RELIGIOSIDADE NO TEATRO MATO-GROSSENSE: UM ESTUDO SOBRE A PEÇA SINAL MISTERIOSO, DE PADRE POMBO.
Resumo
Este ensaio discute o aspecto religioso no teatro de padre Pombo, um dos principais dramaturgos mato-grossenses, cuja produção deu-se na segunda metade do século XX. Como corpus da pesquisa, foi escolhida a peça teatral Sinal Misterioso, devido ao enfoque dado pelo escritor ao aspecto religioso, em um contraponto entre o bem e o mal, o céu e o inferno, a decadência e a ascensão moral do indivíduo.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Referências
CASSIRER, Ernst. Ensaio sobre o homem – introdução a uma filosofia da
cultura humana. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de símbolos. Rio
de Janeiro: José Olympio, 2002.
ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano – a essência das religiões. São
Paulo: Martins Fontes, 2001.
MICHELET, Jules. A bíblia da humanidade. São Paulo: Ediouro, 2001.
POMBO, Pe. Raimundo Conceição. Sinal Misterioso. Niterói: Escola
Industrial Dom Bosco, 1958.
SILVA, Agnaldo Rodrigues. O teatro mato-grossense: história, crítica e
textos. Curitiba: Abrali, 2010.
WILLIAMS, Raymond. Tragédia Moderna. São Paulo: Cosac & Naify,
Publicado
2015-07-06
Edição
Seção
LITERATURA
Como Citar
RELIGIOSIDADE NO TEATRO MATO-GROSSENSE: UM ESTUDO SOBRE A PEÇA SINAL MISTERIOSO, DE PADRE POMBO. (2015). Revista ECOS, 15(2). https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/626