O REALISMO SUJO E AS ARTES PLÁSTICAS EM RUBEM FONSECA

Autores

  • Daniele Ribeiro Fortuna Doutora em Literatura Comparada pela UERJ (UNIGRANRIO)

Resumo

O presente artigo aborda a questão do realismo sujo, explicando suas características, seu surgimento e influências. Trata ainda das artes plásticas, principalmente, no que diz respeito aos artistas da vertente pop – dando ênfase à obra de Andy Warhol – por uma nova forma de se aproximar da realidade, valorizando fontes antes desprezadas, como o lixo, os detritos urbanos, os objetos comuns e elementos da mass media, como anúncios e estrelas de cinema. Por fim, analisa a influência das artes plásticas no realismo sujo, notadamente na literatura de Rubem Fonseca, da qual faz uma breve análise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARTHES, Roland. That old thing, art... In: MAHSUN, Carol Anne (Ed.).

Pop Art, The critical dialogue. Londres: UMI Research Press, 1989.

BATTCOCK, Gregory. Humanismo e Realidade: Thek e Warhol. In:

BATTCOCK, Gregory (org.). A nova arte. São Paulo: Editora Perspectiva,

BIRKENMAIER, Anke. El realismo sucio en América Latina.

Reflexiones a partir de Pedro Juan Gutiérrez. Disponível em:

<http://www.pedrojuangutierrez.com/Ensayos_ensayos_Anke%20Birkenmaier.htm >. Acesso em: 29 mar 11.

BOURDON, David. Warhol. Nova York: Harry N. Abrams, Inc.,

Publishers, 1989.

CHIARA, Ana Cristina. O real cobra seu preço. In: OLIVEIRA, Ana Lúcia

M. de (org.). Linhas de fuga: trânsitos ficcionais. Rio de Janeiro: 7letras,

COSTA LIMA, Luiz. O cão pop e a alegoria cobradora. In: ______.

Dispersa demanda. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1981.

DOBOZY, Tamas. In the country of contradiction the hypocrite is king:

defining dirty realism in Chares Bukowski’s Factotum. Modern fiction

studies. Baltimore: The John Hopkins University Press, 2001.

FOSTER, Hal. The return of the real. In: ______. The return of the real:

the avant-garde at the end of the century. Massachussetts: Massachussetts Institute of Technology, 2001.

FIGUEIREDO, Vera Lúcia Follain de. Os crimes do texto — Rubem

Fonseca e a ficção contemporânea. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.

HUNTER, Sam. Novos rumos da pintura americana. In: BATTCOCK,

Gregory (org.). A nova arte. São Paulo: Editora Perspectiva, 1975.

O’DOERTY, B. apud MAHSUN, Carol Anne. Pop art and the critics.

Londres: UMI Research Press, 1987, p. 9.

PEDROSA, Célia. O Discurso Hiperrealista (Rubem Fonseca e André

Gide). 1977, 190 f. Tese (Doutorado em Letras) – Departamento de Letras, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

REBEIN, Robert. Hicks, tribes & dirty realists: American fiction after

Postmodernism. Kentucky: University Press of Kentucky, 2001.

RESTANY, Pierre. Os novos realistas. São Paulo: Editora Perspectiva,

SANTIAGO, Silviano. Errata. In: FONSECA, Rubem. A coleira do cão.

Rio de Janeiro: Codecri, 1979.

SCHOLLHAMMER, Karl Erik. O caso Fonseca: a procura do real. In:

ROCHA, João Cezar de Castro. Nenhum Brasil existe — pequena enciclopédia. Rio de Janeiro: Topbooks, 2003.

SILVA, Deonísio da. Rubem Fonseca — proibido e consagrado. Rio de

Janeiro: Relume-Dumará, 1996.

SOLOMON, Alan. A nova arte. In: BATTCOCK, Gregory (org.). A nova

arte. São Paulo: Editora Perspectiva, 1975.

Downloads

Publicado

2015-07-09

Como Citar

Fortuna, D. R. (2015). O REALISMO SUJO E AS ARTES PLÁSTICAS EM RUBEM FONSECA. Revista ECOS, 13(2). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/665