RELIGIOSIDADE NO TEATRO MATO-GROSSENSE: UM ESTUDO SOBRE A PEÇA SINAL MISTERIOSO, DE PADRE POMBO.

Autores

  • Agnaldo Rodrigues da Silva UNEMAT

Resumo

Este ensaio discute o aspecto religioso no teatro de padre Pombo, um dos principais dramaturgos mato-grossenses, cuja produção deu-se na segunda metade do século XX. Como corpus da pesquisa, foi escolhida a peça teatral Sinal Misterioso, devido ao enfoque dado pelo escritor ao aspecto religioso, em um contraponto entre o bem e o mal, o céu e o inferno, a decadência e a ascensão moral do indivíduo.

Referências

CASSIRER, Ernst. Ensaio sobre o homem – introdução a uma filosofia da

cultura humana. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de símbolos. Rio

de Janeiro: José Olympio, 2002.

ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano – a essência das religiões. São

Paulo: Martins Fontes, 2001.

MICHELET, Jules. A bíblia da humanidade. São Paulo: Ediouro, 2001.

POMBO, Pe. Raimundo Conceição. Sinal Misterioso. Niterói: Escola

Industrial Dom Bosco, 1958.

SILVA, Agnaldo Rodrigues. O teatro mato-grossense: história, crítica e

textos. Curitiba: Abrali, 2010.

WILLIAMS, Raymond. Tragédia Moderna. São Paulo: Cosac & Naify,

Downloads

Publicado

06/07/2015

Como Citar

Silva, A. R. da. (2015). RELIGIOSIDADE NO TEATRO MATO-GROSSENSE: UM ESTUDO SOBRE A PEÇA SINAL MISTERIOSO, DE PADRE POMBO. Revista ECOS, 15(2). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/626

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >>