MIL’ TONS: UMA IDENTIDADE CULTURAL MUSICAL MIL’ TONS: A MUSICAL CULTURAL IDENTITY

Autores

  • Alberto Carlos Souza

Resumo

Estudo que busca discutir os lugares de memória nas obras fonográficas “Minas” e “Geraes”, de Milton Nascimento, lançadas em 1975 e 1976, respectivamente; vistas pela crítica da época como as mais representativas do “movimento” Clube da Esquina. Tais obras foram engendradas num contexto em que o Brasil vivia um momento de forte repressão política, circunstância na qual Milton e seus parceiros percebem a oportunidade de, em “Minas” cantar para dentro, em suas raízes interioranas e, em “Geraes”, cantar para fora, ao incorporar à sua musicalidade elementos latino-americanos. “Minas” e “Geraes” têm o significado de serem “lugares sem frestas”, incapazes de serem tocados por um sistema cuja premissa era a total falta de sensibilidade para o humano e o universal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAHIANA, Ana Maria. Nada será como antes: MPB anos 70 – 30 anos

depois. Rio de Janeiro: Ed. SENAC, 2006.

BORGES, Márcio. Os sonhos não envelhecem: histórias do Clube da

Esquina. São Paulo: Geração Editorial, 1996.

DEL PRIORE, Mary. História da criança no Brasil. 6 ed. São Paulo:

Contexto, 2007.

DUARTE, Maria Dolores Pires do Rio. Travessia: a vida de Milton

Nascimento. Rio de Janeiro: Record, 2006.

GARCIA, Luis Henrique Assis. Coisas que ficaram muito tempo por

dizer: o Clube da Esquina como formação cultural. 2000. Dissertação

(Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História,

Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2005.

GASPARI, Elio. A ditadura derrotada. São Paulo: Companhia das Letras,

HALL, Stuart. Identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro.

DP&A, 2006.

HISTÓRIA DA ESTRADA DE FERRO BAHIA-MINAS. Diário de

Alcobaça – Bahia: guia virtual. Alcobaça, 4 ago 2008. Disponível em:

www.alcobaca.bahia.net/2008/08/vdeo-histria-da-estrada-ferro-bahia.html. Acesso em 6 set. 2009.

LEITE, Mirian Moreira. A condição feminina no Rio de Janeiro – século

XIX: antologia de textos de viajantes estrangeiros. São Paulo: Hucitec,

JANSON, H.W. História da arte. 5 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

MELLO, Zuza Homem de. A era dos festivais: uma parábola. São Paulo:

Ed. 34, 2003.

NASCIMENTO, Milton. Milagre dos peixes. Rio de Janeiro:

EMI/ODEON, 1973. 1 CD: digital, estéreo.

NASCIMENTO, Milton. Milagre dos peixes ao vivo. Rio de Janeiro:

EMI/ODEON, 1974. 1 CD: digital, estéreo.

NASCIMENTO, Milton. Lua girou – arranjo e adaptação de Milton

Nascimento sobre tema folclórico. In: NASCIMENTO, Milton. Geraes. Rio

de Janeiro: EMI/ODEON, 1976. 1 CD: digital, estéreo. 61.192.511

NASCIMENTO, Milton; BASTOS, Ronaldo. Clube da esquina. Rio de

Janeiro: EMI/ODEON, 1972. 1 CD: digital, estéreo.

NASCIMENTO, Milton; BASTOS, Ronaldo. Fé cega, faca amolada. In:

NASCIMENTO, Milton. Minas. Rio de Janeiro: EMI/ODEON, 1975. 1

CD: digital, estéreo. 61.245.259

NASCIMENTO, Milton; BASTOS, Ronaldo. Menino. In: NASCIMENTO,

Milton. Geraes. Rio de Janeiro: EMI/ODEON, 1976. 1 CD: digital, estéreo.

192.481

NASCIMENTO, Milton; BASTOS, Ronaldo. Gran circo. In:

NASCIMENTO, Milton. Minas. Rio de Janeiro: EMI/ODEON, 1975. 1

CD: digital, estéreo. 61.274.774

NASCIMENTO, Milton; BASTOS, Ronaldo. Trastevere. In:

NASCIMENTO, Milton. Minas. Rio de Janeiro: EMI/ODEON, 1975. 1

CD: digital, estéreo. 61.247.782

NASCIMENTO, Milton; BASTOS, Ronaldo. Circo marimbondo. In:

NASCIMENTO, Milton. Geraes. Rio de Janeiro: EMI/ODEON, 1976. 1

CD: digital, estéreo. 61.192.473

NASCIMENTO, Milton; BRANT, Fernando. Saudade dos aviões da Panair

(Conversando no bar). In: NASCIMENTO, Milton. Minas. Rio de Janeiro:

EMI/ODEON, 1975. 1 CD: digital, estéreo. 61.192.406

NASCIMENTO, Milton; BRANT, Fernando. Idolatrada. In:

NASCIMENTO, Milton. Minas. Rio de Janeiro: EMI/ODEON, 1975. 1

CD: digital, estéreo. 61.247.740

NASCIMENTO, Milton; BRANT, Fernando. Ponta de areia. In:

NASCIMENTO, Milton. Minas. Rio de Janeiro: EMI/ODEON, 1975. 1

CD: digital, estéreo. 61.247.731

NASCIMENTO, Milton; BRANT, Fernando. Promessas do sol. In:

NASCIMENTO, Milton. Geraes. Rio de Janeiro: EMI/ODEON, 1975. 1

CD: digital, estéreo 61.192.422

NASCIMENTO, Milton; HOLLANDA, Francisco Buarque de. O cio da

terra. In: NASCIMENTO, Milton. Geraes. Rio de Janeiro: EMI/ODEON,

1 CD: digital, estéreo. 60.299.355

NASCIMENTO, Milton; HOLLANDA, Francisco Buarque de. Primeiro de

maio. In: NASCIMENTO, Milton. Geraes. Rio de Janeiro: EMI/ODEON,

1 CD: digital, estéreo. 60.299.231

NASCIMENTO, Milton; VELOSO, Caetano. Paula e Bebeto. In:

NASCIMENTO, Milton. Minas. Rio de Janeiro: EMI/ODEON, 1975. 1

CD: digital, estéreo. 61.247.758

NORA, Pierre. Les lieux de mémorie. Paris: Editions Gallimard, 1992.

OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. 19 ed. Petrópolis: Vozes, 1987.

SADIE, Stanley. The New Grove Dictionary Grove of Music and

Musicians. 2nd ed. V. 26. London: MacMillan, 2001.

SOUZA, Beatriz de Paula. Mães contemporâneas e a orientação dos filhos para a escola. In: MACHADO, Adriana Marcondes; SOUZA, Marilene Proença Rebello (Orgs.). Psicologia escolar: em busca de novos rumos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1997. p. 181-187.

TRUFFAUT, François. O cinema segundo François Truffaut: textos

reunidos por Anne Guillain. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.

VIANNA, Luiz Fernando. Biografia e DVD levam Milton Nascimento de

volta a Três Pontas. Rio de Janeiro: Folha de São Paulo [on line], 15 jun

Disponível em: www.1.folha.uol.br/folha/ilustrada/ult90u66073.shtml. Acesso em 7 set

Downloads

Publicado

2015-07-09

Como Citar

Souza, A. C. (2015). MIL’ TONS: UMA IDENTIDADE CULTURAL MUSICAL MIL’ TONS: A MUSICAL CULTURAL IDENTITY. Revista ECOS, 13(2). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/663

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)