GRAMÁTICA E LEITURA APLICADAS PARA PRODUÇÃO DE TEXTOS: UMA FERRAMENTA EFICAZ
Resumo
É importante falar e escrever adequadamente e uma pesquisa sobre a “Produção de Texto” junto a alunos do Ensino Médio da Escola Estadual “André Avelino Ribeiro” foi de extrema importância desenvolver este trabalho. Teve como objetivo principal auxiliar e demonstrar aos discentes que para se produzir bons textos devem-se estudar gramática e ler constantemente. Autores relatam que o estudo da linguagem Portuguesa é concebido em três frentes, uma na aprendizagem gramatical, outra com construção da leitura e por fim a criatividade em produzir textos. Fizemos com que fosse despertado o interesse a cerca da problemática através de uma apresentação expositiva. Estivemos a explorar o potencial e criatividade: fluência, flexibilidade e originalidade dos alunos, que implicou em fatores psicológicos, como a reflexão e crítica.Downloads
Referências
ALKMIM, Tânia Maria. Sociolingüística 1. In: MUSSALIM, Fernanda;
BENTES, Anna Christina. Introdução à sociolingüística 1. 2. ed. São
Paulo: Cortez, 2001.
BIANCHI, Anna Cecília de Moraes; ALVARENGA, Marina; BIANCHI,
Roberto. Manual de orientação: estágio supervisionado. 2. ed. São Paulo:
Pioneira Thomson Learning, 2002.
BERNARDES, Alessandra; SIEPKO, Flávia SILVA, Jurema Andréia;
MATOZZO, Atílio. 2008. Ensino da Língua Portuguesa: Interligação
entre leitura, produção textual e gramática. Ensino e Pesquisa. Vol. 05. P.
-76.
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Nós cheguemu na escola, e agora?
São Paulo: Parábola, 2005.
CAMPBELL, Linda, CAMPBELL, Bruce, DICKINSON, Dee. Ensino e
aprendizagem por meio das inteligências múltiplas. 2. ed. Porto Alegre:
Artmed, 2000, 308 p.
CORRÊA, Manoel Luiz G. Linguagem e comunicação social. São Paulo:
Parábola, 2002.
FIORIN, José Luiz; SAVIOLI, Francisco Platão. Lições de texto: leitura e
redação: Lingüística. Quarta edição. Editora Ática. 2000.
GANDIN, Danilo. Planejamento como prático educativo. 16ª Ed. Editora
Loyola. São Paulo, SP. Junho/2007.
KOCH, Ingedore; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender os sentidos do
texto. São Paulo: Contexto, 2006.
LIMA, Antonio Oliveira. Manual de redação oficial. 2a Ed. Rio de
Janeiro: Campus, 2005.
Manual de secretaria escolar do sistema de ensino do Distrito Federal.
GDF/SEE/DF. Brasília, 2002.
PCN – Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclo do
ensino fundamental: língua portuguesa: Educação. Ed. MEC/ SEF. 1998.