Metodologia de ensino de leitura.

Resumo

Neste artigo, apresentamos uma proposta de metodologia de ensino de leitura da cultura e história local para a Educação Básica, fazendo uso da teoria Semântica do Acontecimento (GUIMARÃES, 2002). Tomamos como materialidade linguística, na metodologia, textos que contam as histórias das cidades, publicados em sites oficiais, com a intenção de que, por meio dos procedimentos de leitura embasados na Semântica do Acontecimento, os leitores possam contar outras histórias, por vezes apagadas ou silenciadas nos textos oficiais. Para melhor compreensão da proposta, este trabalho apresenta a fundamentação sobre a necessidade de contemplar, nas escolas de Educação Básica, o trabalho com a história e cultura local. Ademais, traz de forma suscinta os conceitos básicos da teoria utilizada na metodologia e parte de uma análise piloto realizada sobre a história de Formiga-MG, evidenciando a possibilidade da inserção da Semântica do Acontecimento na Educação Básica como ferramenta inovadora para desenvolvimento de competências e estratégias de leitura.

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Biografia do Autor

Ana Carolina Sandroni-Santos, Universidade Vale do Rio Verde (UninCor)

Universidade Vale do Rio Verde – UninCor. Mestra.

Jocyare Souza, Universidade Vale do Rio Verde (UninCor)

Universidade Vale do Rio Verde – UninCor. Profa. Doutora.

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Publicado

2022-05-14

Como Citar

Carolina Sandroni-Santos, A., & Souza, J. . (2022). METODOLOGIA DE ENSINO DE LEITURA SEMÂNTICO-ENUNCIATIVA: UMA ANÁLISE PILOTO A PARTIR DOS PROCESSOS DE (RE)NOMEAÇÃO DE FORMIGA-MG/METHODOLOGY FOR TEACHING SEMANTIC-ENUNCIATIONAL READING: A PILOT ANALYSIS FROM THE (RE)NAMATION PROCESSES OF FORMIGA-MG. Revista ECOS, 31(2). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/6217

Edição

Seção

LINGUÍSTICA