A PERSONAGEM CONFIDENTE E A CRISE DE IDENTIDADE NO TEATRO DE NELSON RODRIGUES E AUGUSTO SOBRAL

Autores

  • Claudiomar Pedro Silva Mestre em Estudos Literários PPGEL/UNEMAT

Resumo

Neste trabalho, propusemos uma reflexão acerca de dois textos cênicos que têm alcançado um significativo destaque nos estudos literários e culturais de dois países, cuja língua oficial é o português: trata-se de Portugal e Brasil. A produção teatral brasileira e portuguesa conta com nomes que se apresentam em destaque pela crítica, como Nelson Rodrigues, com a peça Vestido de Noiva e Augusto Sobral, com Memórias de uma mulher fatal. Notadamente, as protagonistas destas peças estabelecem relações com as personagens que atuam como confidentes, na incessante busca de resolver a crise de identidade; nessa direção, para contribuir na reordenação identitária, a personagem Alaíde pode contar com Madame Clessi, uma cocote de 1905; a Mulher-Fatal, personagem protagonista da peça de Sobral, pode contar com Gestalt, uma máquina que tecnologicamente pode-se descrever como superinformática e encontra-se a sua disposição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CASTRO, E.M. de Melo e. O fim do visual do século XX & outros textos

críticos. São Paulo: EdUSP, 1993.

FACINA, Adriana. Santos e canalhas: uma análise antropológica da obra

de Nelson Rodrigues. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.

JUNG, Carl Gustav. A natureza da psique. Tradução Pe. Dom Mateus

Ramalho Rocha. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2000.

MAGALDI, Sábato. Nelson Rodrigues: dramaturgia e encenações. São

Paulo: Perspectiva, 1992.

______. Teatro da obsessão: Nelson Rodrigues. São Paulo: Global, 2004.

PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. Tradução J. Guinsburg e Maria

Lúcia Pereira. São Paulo: Perspectiva, 1999.

PALLOTTINI, Renata. Dramaturgia: construção do personagem. São

Paulo: 1989.

PRADO, Décio de Almeida. A Personagem no teatro. In: CANDIDO,

Antonio. et al. A personagem de ficção. 11. ed. São Paulo: Perspectiva,

REBELLO, Luiz Francisco. Breve história do teatro português. 5. ed.

Portugal: Publicações Eupora-América, 2000.

RODRIGUES, Nelson. Teatro completo I: peças psicológicas.

Organização geral e prefácio de Sábato Magaldi. Rio de Janeiro: Nova

Fronteira, 1981.

ROSENFELD, Anatol. Literatura e personagem. In: CANDIDO,

Antonio. et al. A personagem de ficção. 11. ed. São Paulo: Perspectiva,

SOBRAL, Augusto. Teatro. Prefácio de Sebastiana Fadda. Lisboa:

Imprensa Nacional Casa da Moeda, 2001.

SZONDI, Peter. Teoria do drama moderno (1880-1950). Tradução Luiz

Sérgio Repa. São Paulo: Cosac & Naify, 2001.

Downloads

Publicado

2015-07-09

Como Citar

Silva, C. P. (2015). A PERSONAGEM CONFIDENTE E A CRISE DE IDENTIDADE NO TEATRO DE NELSON RODRIGUES E AUGUSTO SOBRAL. Revista ECOS, 13(2). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/664