A CONSTRUÇÃO E ORGANIZAÇÃO DA NOÇÃO ‘MULHER’ A PARTIR DA ATIVIDADE PARAFRÁSTICA DE UMA PROPAGANDA POLÍTICA/THE CONSTRUCTION AND ORGANIZATION OF THE NOTION 'WOMAN' BASED ON THE PARAPHRASTIC ACTIVITY OF A POLITICAL ADVERTISING

Autores

  • Cleiton de Souza Sales Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).
  • Marcos Luiz Cumpri Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).

Palavras-chave:

Teoria das Operações Predicativas e Enuciativas. Paráfrase. Mídias Digitais.

Resumo

No presente artigo, problematiza-se a questão da significação a partir da compreensão de que o sentido é um construto que resulta de processos específicos, como a operação com a linguagem e a articulação do léxico com a gramática. Com base na Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas, fundada por Antoine Culioli, desenvolve-se uma análise metalinguística com o objetivo de compreender o modo como se constrói e se organiza a noção <mulher> num par de enunciados extraído de uma propaganda do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), veiculada em uma plataforma de vídeos na internet. Também são apresentados alguns conceitos constitutivos da teoria para que se pudesse configurar um dispositivo analítico que desse conta de explicitar o comportamento semântico-enunciativo de ‘mulher’, tais como noção, domínio nocional e paráfrase. A partir dessas questões, procurou-se demonstrar o estatuto do exercício parafrástico como uma operação de linguagem produtiva para se pensar na estabilização de sentidos.

Biografia do Autor

Cleiton de Souza Sales, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT.

Marcos Luiz Cumpri, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).

Docente do Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT.

Referências

BIASOTTO, M. Uma abordagem culioliana para o fenômeno da tradução. Cadernos de Tradução (UFSC), v.1, p. 177-16, 2010. Disponível em :https://periodicos.ufsc.br/index.php/traducao/article/view/2175-7968.2010v1n25p177/13962. Acesso: jan. 2020.

CULIOLI, A. Representation, referential processes andregulation.In: CULIOLI, A. Pour une linguistique de l’enonciation. Paris: Ophrys, 1999. p. 177-192. (Traduzido por Albano Dalla Pria)

CUMPRI, M. L. Sobre o conceito de noção: a visão enunciativa do signo linguístico. Palimpsesto, n. 11, Ano 9, 2010. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/palimpsesto/article/view/35819. Acesso: jan. 2020.

FRANCKEL, J.-J.; PAILLARD, D. Aspectos da teoria de Antoine Culioli. Organon, Porto Alegre, nº 40-41, Dezembro-Janeiro, 2006, p. 257-272.

FRANCKEL, J-J. Da referência, referenciação e valores referenciais. In: VOGUÉ, S.; FRENCKEL, J-J.; PAILLARD, D. Linguagem e enunciação: representação, representação e regulação. São Paulo: Contexto, 2011. P. 31-55.

______. A paráfrase linguística. Caderno de Estudos Linguísticos, n. 8, p. 129-134,1985.

SALVIATO-SILVA, A. C. A marca porque em textos escolares: uma proposta para atividades epilinguísticas. 2007. 182f. Tese (Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara, 2007.

ZAVAGLIA, Adriana. Da invariância da linguagem à variância das línguas: contribuição para a elaboração de uma teoria enunciativa da tradução como um caso particular de paráfrase. 2002. 334 f. Tese (Doutorado em Lingüística e Língua Portuguesa) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara, 2002.

______. Pequena introdução à teoria das operações enunciativas. São Paulo: Humanitas, 2010. 164 p.

Publicado

31/12/2021

Como Citar

de Souza Sales, C., & Luiz Cumpri, M. . (2021). A CONSTRUÇÃO E ORGANIZAÇÃO DA NOÇÃO ‘MULHER’ A PARTIR DA ATIVIDADE PARAFRÁSTICA DE UMA PROPAGANDA POLÍTICA/THE CONSTRUCTION AND ORGANIZATION OF THE NOTION ’WOMAN’ BASED ON THE PARAPHRASTIC ACTIVITY OF A POLITICAL ADVERTISING. Revista ECOS, 31(2). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/6218

Edição

Seção

LINGUÍSTICA