GRAMÁTICA E LEITURA APLICADAS PARA PRODUÇÃO DE TEXTOS: UMA FERRAMENTA EFICAZ

Autores

  • Jusimeire Auxiliadora Pinto Pesquisadora da área de Letras
  • Beatriz Viana Pesquisadora da área de Sociologia e Direito.
  • Maria Lourdes Conceição Pesquisadora da área de História
  • Ivani Souza Mello Mestre em Geociências
  • Raélita Oliveira Resende Mestre em Geociências.

Resumo

É importante falar e escrever adequadamente e uma pesquisa sobre a “Produção de Texto” junto a alunos do Ensino Médio da Escola Estadual “André Avelino Ribeiro” foi de extrema importância desenvolver este trabalho. Teve como objetivo principal auxiliar e demonstrar aos discentes que para se produzir bons textos devem-se estudar gramática e ler constantemente. Autores relatam que o estudo da linguagem Portuguesa é concebido em três frentes, uma na aprendizagem gramatical, outra com construção da leitura e por fim a criatividade em produzir textos. Fizemos com que fosse despertado o interesse a cerca da problemática através de uma apresentação expositiva. Estivemos a explorar o potencial e criatividade: fluência, flexibilidade e originalidade dos alunos, que implicou em fatores psicológicos, como a reflexão e crítica.

Referências

ALKMIM, Tânia Maria. Sociolingüística 1. In: MUSSALIM, Fernanda;

BENTES, Anna Christina. Introdução à sociolingüística 1. 2. ed. São

Paulo: Cortez, 2001.

BIANCHI, Anna Cecília de Moraes; ALVARENGA, Marina; BIANCHI,

Roberto. Manual de orientação: estágio supervisionado. 2. ed. São Paulo:

Pioneira Thomson Learning, 2002.

BERNARDES, Alessandra; SIEPKO, Flávia SILVA, Jurema Andréia;

MATOZZO, Atílio. 2008. Ensino da Língua Portuguesa: Interligação

entre leitura, produção textual e gramática. Ensino e Pesquisa. Vol. 05. P.

-76.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Nós cheguemu na escola, e agora?

São Paulo: Parábola, 2005.

CAMPBELL, Linda, CAMPBELL, Bruce, DICKINSON, Dee. Ensino e

aprendizagem por meio das inteligências múltiplas. 2. ed. Porto Alegre:

Artmed, 2000, 308 p.

CORRÊA, Manoel Luiz G. Linguagem e comunicação social. São Paulo:

Parábola, 2002.

FIORIN, José Luiz; SAVIOLI, Francisco Platão. Lições de texto: leitura e

redação: Lingüística. Quarta edição. Editora Ática. 2000.

GANDIN, Danilo. Planejamento como prático educativo. 16ª Ed. Editora

Loyola. São Paulo, SP. Junho/2007.

KOCH, Ingedore; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender os sentidos do

texto. São Paulo: Contexto, 2006.

LIMA, Antonio Oliveira. Manual de redação oficial. 2a Ed. Rio de

Janeiro: Campus, 2005.

Manual de secretaria escolar do sistema de ensino do Distrito Federal.

GDF/SEE/DF. Brasília, 2002.

PCN – Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclo do

ensino fundamental: língua portuguesa: Educação. Ed. MEC/ SEF. 1998.

Downloads

Publicado

09/07/2015

Como Citar

Pinto, J. A., Viana, B., Conceição, M. L., Mello, I. S., & Resende, R. O. (2015). GRAMÁTICA E LEITURA APLICADAS PARA PRODUÇÃO DE TEXTOS: UMA FERRAMENTA EFICAZ. Revista ECOS, 13(2). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/673

Edição

Seção

LINGUÍSTICA/ LÍNGUA PORTUGUESA