ENSINO DA GRAMÁTICA DO INGLÊS NO CONTEXTO DA ESCOLA PÚBLICA: CONTEXTUALIZAÇÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA EM AULAS DE INGLÊS/LE

Autores

  • Ana Claudia Jesus (Universidade Estadual de Santa Cruz)
  • Joara Martin Bergsleithner (Universidade de Brasília)

Resumo

O presente estudo teve como objetivo investigar o ensino da gramática do inglês no contexto da escola pública e a contextualização da prática pedagógica, envolvendo forma, significado e função, em aulas de inglês como LE (BERGSLEITHNER, 2002, 2006; CELCE-MURCIA, 1992; LARSEN-FREEMAN, 1991, 1995). Treze professores de treze escolas de Ensino Médio da rede pública estadual de Ilhéus (BA) foram investigados sobre a instrução formal ou o ensino da gramática do inglês. Os dados foram coletados através da aplicação de um questionário e da observação e anotação das práticas pedagógicas dos professores e analisados por meio de uma perspectiva qualitativa e quantitativa. Os resultados mostram que dos professores que contextualizaram o ensino da gramática ou a instrução formal do Inglês/LE, a maioria adotou uma instrução explícita para ensinar os aspectos formais e mencionar as regras gramaticais e, somente um professor intercalou a abordagem explícita e implícita. Os resultados também mostram que, em geral, existe uma relação entre as respostas dos professores a respeito da contextualização do ensino da gramática e sua prática pedagógica da instrução formal em aulas de inglês/LE.

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Publicado

2015-07-08

Como Citar

Jesus, A. C., & Bergsleithner, J. M. (2015). ENSINO DA GRAMÁTICA DO INGLÊS NO CONTEXTO DA ESCOLA PÚBLICA: CONTEXTUALIZAÇÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA EM AULAS DE INGLÊS/LE. Revista ECOS, 14(1). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/656

Edição

Seção

LINGUÍSTICA/ LÍNGUA PORTUGUESA