CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE CONTAR HISTÓRIAS NA ESCOLA

Autores

  • Ana Maria Zilles Professora Titular, PPG em Linguística Aplicada da Unisinos.
  • Jeferson Kern

Resumo

Diversas áreas de conhecimento têm destacado a importância das narrativas, tanto de cunho ficcional quanto de experiências pessoais, nas sociedades humanas. Elas são abordadas, por um lado, relativamente ao caráter autobiográfico de constituição do eu, e por outro, como prática social, mediando a interação constitutiva entre o eu e o outro, num processo que se estende à criação e manutenção da própria cultura. Neste estudo, são examinados dados sobre narrativas na escola, em Santa Maria do Herval, RS, focalizando o papel dos professores como mediadores do processo de aprendizado da leitura por crianças através da contação de histórias como prática pedagógica. Procedimentos de pesquisa qualitativa conduzem à obtenção dos dados. A observação participante em diversas escolas mostra que a maioria dos professores do Ensino Fundamental não conta histórias em aula. A análise de entrevistas semi-estruturadas com aqueles que o fazem revela concepções da prática de contar histórias muito apropriadas e alinhadas com a literatura especializada sobre narrativas. Conclui-se que é necessário melhorar a formação dos professores sobre essa prática social e desenvolver políticas educacionais locais mais apropriadas a esse respeito.

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Publicado

2015-07-09

Edição

Seção

LINGUÍSTICA/ LÍNGUA PORTUGUESA

Como Citar

CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE CONTAR HISTÓRIAS NA ESCOLA. (2015). Revista ECOS, 13(2). https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/671