A POLITIZAÇÃO DO ARGUMENTO EM CINZAS DO NORTE

Autores

  • Sergio Francisco Loss Franzin Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Rondônia, em Porto Velho, na função de Diretor de Desenvolvimento do Ensino. Mestre em Letras.

Resumo

Tem-se por objetivo geral demonstrar, no romance Cinzas do Norte, de Milton Hatoum, os principais indicadores da politização do argumento, e por objetivos específicos expor os princípios da argumentação e discutir os indicadores conforme o eixo em que se situam. O trabalho é descritivo e de cunho bibliográfico, envolvendo um estudo literário. O aporte é da análise do discurso. A argumentação, em geral, é desenvolvida por meio de vários princípios, quase sempre condicionados às conveniências focadas em vantagens pessoais. Eles podem ocorrer por meio de repetições mnemônicas, técnicas ou históricas. Legitimações de poder e tentativas de persuasão são seus principais objetivos, tendo-se como método recorrente a propaganda. Em Cinzas do Norte, há três vieses argumentativos politizados (opressão, acomodação e resistência), que repetem algumas fórmulas relativas aos dramas vividos por sujeitos deslocados em busca de um novo lugar, o seu lugar (pressuposto). Dentre eles, destaca-se a resistência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FIORIN, José Luiz. Linguagem e ideologia. São Paulo: Ática, 2007.

HATOUM, Milton. Cinzas do Norte. São Paulo: Companhia das Letras,

MAINGUENEAU, Dominique. Novas tendências em análise do discurso.

São Paulo: Pontes, 1993.

______. Discurso literário. São Paulo: Contexto, 2006.

MAJONE, Domenico. Evidencia, argumentación y persuasión em na formulación de políticas. México: Fondo de Cultura Econômica, 1997.

ORLANDI, Eni P. Discurso e argumentação: um observatório do político.

In: Fórum linguístico. Florianópolis, julho a dezembro de 1998.

______. Análise de discurso: princípios & procedimentos. São Paulo:

Pontes, 2001.

ROCHA, Júlio César Barreto Rocha. Análise intercultural de argumentos.

Compostela: Universidade de Santiago de Compostela, 2003. (Tese de

Doutorado).

Downloads

Publicado

2015-07-08

Como Citar

Loss Franzin, S. F. (2015). A POLITIZAÇÃO DO ARGUMENTO EM CINZAS DO NORTE. Revista ECOS, 14(1). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/653